AVALIAÇÃO DA CORRELAÇÃO ENTRE PARÂMETROS QUALITATIVOS E OS RESULTADOS DO ENEM DE INSTITUIÇÕES DE JUIZ DE FORA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Vianna Sapiens |
Texto Completo: | https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/59 |
Resumo: | A organização da educação brasileira é apresentada em duas etapas: a primeira, composta pelo ensino infantil, fundamental e o médio e a segunda pelo ensino superior. O Exame Nacional do Ensino Médio é promovido pelo Governo Federal, através do INEP, para avaliar o desempenho dos concluintes do ensino médio e aferir o desenvolvimento de competências. Os resultados são apresentados em notas médias por escolas, com o ranking das escolas brasileiras, baseado no desempenho dos alunos no exame. Este artigo propõe uma análise dos aspectos qualitativos de algumas instituições do município de Juiz de Fora/MG, agrupadas em três faixas de classificação, conforme dados do ENEM 2008. Esta pesquisa avaliou os recursos físicos e humanos e as estratégias pedagógicas através de uma pesquisa com as instituições selecionadas. No final, são apresentados os itens avaliados e a análise da correlação do desempenho dos alunos no ENEM, com os parâmetros associados à instituição. |
id |
IVJ-0_6db47cfb85df5a16c134f1f4b7b303cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/59 |
network_acronym_str |
IVJ-0 |
network_name_str |
Vianna Sapiens |
repository_id_str |
|
spelling |
AVALIAÇÃO DA CORRELAÇÃO ENTRE PARÂMETROS QUALITATIVOS E OS RESULTADOS DO ENEM DE INSTITUIÇÕES DE JUIZ DE FORAAVALIAÇÃOENSINO MÉDIOPARÂMETROS QUALITATIVOSA organização da educação brasileira é apresentada em duas etapas: a primeira, composta pelo ensino infantil, fundamental e o médio e a segunda pelo ensino superior. O Exame Nacional do Ensino Médio é promovido pelo Governo Federal, através do INEP, para avaliar o desempenho dos concluintes do ensino médio e aferir o desenvolvimento de competências. Os resultados são apresentados em notas médias por escolas, com o ranking das escolas brasileiras, baseado no desempenho dos alunos no exame. Este artigo propõe uma análise dos aspectos qualitativos de algumas instituições do município de Juiz de Fora/MG, agrupadas em três faixas de classificação, conforme dados do ENEM 2008. Esta pesquisa avaliou os recursos físicos e humanos e as estratégias pedagógicas através de uma pesquisa com as instituições selecionadas. No final, são apresentados os itens avaliados e a análise da correlação do desempenho dos alunos no ENEM, com os parâmetros associados à instituição. Faculdades Integradas Vianna Júnior2017-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/59Revista Vianna Sapiens; v. 2 n. 2 (2011): Revista Vianna Sapiens - Julho a Dezembro de 2011; 232177-3726reponame:Vianna Sapiensinstname:Instituto Vianna Júnior (IVJ)instacron:IVJporhttps://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/59/47Copyright (c) 2017 Revista Vianna Sapienshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Souza, Jordan Henriquedos Santos, GislaineSoares, Carlos Alberto Pereirae Silva, Wainer da Silveira2023-09-13T18:23:27Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/59Revistawww.viannasapiens.com.brONGhttps://www.viannasapiens.com.br/revista/oai||rzacarias@vianna.edu.br2177 37262177 3726opendoar:2023-09-13T18:23:27Vianna Sapiens - Instituto Vianna Júnior (IVJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AVALIAÇÃO DA CORRELAÇÃO ENTRE PARÂMETROS QUALITATIVOS E OS RESULTADOS DO ENEM DE INSTITUIÇÕES DE JUIZ DE FORA |
title |
AVALIAÇÃO DA CORRELAÇÃO ENTRE PARÂMETROS QUALITATIVOS E OS RESULTADOS DO ENEM DE INSTITUIÇÕES DE JUIZ DE FORA |
spellingShingle |
AVALIAÇÃO DA CORRELAÇÃO ENTRE PARÂMETROS QUALITATIVOS E OS RESULTADOS DO ENEM DE INSTITUIÇÕES DE JUIZ DE FORA de Souza, Jordan Henrique AVALIAÇÃO ENSINO MÉDIO PARÂMETROS QUALITATIVOS |
title_short |
AVALIAÇÃO DA CORRELAÇÃO ENTRE PARÂMETROS QUALITATIVOS E OS RESULTADOS DO ENEM DE INSTITUIÇÕES DE JUIZ DE FORA |
title_full |
AVALIAÇÃO DA CORRELAÇÃO ENTRE PARÂMETROS QUALITATIVOS E OS RESULTADOS DO ENEM DE INSTITUIÇÕES DE JUIZ DE FORA |
title_fullStr |
AVALIAÇÃO DA CORRELAÇÃO ENTRE PARÂMETROS QUALITATIVOS E OS RESULTADOS DO ENEM DE INSTITUIÇÕES DE JUIZ DE FORA |
title_full_unstemmed |
AVALIAÇÃO DA CORRELAÇÃO ENTRE PARÂMETROS QUALITATIVOS E OS RESULTADOS DO ENEM DE INSTITUIÇÕES DE JUIZ DE FORA |
title_sort |
AVALIAÇÃO DA CORRELAÇÃO ENTRE PARÂMETROS QUALITATIVOS E OS RESULTADOS DO ENEM DE INSTITUIÇÕES DE JUIZ DE FORA |
author |
de Souza, Jordan Henrique |
author_facet |
de Souza, Jordan Henrique dos Santos, Gislaine Soares, Carlos Alberto Pereira e Silva, Wainer da Silveira |
author_role |
author |
author2 |
dos Santos, Gislaine Soares, Carlos Alberto Pereira e Silva, Wainer da Silveira |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Souza, Jordan Henrique dos Santos, Gislaine Soares, Carlos Alberto Pereira e Silva, Wainer da Silveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
AVALIAÇÃO ENSINO MÉDIO PARÂMETROS QUALITATIVOS |
topic |
AVALIAÇÃO ENSINO MÉDIO PARÂMETROS QUALITATIVOS |
description |
A organização da educação brasileira é apresentada em duas etapas: a primeira, composta pelo ensino infantil, fundamental e o médio e a segunda pelo ensino superior. O Exame Nacional do Ensino Médio é promovido pelo Governo Federal, através do INEP, para avaliar o desempenho dos concluintes do ensino médio e aferir o desenvolvimento de competências. Os resultados são apresentados em notas médias por escolas, com o ranking das escolas brasileiras, baseado no desempenho dos alunos no exame. Este artigo propõe uma análise dos aspectos qualitativos de algumas instituições do município de Juiz de Fora/MG, agrupadas em três faixas de classificação, conforme dados do ENEM 2008. Esta pesquisa avaliou os recursos físicos e humanos e as estratégias pedagógicas através de uma pesquisa com as instituições selecionadas. No final, são apresentados os itens avaliados e a análise da correlação do desempenho dos alunos no ENEM, com os parâmetros associados à instituição. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/59 |
url |
https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/59 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/59/47 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Vianna Sapiens https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Vianna Sapiens https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades Integradas Vianna Júnior |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades Integradas Vianna Júnior |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Vianna Sapiens; v. 2 n. 2 (2011): Revista Vianna Sapiens - Julho a Dezembro de 2011; 23 2177-3726 reponame:Vianna Sapiens instname:Instituto Vianna Júnior (IVJ) instacron:IVJ |
instname_str |
Instituto Vianna Júnior (IVJ) |
instacron_str |
IVJ |
institution |
IVJ |
reponame_str |
Vianna Sapiens |
collection |
Vianna Sapiens |
repository.name.fl_str_mv |
Vianna Sapiens - Instituto Vianna Júnior (IVJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rzacarias@vianna.edu.br |
_version_ |
1798042479185887232 |