Criatividade e educação empreendedora: uma revisão bibliométrica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fritz, Marina
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pinheiro, Cristiano Max Pereira, Barth, Mauricio, Bohnenberger, Maria Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Vianna Sapiens
Texto Completo: https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/907
Resumo: Esse estudo tem como objetivo analisar a produção acadêmica nas áreas da educação, da criatividade e do empreendedorismo. A partir da revisão teórica sobre os temas, questionou-se o que vêm sendo publicado sobre a relação entre criatividade, empreendedorismo e educação nos últimos anos no ambiente acadêmico. O presente estudo é caracterizado como descritivo, feito através de uma análise de Revisão Bibliométrica. Utilizou-se, para isso, a base de dados Scopus, sem restrições de anos ou idiomas. Durante a coleta de dados, chegou-se a um total de 29 artigos e, a partir da leitura dos títulos e resumos, foram selecionados 16 artigos para análise. Após, identificou-se a predominância de estudos com a temática em um destaque qualitativo, com foco em análises de literatura. As conclusões reforçam a importância de uma educação voltada para a criatividade, com o objetivo de desenvolver o comportamento empreendedor.
id IVJ-0_966d01142209d05c766ab29fceed4fae
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/907
network_acronym_str IVJ-0
network_name_str Vianna Sapiens
repository_id_str
spelling Criatividade e educação empreendedora: uma revisão bibliométricaEMPREENDEDORISMOBIBLIOMETRIACRIATIVIDADEINDÚSTRIA CRIATIVAEsse estudo tem como objetivo analisar a produção acadêmica nas áreas da educação, da criatividade e do empreendedorismo. A partir da revisão teórica sobre os temas, questionou-se o que vêm sendo publicado sobre a relação entre criatividade, empreendedorismo e educação nos últimos anos no ambiente acadêmico. O presente estudo é caracterizado como descritivo, feito através de uma análise de Revisão Bibliométrica. Utilizou-se, para isso, a base de dados Scopus, sem restrições de anos ou idiomas. Durante a coleta de dados, chegou-se a um total de 29 artigos e, a partir da leitura dos títulos e resumos, foram selecionados 16 artigos para análise. Após, identificou-se a predominância de estudos com a temática em um destaque qualitativo, com foco em análises de literatura. As conclusões reforçam a importância de uma educação voltada para a criatividade, com o objetivo de desenvolver o comportamento empreendedor.Faculdades Integradas Vianna Júnior2022-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/90710.31994/rvs.v13i2.907Revista Vianna Sapiens; v. 13 n. 2 (2022): Revista Vianna Sapiens - julho a dezembro e 2022; 262177-372610.31994/rvs.v13i2reponame:Vianna Sapiensinstname:Instituto Vianna Júnior (IVJ)instacron:IVJporhttps://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/907/443Copyright (c) 2022 Revista Vianna Sapienshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFritz, Marina Pinheiro, Cristiano Max PereiraBarth, MauricioBohnenberger, Maria Cristina 2023-09-13T18:24:17Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/907Revistawww.viannasapiens.com.brONGhttps://www.viannasapiens.com.br/revista/oai||rzacarias@vianna.edu.br2177 37262177 3726opendoar:2023-09-13T18:24:17Vianna Sapiens - Instituto Vianna Júnior (IVJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Criatividade e educação empreendedora: uma revisão bibliométrica
title Criatividade e educação empreendedora: uma revisão bibliométrica
spellingShingle Criatividade e educação empreendedora: uma revisão bibliométrica
Fritz, Marina
EMPREENDEDORISMO
BIBLIOMETRIA
CRIATIVIDADE
INDÚSTRIA CRIATIVA
title_short Criatividade e educação empreendedora: uma revisão bibliométrica
title_full Criatividade e educação empreendedora: uma revisão bibliométrica
title_fullStr Criatividade e educação empreendedora: uma revisão bibliométrica
title_full_unstemmed Criatividade e educação empreendedora: uma revisão bibliométrica
title_sort Criatividade e educação empreendedora: uma revisão bibliométrica
author Fritz, Marina
author_facet Fritz, Marina
Pinheiro, Cristiano Max Pereira
Barth, Mauricio
Bohnenberger, Maria Cristina
author_role author
author2 Pinheiro, Cristiano Max Pereira
Barth, Mauricio
Bohnenberger, Maria Cristina
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fritz, Marina
Pinheiro, Cristiano Max Pereira
Barth, Mauricio
Bohnenberger, Maria Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv EMPREENDEDORISMO
BIBLIOMETRIA
CRIATIVIDADE
INDÚSTRIA CRIATIVA
topic EMPREENDEDORISMO
BIBLIOMETRIA
CRIATIVIDADE
INDÚSTRIA CRIATIVA
description Esse estudo tem como objetivo analisar a produção acadêmica nas áreas da educação, da criatividade e do empreendedorismo. A partir da revisão teórica sobre os temas, questionou-se o que vêm sendo publicado sobre a relação entre criatividade, empreendedorismo e educação nos últimos anos no ambiente acadêmico. O presente estudo é caracterizado como descritivo, feito através de uma análise de Revisão Bibliométrica. Utilizou-se, para isso, a base de dados Scopus, sem restrições de anos ou idiomas. Durante a coleta de dados, chegou-se a um total de 29 artigos e, a partir da leitura dos títulos e resumos, foram selecionados 16 artigos para análise. Após, identificou-se a predominância de estudos com a temática em um destaque qualitativo, com foco em análises de literatura. As conclusões reforçam a importância de uma educação voltada para a criatividade, com o objetivo de desenvolver o comportamento empreendedor.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/907
10.31994/rvs.v13i2.907
url https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/907
identifier_str_mv 10.31994/rvs.v13i2.907
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/907/443
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Vianna Sapiens
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Vianna Sapiens
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdades Integradas Vianna Júnior
publisher.none.fl_str_mv Faculdades Integradas Vianna Júnior
dc.source.none.fl_str_mv Revista Vianna Sapiens; v. 13 n. 2 (2022): Revista Vianna Sapiens - julho a dezembro e 2022; 26
2177-3726
10.31994/rvs.v13i2
reponame:Vianna Sapiens
instname:Instituto Vianna Júnior (IVJ)
instacron:IVJ
instname_str Instituto Vianna Júnior (IVJ)
instacron_str IVJ
institution IVJ
reponame_str Vianna Sapiens
collection Vianna Sapiens
repository.name.fl_str_mv Vianna Sapiens - Instituto Vianna Júnior (IVJ)
repository.mail.fl_str_mv ||rzacarias@vianna.edu.br
_version_ 1798042480596221952