Criatividade e educação empreendedora: uma revisão bibliométrica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Vianna Sapiens |
Texto Completo: | https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/907 |
Resumo: | Esse estudo tem como objetivo analisar a produção acadêmica nas áreas da educação, da criatividade e do empreendedorismo. A partir da revisão teórica sobre os temas, questionou-se o que vêm sendo publicado sobre a relação entre criatividade, empreendedorismo e educação nos últimos anos no ambiente acadêmico. O presente estudo é caracterizado como descritivo, feito através de uma análise de Revisão Bibliométrica. Utilizou-se, para isso, a base de dados Scopus, sem restrições de anos ou idiomas. Durante a coleta de dados, chegou-se a um total de 29 artigos e, a partir da leitura dos títulos e resumos, foram selecionados 16 artigos para análise. Após, identificou-se a predominância de estudos com a temática em um destaque qualitativo, com foco em análises de literatura. As conclusões reforçam a importância de uma educação voltada para a criatividade, com o objetivo de desenvolver o comportamento empreendedor. |
id |
IVJ-0_966d01142209d05c766ab29fceed4fae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/907 |
network_acronym_str |
IVJ-0 |
network_name_str |
Vianna Sapiens |
repository_id_str |
|
spelling |
Criatividade e educação empreendedora: uma revisão bibliométricaEMPREENDEDORISMOBIBLIOMETRIACRIATIVIDADEINDÚSTRIA CRIATIVAEsse estudo tem como objetivo analisar a produção acadêmica nas áreas da educação, da criatividade e do empreendedorismo. A partir da revisão teórica sobre os temas, questionou-se o que vêm sendo publicado sobre a relação entre criatividade, empreendedorismo e educação nos últimos anos no ambiente acadêmico. O presente estudo é caracterizado como descritivo, feito através de uma análise de Revisão Bibliométrica. Utilizou-se, para isso, a base de dados Scopus, sem restrições de anos ou idiomas. Durante a coleta de dados, chegou-se a um total de 29 artigos e, a partir da leitura dos títulos e resumos, foram selecionados 16 artigos para análise. Após, identificou-se a predominância de estudos com a temática em um destaque qualitativo, com foco em análises de literatura. As conclusões reforçam a importância de uma educação voltada para a criatividade, com o objetivo de desenvolver o comportamento empreendedor.Faculdades Integradas Vianna Júnior2022-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/90710.31994/rvs.v13i2.907Revista Vianna Sapiens; v. 13 n. 2 (2022): Revista Vianna Sapiens - julho a dezembro e 2022; 262177-372610.31994/rvs.v13i2reponame:Vianna Sapiensinstname:Instituto Vianna Júnior (IVJ)instacron:IVJporhttps://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/907/443Copyright (c) 2022 Revista Vianna Sapienshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFritz, Marina Pinheiro, Cristiano Max PereiraBarth, MauricioBohnenberger, Maria Cristina 2023-09-13T18:24:17Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/907Revistawww.viannasapiens.com.brONGhttps://www.viannasapiens.com.br/revista/oai||rzacarias@vianna.edu.br2177 37262177 3726opendoar:2023-09-13T18:24:17Vianna Sapiens - Instituto Vianna Júnior (IVJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Criatividade e educação empreendedora: uma revisão bibliométrica |
title |
Criatividade e educação empreendedora: uma revisão bibliométrica |
spellingShingle |
Criatividade e educação empreendedora: uma revisão bibliométrica Fritz, Marina EMPREENDEDORISMO BIBLIOMETRIA CRIATIVIDADE INDÚSTRIA CRIATIVA |
title_short |
Criatividade e educação empreendedora: uma revisão bibliométrica |
title_full |
Criatividade e educação empreendedora: uma revisão bibliométrica |
title_fullStr |
Criatividade e educação empreendedora: uma revisão bibliométrica |
title_full_unstemmed |
Criatividade e educação empreendedora: uma revisão bibliométrica |
title_sort |
Criatividade e educação empreendedora: uma revisão bibliométrica |
author |
Fritz, Marina |
author_facet |
Fritz, Marina Pinheiro, Cristiano Max Pereira Barth, Mauricio Bohnenberger, Maria Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Pinheiro, Cristiano Max Pereira Barth, Mauricio Bohnenberger, Maria Cristina |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fritz, Marina Pinheiro, Cristiano Max Pereira Barth, Mauricio Bohnenberger, Maria Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EMPREENDEDORISMO BIBLIOMETRIA CRIATIVIDADE INDÚSTRIA CRIATIVA |
topic |
EMPREENDEDORISMO BIBLIOMETRIA CRIATIVIDADE INDÚSTRIA CRIATIVA |
description |
Esse estudo tem como objetivo analisar a produção acadêmica nas áreas da educação, da criatividade e do empreendedorismo. A partir da revisão teórica sobre os temas, questionou-se o que vêm sendo publicado sobre a relação entre criatividade, empreendedorismo e educação nos últimos anos no ambiente acadêmico. O presente estudo é caracterizado como descritivo, feito através de uma análise de Revisão Bibliométrica. Utilizou-se, para isso, a base de dados Scopus, sem restrições de anos ou idiomas. Durante a coleta de dados, chegou-se a um total de 29 artigos e, a partir da leitura dos títulos e resumos, foram selecionados 16 artigos para análise. Após, identificou-se a predominância de estudos com a temática em um destaque qualitativo, com foco em análises de literatura. As conclusões reforçam a importância de uma educação voltada para a criatividade, com o objetivo de desenvolver o comportamento empreendedor. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/907 10.31994/rvs.v13i2.907 |
url |
https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/907 |
identifier_str_mv |
10.31994/rvs.v13i2.907 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/907/443 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Vianna Sapiens https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Vianna Sapiens https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades Integradas Vianna Júnior |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades Integradas Vianna Júnior |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Vianna Sapiens; v. 13 n. 2 (2022): Revista Vianna Sapiens - julho a dezembro e 2022; 26 2177-3726 10.31994/rvs.v13i2 reponame:Vianna Sapiens instname:Instituto Vianna Júnior (IVJ) instacron:IVJ |
instname_str |
Instituto Vianna Júnior (IVJ) |
instacron_str |
IVJ |
institution |
IVJ |
reponame_str |
Vianna Sapiens |
collection |
Vianna Sapiens |
repository.name.fl_str_mv |
Vianna Sapiens - Instituto Vianna Júnior (IVJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rzacarias@vianna.edu.br |
_version_ |
1798042480596221952 |