Empreendedorismo informal na economia criativa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Texto Completo: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/126698 |
Resumo: | O presente estudo constitui-se de dois artigos correlacionados, abordando a compreensão dos elementos da economia criativa, os quais procuram apresentar fatores que exercem influência na construção da trajetória do profissional criativo dentro dos setores que contribuem para seu desenvolvimento profissional e pessoal, sua relação com os ambientes de negócio e suas forças. São apresentados fatores que influenciam a maneira como os indivíduos promovem suas interações, com sua influência sobre os mercados informais, por meio de uma análise do empreendedorismo e de suas definições, que caracterizam o perfil do profissional desses segmentos. A relação com os elementos do setor criativo resulta em uma pesquisa qualitativa no primeiro artigo, descrita por intermédio de um levantamento bibliográfico sobre ambiente de negócios e os individuos profissionais e sua relação com a informalidade. Para elaboração do segundo artigo, procedeu-se a um levantamento bibliográfico acerca dos temas abordados, com o uso de um questionário validado como ferramenta de coleta junto a 102 respondentes do perfil profissional criativo, com uma análise quantitativa por coleta online abrangendo as impressões dos profissionais criativos a respeito das políticas governamentais sobre a atuação profissional, com incentivos e limitações de sua relação com os elementos que auxiliam a conduta dos empreendedores a formalização proposta pelas políticas públicas no Brasil. Palavras-chave: Economia criativa. Informalidade. Ambiente de negócios. |
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Empreendedorismo informal na economia criativaCriatividade (Administração)Economia criativaEmpreendedorismoO presente estudo constitui-se de dois artigos correlacionados, abordando a compreensão dos elementos da economia criativa, os quais procuram apresentar fatores que exercem influência na construção da trajetória do profissional criativo dentro dos setores que contribuem para seu desenvolvimento profissional e pessoal, sua relação com os ambientes de negócio e suas forças. São apresentados fatores que influenciam a maneira como os indivíduos promovem suas interações, com sua influência sobre os mercados informais, por meio de uma análise do empreendedorismo e de suas definições, que caracterizam o perfil do profissional desses segmentos. A relação com os elementos do setor criativo resulta em uma pesquisa qualitativa no primeiro artigo, descrita por intermédio de um levantamento bibliográfico sobre ambiente de negócios e os individuos profissionais e sua relação com a informalidade. Para elaboração do segundo artigo, procedeu-se a um levantamento bibliográfico acerca dos temas abordados, com o uso de um questionário validado como ferramenta de coleta junto a 102 respondentes do perfil profissional criativo, com uma análise quantitativa por coleta online abrangendo as impressões dos profissionais criativos a respeito das políticas governamentais sobre a atuação profissional, com incentivos e limitações de sua relação com os elementos que auxiliam a conduta dos empreendedores a formalização proposta pelas políticas públicas no Brasil. Palavras-chave: Economia criativa. Informalidade. Ambiente de negócios.The present work, composed of two correlated articles, addressed the understanding of the elements of the creative economy and sought to present factors that influence the construction of the trajectory of the creative professional within the sectors that contribute to their professional and personal development, their relation with the environments of business and their strengths by presenting factors that influence the way individuals and interactions with their influence on informal markets, by an analysis of entrepreneurship and its definitions that characterize the professional profile of these segments. The relationship with the elements of the creative sector, resulting in a qualitative research to the first article described through a bibliographical review about business environment and the professional individuals and its relation with informality. To the second article that compose this research, there was a bibliographical review according to the themes addressed with the use of a survey validated as a tool for collecting 102 respondents of the professional creative profile, with a quantitative analysis by online collection covering the impressions of the creative professionals regarding of government policies on professional performance, with incentives and limitations of its relationship with the elements that help entrepreneurs conduct the formalization proposed by public policies in Brazil. Keywords: Creative economy. Informality. Business environment.Sousa Filho, Jose Milton deSousa Filho, Jose Milton deLima, Afonso CarneiroRodrigues, Antônia MárciaUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de EmpresasSucupira, André Luiz Andrade2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/126698https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/26208porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-30T15:14:42Zoai::126698Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2023-08-30T15:14:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
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