Impacto da satisfação na lealdade do aluno de universidade brasileira de capital aberto:: um estudo com modelagem de equações estruturadas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Vianna Sapiens |
Texto Completo: | https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/674 |
Resumo: | A economia brasileira experimenta desde 2014, persistente processo de estagnação econômica, cujo ponto de reversão não se vislumbra. Essa estagnação econômica acirra a competição entre as firmas. No segmento de ensino, notadamente o universitário, o embate por participação de mercado crescente provocou o desaparecimento de instituições de ensino menores. A satisfação do aluno, a qual é diretamente influenciada pela qualidade do serviço de docência, exerce impacto sobre a lealdade do estudante em relação à universidade. Satisfação do aluno e a sua lealdade em relação à universidade são variáveis cruciais no crescimento de longo prazo. Este estudo investiga se a satisfação do aluno com o ensino recebido exerce impacto positivo sobre a lealdade. Realizou-se pesquisa survey, com emprego de questionário estruturado, composto por opções de resposta do tipo Likert. A amostra foi constituída por 91 respondentes de universidade brasileira de capital aberto. Os dados foram tratados com modelagem de equações estruturais, fundamentada em mínimos quadrados parciais. Os resultados evidenciaram o impacto positivo da excelência do corpo docente sobre a satisfação do aluno, e desta sobre a lealdade. |
id |
IVJ-0_b3147c65bf1e9696002094bc5037937f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/674 |
network_acronym_str |
IVJ-0 |
network_name_str |
Vianna Sapiens |
repository_id_str |
|
spelling |
Impacto da satisfação na lealdade do aluno de universidade brasileira de capital aberto:: um estudo com modelagem de equações estruturadasQualidade de serviço; Satisfação; LealdadeA economia brasileira experimenta desde 2014, persistente processo de estagnação econômica, cujo ponto de reversão não se vislumbra. Essa estagnação econômica acirra a competição entre as firmas. No segmento de ensino, notadamente o universitário, o embate por participação de mercado crescente provocou o desaparecimento de instituições de ensino menores. A satisfação do aluno, a qual é diretamente influenciada pela qualidade do serviço de docência, exerce impacto sobre a lealdade do estudante em relação à universidade. Satisfação do aluno e a sua lealdade em relação à universidade são variáveis cruciais no crescimento de longo prazo. Este estudo investiga se a satisfação do aluno com o ensino recebido exerce impacto positivo sobre a lealdade. Realizou-se pesquisa survey, com emprego de questionário estruturado, composto por opções de resposta do tipo Likert. A amostra foi constituída por 91 respondentes de universidade brasileira de capital aberto. Os dados foram tratados com modelagem de equações estruturais, fundamentada em mínimos quadrados parciais. Os resultados evidenciaram o impacto positivo da excelência do corpo docente sobre a satisfação do aluno, e desta sobre a lealdade. Faculdades Integradas Vianna Júnior2020-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/67410.31994/rvs.v11i2.674Revista Vianna Sapiens; v. 11 n. 2 (2020): Revista Vianna Sapiens - julho a dezembro de 2020; 252177-372610.31994/rvs.v11i2reponame:Vianna Sapiensinstname:Instituto Vianna Júnior (IVJ)instacron:IVJporhttps://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/674/366Copyright (c) 2020 Revista Vianna Sapienshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira, Mário JorgeGonçalves Theophilo, Rosane Roberto da Costa Vieira, Paulo 2023-09-13T18:23:59Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/674Revistawww.viannasapiens.com.brONGhttps://www.viannasapiens.com.br/revista/oai||rzacarias@vianna.edu.br2177 37262177 3726opendoar:2023-09-13T18:23:59Vianna Sapiens - Instituto Vianna Júnior (IVJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Impacto da satisfação na lealdade do aluno de universidade brasileira de capital aberto:: um estudo com modelagem de equações estruturadas |
title |
Impacto da satisfação na lealdade do aluno de universidade brasileira de capital aberto:: um estudo com modelagem de equações estruturadas |
spellingShingle |
Impacto da satisfação na lealdade do aluno de universidade brasileira de capital aberto:: um estudo com modelagem de equações estruturadas de Oliveira, Mário Jorge Qualidade de serviço; Satisfação; Lealdade |
title_short |
Impacto da satisfação na lealdade do aluno de universidade brasileira de capital aberto:: um estudo com modelagem de equações estruturadas |
title_full |
Impacto da satisfação na lealdade do aluno de universidade brasileira de capital aberto:: um estudo com modelagem de equações estruturadas |
title_fullStr |
Impacto da satisfação na lealdade do aluno de universidade brasileira de capital aberto:: um estudo com modelagem de equações estruturadas |
title_full_unstemmed |
Impacto da satisfação na lealdade do aluno de universidade brasileira de capital aberto:: um estudo com modelagem de equações estruturadas |
title_sort |
Impacto da satisfação na lealdade do aluno de universidade brasileira de capital aberto:: um estudo com modelagem de equações estruturadas |
author |
de Oliveira, Mário Jorge |
author_facet |
de Oliveira, Mário Jorge Gonçalves Theophilo, Rosane Roberto da Costa Vieira, Paulo |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves Theophilo, Rosane Roberto da Costa Vieira, Paulo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Oliveira, Mário Jorge Gonçalves Theophilo, Rosane Roberto da Costa Vieira, Paulo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Qualidade de serviço; Satisfação; Lealdade |
topic |
Qualidade de serviço; Satisfação; Lealdade |
description |
A economia brasileira experimenta desde 2014, persistente processo de estagnação econômica, cujo ponto de reversão não se vislumbra. Essa estagnação econômica acirra a competição entre as firmas. No segmento de ensino, notadamente o universitário, o embate por participação de mercado crescente provocou o desaparecimento de instituições de ensino menores. A satisfação do aluno, a qual é diretamente influenciada pela qualidade do serviço de docência, exerce impacto sobre a lealdade do estudante em relação à universidade. Satisfação do aluno e a sua lealdade em relação à universidade são variáveis cruciais no crescimento de longo prazo. Este estudo investiga se a satisfação do aluno com o ensino recebido exerce impacto positivo sobre a lealdade. Realizou-se pesquisa survey, com emprego de questionário estruturado, composto por opções de resposta do tipo Likert. A amostra foi constituída por 91 respondentes de universidade brasileira de capital aberto. Os dados foram tratados com modelagem de equações estruturais, fundamentada em mínimos quadrados parciais. Os resultados evidenciaram o impacto positivo da excelência do corpo docente sobre a satisfação do aluno, e desta sobre a lealdade. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/674 10.31994/rvs.v11i2.674 |
url |
https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/674 |
identifier_str_mv |
10.31994/rvs.v11i2.674 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/674/366 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Vianna Sapiens https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Vianna Sapiens https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades Integradas Vianna Júnior |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades Integradas Vianna Júnior |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Vianna Sapiens; v. 11 n. 2 (2020): Revista Vianna Sapiens - julho a dezembro de 2020; 25 2177-3726 10.31994/rvs.v11i2 reponame:Vianna Sapiens instname:Instituto Vianna Júnior (IVJ) instacron:IVJ |
instname_str |
Instituto Vianna Júnior (IVJ) |
instacron_str |
IVJ |
institution |
IVJ |
reponame_str |
Vianna Sapiens |
collection |
Vianna Sapiens |
repository.name.fl_str_mv |
Vianna Sapiens - Instituto Vianna Júnior (IVJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rzacarias@vianna.edu.br |
_version_ |
1798042480447324160 |