POLÍTICA CAMBIAL E SALDO DO BALANÇO DE PAGAMENTOS: UMA ANÁLISE DO EFEITO GERADO PELO REGIME ADOTADO PELO BRASIL A PARTIR DOS ANOS 90.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Douglas Sad
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Falco, Gláucia de Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Vianna Sapiens
Texto Completo: https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/86
Resumo: Na década de 80, muitos países tiveram problemas com a inflação. Nos anos 1990, esses países atingiram uma estabilidade de preços e uma inflação controlada. Nesse período, o câmbio fixo foi escolhido como âncora nominal pelos Bancos Centrais. Porém, as sucessivas crises de confiança nos mercados, entre outros problemas, fizeram necessário mudar essa âncora. O câmbio passa a flutuar e as operações de compra e venda de moedas funcionam sem controle sistemático do governo. Neste contexto, o trabalho apresenta uma discussão sobre a relação existente entre o regime cambial brasileiro, seu saldo do Balanço de Pagamentos e o PIB. Para distinguir o regime de câmbio adotado, usou-se uma variável dummy. Conclui-se que não houve diferença significativa entre os períodos, isto é, o regime de câmbio fixo no Brasil foi eficiente em seu propósito de conquistar a estabilidade dos preços e controle da inflação e não afetou significativamente o PIB.
id IVJ-0_d5ad55a9958da1f2214d3605911af9f3
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/86
network_acronym_str IVJ-0
network_name_str Vianna Sapiens
repository_id_str
spelling POLÍTICA CAMBIAL E SALDO DO BALANÇO DE PAGAMENTOS: UMA ANÁLISE DO EFEITO GERADO PELO REGIME ADOTADO PELO BRASIL A PARTIR DOS ANOS 90.BALANÇO DE PAGAMENTOSVARIÁVEL DUMMYCÂMBIO.ECONOMETRIA.ÂNCORA NOMINALNa década de 80, muitos países tiveram problemas com a inflação. Nos anos 1990, esses países atingiram uma estabilidade de preços e uma inflação controlada. Nesse período, o câmbio fixo foi escolhido como âncora nominal pelos Bancos Centrais. Porém, as sucessivas crises de confiança nos mercados, entre outros problemas, fizeram necessário mudar essa âncora. O câmbio passa a flutuar e as operações de compra e venda de moedas funcionam sem controle sistemático do governo. Neste contexto, o trabalho apresenta uma discussão sobre a relação existente entre o regime cambial brasileiro, seu saldo do Balanço de Pagamentos e o PIB. Para distinguir o regime de câmbio adotado, usou-se uma variável dummy. Conclui-se que não houve diferença significativa entre os períodos, isto é, o regime de câmbio fixo no Brasil foi eficiente em seu propósito de conquistar a estabilidade dos preços e controle da inflação e não afetou significativamente o PIB.Faculdades Integradas Vianna Júnior2017-10-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/86Revista Vianna Sapiens; v. 4 n. 1 (2013): Revista Vianna Sapiens - Janeiro a Junho de 2013; 332177-3726reponame:Vianna Sapiensinstname:Instituto Vianna Júnior (IVJ)instacron:IVJporhttps://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/86/73Copyright (c) 2017 Revista Vianna Sapienshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilveira, Douglas SadFalco, Gláucia de Paula2023-09-13T18:23:29Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/86Revistawww.viannasapiens.com.brONGhttps://www.viannasapiens.com.br/revista/oai||rzacarias@vianna.edu.br2177 37262177 3726opendoar:2023-09-13T18:23:29Vianna Sapiens - Instituto Vianna Júnior (IVJ)false
dc.title.none.fl_str_mv POLÍTICA CAMBIAL E SALDO DO BALANÇO DE PAGAMENTOS: UMA ANÁLISE DO EFEITO GERADO PELO REGIME ADOTADO PELO BRASIL A PARTIR DOS ANOS 90.
title POLÍTICA CAMBIAL E SALDO DO BALANÇO DE PAGAMENTOS: UMA ANÁLISE DO EFEITO GERADO PELO REGIME ADOTADO PELO BRASIL A PARTIR DOS ANOS 90.
spellingShingle POLÍTICA CAMBIAL E SALDO DO BALANÇO DE PAGAMENTOS: UMA ANÁLISE DO EFEITO GERADO PELO REGIME ADOTADO PELO BRASIL A PARTIR DOS ANOS 90.
Silveira, Douglas Sad
BALANÇO DE PAGAMENTOS
VARIÁVEL DUMMY
CÂMBIO.
ECONOMETRIA.
ÂNCORA NOMINAL
title_short POLÍTICA CAMBIAL E SALDO DO BALANÇO DE PAGAMENTOS: UMA ANÁLISE DO EFEITO GERADO PELO REGIME ADOTADO PELO BRASIL A PARTIR DOS ANOS 90.
title_full POLÍTICA CAMBIAL E SALDO DO BALANÇO DE PAGAMENTOS: UMA ANÁLISE DO EFEITO GERADO PELO REGIME ADOTADO PELO BRASIL A PARTIR DOS ANOS 90.
title_fullStr POLÍTICA CAMBIAL E SALDO DO BALANÇO DE PAGAMENTOS: UMA ANÁLISE DO EFEITO GERADO PELO REGIME ADOTADO PELO BRASIL A PARTIR DOS ANOS 90.
title_full_unstemmed POLÍTICA CAMBIAL E SALDO DO BALANÇO DE PAGAMENTOS: UMA ANÁLISE DO EFEITO GERADO PELO REGIME ADOTADO PELO BRASIL A PARTIR DOS ANOS 90.
title_sort POLÍTICA CAMBIAL E SALDO DO BALANÇO DE PAGAMENTOS: UMA ANÁLISE DO EFEITO GERADO PELO REGIME ADOTADO PELO BRASIL A PARTIR DOS ANOS 90.
author Silveira, Douglas Sad
author_facet Silveira, Douglas Sad
Falco, Gláucia de Paula
author_role author
author2 Falco, Gláucia de Paula
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Douglas Sad
Falco, Gláucia de Paula
dc.subject.por.fl_str_mv BALANÇO DE PAGAMENTOS
VARIÁVEL DUMMY
CÂMBIO.
ECONOMETRIA.
ÂNCORA NOMINAL
topic BALANÇO DE PAGAMENTOS
VARIÁVEL DUMMY
CÂMBIO.
ECONOMETRIA.
ÂNCORA NOMINAL
description Na década de 80, muitos países tiveram problemas com a inflação. Nos anos 1990, esses países atingiram uma estabilidade de preços e uma inflação controlada. Nesse período, o câmbio fixo foi escolhido como âncora nominal pelos Bancos Centrais. Porém, as sucessivas crises de confiança nos mercados, entre outros problemas, fizeram necessário mudar essa âncora. O câmbio passa a flutuar e as operações de compra e venda de moedas funcionam sem controle sistemático do governo. Neste contexto, o trabalho apresenta uma discussão sobre a relação existente entre o regime cambial brasileiro, seu saldo do Balanço de Pagamentos e o PIB. Para distinguir o regime de câmbio adotado, usou-se uma variável dummy. Conclui-se que não houve diferença significativa entre os períodos, isto é, o regime de câmbio fixo no Brasil foi eficiente em seu propósito de conquistar a estabilidade dos preços e controle da inflação e não afetou significativamente o PIB.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/86
url https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/86
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/86/73
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Vianna Sapiens
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Vianna Sapiens
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdades Integradas Vianna Júnior
publisher.none.fl_str_mv Faculdades Integradas Vianna Júnior
dc.source.none.fl_str_mv Revista Vianna Sapiens; v. 4 n. 1 (2013): Revista Vianna Sapiens - Janeiro a Junho de 2013; 33
2177-3726
reponame:Vianna Sapiens
instname:Instituto Vianna Júnior (IVJ)
instacron:IVJ
instname_str Instituto Vianna Júnior (IVJ)
instacron_str IVJ
institution IVJ
reponame_str Vianna Sapiens
collection Vianna Sapiens
repository.name.fl_str_mv Vianna Sapiens - Instituto Vianna Júnior (IVJ)
repository.mail.fl_str_mv ||rzacarias@vianna.edu.br
_version_ 1798042479219441664