Ouvidoria: : um estudo de caso em uma Universidade Federal localizada no Sul de Minas Gerais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Vianna Sapiens |
Texto Completo: | https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/589 |
Resumo: | A ouvidoria é uma ferramenta importante para as organizações e seus usuários, pois atua na intermediação das relações entre esses atores. Assim sendo, o objetivo desse trabalho é descrever o processo interno do setor de ouvidoria de uma instituição federal de ensino e compreender as funções desempenhadas por esse setor dentro da organização, além de propor alternativas para as falhas diagnosticadas. Verificou-se, que o setor de ouvidoria estudada possui atribuições e competências bem delimitadas, além de canais diversos para que os usuários se manifestem. Contudo, foram encontradas algumas falhas para as quais foram sugeridas possíveis alternativas para corrigi-las. Nesse sentido, constatou-se que a ouvidoria é um importante mecanismo para o bom funcionamento da organização pública, pois é o elo de comunicação entre a organização, usuários e sociedade. Para tanto, indispensável a disseminação de suas atribuições para que haja maior participação dos usuários nesse espaço democrático. |
id |
IVJ-0_db4fd22a6ff383ba95e43fcc8f7854b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/589 |
network_acronym_str |
IVJ-0 |
network_name_str |
Vianna Sapiens |
repository_id_str |
|
spelling |
Ouvidoria: : um estudo de caso em uma Universidade Federal localizada no Sul de Minas GeraisOuvidoriaOrganizaçãoUsuáriosAdministração públicaOuvidoriaComunicação organizacionalA ouvidoria é uma ferramenta importante para as organizações e seus usuários, pois atua na intermediação das relações entre esses atores. Assim sendo, o objetivo desse trabalho é descrever o processo interno do setor de ouvidoria de uma instituição federal de ensino e compreender as funções desempenhadas por esse setor dentro da organização, além de propor alternativas para as falhas diagnosticadas. Verificou-se, que o setor de ouvidoria estudada possui atribuições e competências bem delimitadas, além de canais diversos para que os usuários se manifestem. Contudo, foram encontradas algumas falhas para as quais foram sugeridas possíveis alternativas para corrigi-las. Nesse sentido, constatou-se que a ouvidoria é um importante mecanismo para o bom funcionamento da organização pública, pois é o elo de comunicação entre a organização, usuários e sociedade. Para tanto, indispensável a disseminação de suas atribuições para que haja maior participação dos usuários nesse espaço democrático.Faculdades Integradas Vianna Júnior2019-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttps://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/58910.31994/rvs.v10i2.589Revista Vianna Sapiens; v. 10 n. 2 (2019): Revista Vianna Sapiens - Julho a Dezembro de 2019; 242177-372610.31994/rvs.v10i2reponame:Vianna Sapiensinstname:Instituto Vianna Júnior (IVJ)instacron:IVJporhttps://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/589/337Copyright (c) 2019 Revista Vianna Sapienshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRaimundo, Fábio MarianoAndrade, Daniela MeirellesNascimento, Priscilla OliveiraSiqueira, Monique Scalco Soares2023-09-13T18:23:53Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/589Revistawww.viannasapiens.com.brONGhttps://www.viannasapiens.com.br/revista/oai||rzacarias@vianna.edu.br2177 37262177 3726opendoar:2023-09-13T18:23:53Vianna Sapiens - Instituto Vianna Júnior (IVJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ouvidoria: : um estudo de caso em uma Universidade Federal localizada no Sul de Minas Gerais |
title |
Ouvidoria: : um estudo de caso em uma Universidade Federal localizada no Sul de Minas Gerais |
spellingShingle |
Ouvidoria: : um estudo de caso em uma Universidade Federal localizada no Sul de Minas Gerais Raimundo, Fábio Mariano Ouvidoria Organização Usuários Administração pública Ouvidoria Comunicação organizacional |
title_short |
Ouvidoria: : um estudo de caso em uma Universidade Federal localizada no Sul de Minas Gerais |
title_full |
Ouvidoria: : um estudo de caso em uma Universidade Federal localizada no Sul de Minas Gerais |
title_fullStr |
Ouvidoria: : um estudo de caso em uma Universidade Federal localizada no Sul de Minas Gerais |
title_full_unstemmed |
Ouvidoria: : um estudo de caso em uma Universidade Federal localizada no Sul de Minas Gerais |
title_sort |
Ouvidoria: : um estudo de caso em uma Universidade Federal localizada no Sul de Minas Gerais |
author |
Raimundo, Fábio Mariano |
author_facet |
Raimundo, Fábio Mariano Andrade, Daniela Meirelles Nascimento, Priscilla Oliveira Siqueira, Monique Scalco Soares |
author_role |
author |
author2 |
Andrade, Daniela Meirelles Nascimento, Priscilla Oliveira Siqueira, Monique Scalco Soares |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Raimundo, Fábio Mariano Andrade, Daniela Meirelles Nascimento, Priscilla Oliveira Siqueira, Monique Scalco Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ouvidoria Organização Usuários Administração pública Ouvidoria Comunicação organizacional |
topic |
Ouvidoria Organização Usuários Administração pública Ouvidoria Comunicação organizacional |
description |
A ouvidoria é uma ferramenta importante para as organizações e seus usuários, pois atua na intermediação das relações entre esses atores. Assim sendo, o objetivo desse trabalho é descrever o processo interno do setor de ouvidoria de uma instituição federal de ensino e compreender as funções desempenhadas por esse setor dentro da organização, além de propor alternativas para as falhas diagnosticadas. Verificou-se, que o setor de ouvidoria estudada possui atribuições e competências bem delimitadas, além de canais diversos para que os usuários se manifestem. Contudo, foram encontradas algumas falhas para as quais foram sugeridas possíveis alternativas para corrigi-las. Nesse sentido, constatou-se que a ouvidoria é um importante mecanismo para o bom funcionamento da organização pública, pois é o elo de comunicação entre a organização, usuários e sociedade. Para tanto, indispensável a disseminação de suas atribuições para que haja maior participação dos usuários nesse espaço democrático. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/589 10.31994/rvs.v10i2.589 |
url |
https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/589 |
identifier_str_mv |
10.31994/rvs.v10i2.589 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/589/337 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Vianna Sapiens https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Vianna Sapiens https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades Integradas Vianna Júnior |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades Integradas Vianna Júnior |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Vianna Sapiens; v. 10 n. 2 (2019): Revista Vianna Sapiens - Julho a Dezembro de 2019; 24 2177-3726 10.31994/rvs.v10i2 reponame:Vianna Sapiens instname:Instituto Vianna Júnior (IVJ) instacron:IVJ |
instname_str |
Instituto Vianna Júnior (IVJ) |
instacron_str |
IVJ |
institution |
IVJ |
reponame_str |
Vianna Sapiens |
collection |
Vianna Sapiens |
repository.name.fl_str_mv |
Vianna Sapiens - Instituto Vianna Júnior (IVJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rzacarias@vianna.edu.br |
_version_ |
1798042480063545344 |