A MARCA AMAZÔNIA: UMA PROMESSA PUBLICITÁRIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ponte, Lucivânia Filomeno
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Troccoli, Irene Raguenet, da Cruz, Marcos Nahmias, Peixoto, Arthur Marcelo Nicolau
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Vianna Sapiens
Texto Completo: https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/53
Resumo: Concebida a partir da dicotomia entre uma Amazônia real e uma Amazônia simbólica, a Marca Amazônia foi produzida com o objetivo de fidelizar consumidores globais na contemporaneidade. Derivado de uma pesquisa maior sobre o canal de vendas diretas como suporte à responsabilidade ambiental, este artigo teórico apresenta revisão bibliográfica sobre Marca Amazônia, indicando-lhe a existência enquanto promessa publicitária que agrega valor mercadológico a um grande número de produtos e serviços. A Marca Amazônia, portanto, constitui uma síntese que implica três dimensões: cultural, econômica e estética. A primeira pode ser vista como resultado de um processo de intensa publicização regida pela visualidade, pela tecnicidade e pela espetacularização. A segunda é explorada pelo Marketing Ambiental e faz com que ela transite no espaço público midiatizado, com valor econômico semelhante ao da Coca-cola. A terceira dimensão sugere uma percepção estética objetiva da marca, nos seus diferentes materiais, cores, perspectivas, imagens e sabores da floresta Amazônica.
id IVJ-0_e3a3251e9f28960b7b5ace241d816cf6
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/53
network_acronym_str IVJ-0
network_name_str Vianna Sapiens
repository_id_str
spelling A MARCA AMAZÔNIA: UMA PROMESSA PUBLICITÁRIAMarca AmazôniaMarketing AmbientalSustentabilidadeConcebida a partir da dicotomia entre uma Amazônia real e uma Amazônia simbólica, a Marca Amazônia foi produzida com o objetivo de fidelizar consumidores globais na contemporaneidade. Derivado de uma pesquisa maior sobre o canal de vendas diretas como suporte à responsabilidade ambiental, este artigo teórico apresenta revisão bibliográfica sobre Marca Amazônia, indicando-lhe a existência enquanto promessa publicitária que agrega valor mercadológico a um grande número de produtos e serviços. A Marca Amazônia, portanto, constitui uma síntese que implica três dimensões: cultural, econômica e estética. A primeira pode ser vista como resultado de um processo de intensa publicização regida pela visualidade, pela tecnicidade e pela espetacularização. A segunda é explorada pelo Marketing Ambiental e faz com que ela transite no espaço público midiatizado, com valor econômico semelhante ao da Coca-cola. A terceira dimensão sugere uma percepção estética objetiva da marca, nos seus diferentes materiais, cores, perspectivas, imagens e sabores da floresta Amazônica.Faculdades Integradas Vianna Júnior2017-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/53Revista Vianna Sapiens; v. 2 n. 2 (2011): Revista Vianna Sapiens - Julho a Dezembro de 2011; 152177-3726reponame:Vianna Sapiensinstname:Instituto Vianna Júnior (IVJ)instacron:IVJporhttps://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/53/41Copyright (c) 2017 Revista Vianna Sapienshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPonte, Lucivânia FilomenoTroccoli, Irene Raguenetda Cruz, Marcos NahmiasPeixoto, Arthur Marcelo Nicolau2023-09-13T18:23:26Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/53Revistawww.viannasapiens.com.brONGhttps://www.viannasapiens.com.br/revista/oai||rzacarias@vianna.edu.br2177 37262177 3726opendoar:2023-09-13T18:23:26Vianna Sapiens - Instituto Vianna Júnior (IVJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A MARCA AMAZÔNIA: UMA PROMESSA PUBLICITÁRIA
title A MARCA AMAZÔNIA: UMA PROMESSA PUBLICITÁRIA
spellingShingle A MARCA AMAZÔNIA: UMA PROMESSA PUBLICITÁRIA
Ponte, Lucivânia Filomeno
Marca Amazônia
Marketing Ambiental
Sustentabilidade
title_short A MARCA AMAZÔNIA: UMA PROMESSA PUBLICITÁRIA
title_full A MARCA AMAZÔNIA: UMA PROMESSA PUBLICITÁRIA
title_fullStr A MARCA AMAZÔNIA: UMA PROMESSA PUBLICITÁRIA
title_full_unstemmed A MARCA AMAZÔNIA: UMA PROMESSA PUBLICITÁRIA
title_sort A MARCA AMAZÔNIA: UMA PROMESSA PUBLICITÁRIA
author Ponte, Lucivânia Filomeno
author_facet Ponte, Lucivânia Filomeno
Troccoli, Irene Raguenet
da Cruz, Marcos Nahmias
Peixoto, Arthur Marcelo Nicolau
author_role author
author2 Troccoli, Irene Raguenet
da Cruz, Marcos Nahmias
Peixoto, Arthur Marcelo Nicolau
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ponte, Lucivânia Filomeno
Troccoli, Irene Raguenet
da Cruz, Marcos Nahmias
Peixoto, Arthur Marcelo Nicolau
dc.subject.por.fl_str_mv Marca Amazônia
Marketing Ambiental
Sustentabilidade
topic Marca Amazônia
Marketing Ambiental
Sustentabilidade
description Concebida a partir da dicotomia entre uma Amazônia real e uma Amazônia simbólica, a Marca Amazônia foi produzida com o objetivo de fidelizar consumidores globais na contemporaneidade. Derivado de uma pesquisa maior sobre o canal de vendas diretas como suporte à responsabilidade ambiental, este artigo teórico apresenta revisão bibliográfica sobre Marca Amazônia, indicando-lhe a existência enquanto promessa publicitária que agrega valor mercadológico a um grande número de produtos e serviços. A Marca Amazônia, portanto, constitui uma síntese que implica três dimensões: cultural, econômica e estética. A primeira pode ser vista como resultado de um processo de intensa publicização regida pela visualidade, pela tecnicidade e pela espetacularização. A segunda é explorada pelo Marketing Ambiental e faz com que ela transite no espaço público midiatizado, com valor econômico semelhante ao da Coca-cola. A terceira dimensão sugere uma percepção estética objetiva da marca, nos seus diferentes materiais, cores, perspectivas, imagens e sabores da floresta Amazônica.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/53
url https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/53
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/53/41
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Vianna Sapiens
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Vianna Sapiens
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdades Integradas Vianna Júnior
publisher.none.fl_str_mv Faculdades Integradas Vianna Júnior
dc.source.none.fl_str_mv Revista Vianna Sapiens; v. 2 n. 2 (2011): Revista Vianna Sapiens - Julho a Dezembro de 2011; 15
2177-3726
reponame:Vianna Sapiens
instname:Instituto Vianna Júnior (IVJ)
instacron:IVJ
instname_str Instituto Vianna Júnior (IVJ)
instacron_str IVJ
institution IVJ
reponame_str Vianna Sapiens
collection Vianna Sapiens
repository.name.fl_str_mv Vianna Sapiens - Instituto Vianna Júnior (IVJ)
repository.mail.fl_str_mv ||rzacarias@vianna.edu.br
_version_ 1798042479178547200