O Movimento Escola sem Partido e a “Escola com religião”: aproximações a partir da série Star Trek: Deep Space Nine

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Eduardo Pacheco
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
Texto Completo: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/141
Resumo: Este artigo tem como primeiro objetivo analisar o cerceamento da liberdade de ensinar por parte do movimento conhecido como Escola sem Partido (ESP), que, ao afirmar que os professores na verdade são doutrinadores de esquerda, pretende limitar a atuação deles em sala de aula, através de legislação que tornaria legal a perseguição e intimidação aos educadores. Em segundo lugar, é nosso objetivo estabelecer, neste contexto, as relações entre a liberdade de cátedra e o ensino laico, já que o movimento ESP, de cunho nitidamente conservador, ataca a primeira e relativiza o segundo. Por fim, utilizaremos o episódio “In the hands of prophets” (Nas mãos dos profetas), da série de ficção científica Star Trek: Deep Space Nine, para efetuar a leitura e propor reflexões acerca dos problemas de pesquisa apresentados no texto.
id IVOTI-1_123d62026c8c8953f68ab15dae58b209
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/141
network_acronym_str IVOTI-1
network_name_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository_id_str
spelling O Movimento Escola sem Partido e a “Escola com religião”: aproximações a partir da série Star Trek: Deep Space NineEnsino laicoEscola sem partidoStar Trek: Deep Space NineEducaçãoEste artigo tem como primeiro objetivo analisar o cerceamento da liberdade de ensinar por parte do movimento conhecido como Escola sem Partido (ESP), que, ao afirmar que os professores na verdade são doutrinadores de esquerda, pretende limitar a atuação deles em sala de aula, através de legislação que tornaria legal a perseguição e intimidação aos educadores. Em segundo lugar, é nosso objetivo estabelecer, neste contexto, as relações entre a liberdade de cátedra e o ensino laico, já que o movimento ESP, de cunho nitidamente conservador, ataca a primeira e relativiza o segundo. Por fim, utilizaremos o episódio “In the hands of prophets” (Nas mãos dos profetas), da série de ficção científica Star Trek: Deep Space Nine, para efetuar a leitura e propor reflexões acerca dos problemas de pesquisa apresentados no texto.Faculdade Instituto Ivoti2018-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/14110.55602/rlic.v6i1.177Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 6 n. 1 (2018); 76-852525-57542318-5252reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)instname:Instituto Ivotiinstacron:IVOTIporhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/141/148https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Eduardo Pacheco2024-06-06T20:51:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/141Revistahttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/PRIhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/oaiailim.schwambach@institutoivoti.com.br2525-57542318-5252opendoar:2024-06-06T20:51:27Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivotifalse
dc.title.none.fl_str_mv O Movimento Escola sem Partido e a “Escola com religião”: aproximações a partir da série Star Trek: Deep Space Nine
title O Movimento Escola sem Partido e a “Escola com religião”: aproximações a partir da série Star Trek: Deep Space Nine
spellingShingle O Movimento Escola sem Partido e a “Escola com religião”: aproximações a partir da série Star Trek: Deep Space Nine
Freitas, Eduardo Pacheco
Ensino laico
Escola sem partido
Star Trek: Deep Space Nine
Educação
title_short O Movimento Escola sem Partido e a “Escola com religião”: aproximações a partir da série Star Trek: Deep Space Nine
title_full O Movimento Escola sem Partido e a “Escola com religião”: aproximações a partir da série Star Trek: Deep Space Nine
title_fullStr O Movimento Escola sem Partido e a “Escola com religião”: aproximações a partir da série Star Trek: Deep Space Nine
title_full_unstemmed O Movimento Escola sem Partido e a “Escola com religião”: aproximações a partir da série Star Trek: Deep Space Nine
title_sort O Movimento Escola sem Partido e a “Escola com religião”: aproximações a partir da série Star Trek: Deep Space Nine
author Freitas, Eduardo Pacheco
author_facet Freitas, Eduardo Pacheco
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Eduardo Pacheco
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino laico
Escola sem partido
Star Trek: Deep Space Nine
Educação
topic Ensino laico
Escola sem partido
Star Trek: Deep Space Nine
Educação
description Este artigo tem como primeiro objetivo analisar o cerceamento da liberdade de ensinar por parte do movimento conhecido como Escola sem Partido (ESP), que, ao afirmar que os professores na verdade são doutrinadores de esquerda, pretende limitar a atuação deles em sala de aula, através de legislação que tornaria legal a perseguição e intimidação aos educadores. Em segundo lugar, é nosso objetivo estabelecer, neste contexto, as relações entre a liberdade de cátedra e o ensino laico, já que o movimento ESP, de cunho nitidamente conservador, ataca a primeira e relativiza o segundo. Por fim, utilizaremos o episódio “In the hands of prophets” (Nas mãos dos profetas), da série de ficção científica Star Trek: Deep Space Nine, para efetuar a leitura e propor reflexões acerca dos problemas de pesquisa apresentados no texto.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/141
10.55602/rlic.v6i1.177
url https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/141
identifier_str_mv 10.55602/rlic.v6i1.177
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/141/148
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
dc.source.none.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 6 n. 1 (2018); 76-85
2525-5754
2318-5252
reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
instname:Instituto Ivoti
instacron:IVOTI
instname_str Instituto Ivoti
instacron_str IVOTI
institution IVOTI
reponame_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
collection Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivoti
repository.mail.fl_str_mv ailim.schwambach@institutoivoti.com.br
_version_ 1806551359197020160