O Movimento Escola sem Partido e a “Escola com religião”: aproximações a partir da série Star Trek: Deep Space Nine
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
Texto Completo: | https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/141 |
Resumo: | Este artigo tem como primeiro objetivo analisar o cerceamento da liberdade de ensinar por parte do movimento conhecido como Escola sem Partido (ESP), que, ao afirmar que os professores na verdade são doutrinadores de esquerda, pretende limitar a atuação deles em sala de aula, através de legislação que tornaria legal a perseguição e intimidação aos educadores. Em segundo lugar, é nosso objetivo estabelecer, neste contexto, as relações entre a liberdade de cátedra e o ensino laico, já que o movimento ESP, de cunho nitidamente conservador, ataca a primeira e relativiza o segundo. Por fim, utilizaremos o episódio “In the hands of prophets” (Nas mãos dos profetas), da série de ficção científica Star Trek: Deep Space Nine, para efetuar a leitura e propor reflexões acerca dos problemas de pesquisa apresentados no texto. |
id |
IVOTI-1_123d62026c8c8953f68ab15dae58b209 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/141 |
network_acronym_str |
IVOTI-1 |
network_name_str |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O Movimento Escola sem Partido e a “Escola com religião”: aproximações a partir da série Star Trek: Deep Space NineEnsino laicoEscola sem partidoStar Trek: Deep Space NineEducaçãoEste artigo tem como primeiro objetivo analisar o cerceamento da liberdade de ensinar por parte do movimento conhecido como Escola sem Partido (ESP), que, ao afirmar que os professores na verdade são doutrinadores de esquerda, pretende limitar a atuação deles em sala de aula, através de legislação que tornaria legal a perseguição e intimidação aos educadores. Em segundo lugar, é nosso objetivo estabelecer, neste contexto, as relações entre a liberdade de cátedra e o ensino laico, já que o movimento ESP, de cunho nitidamente conservador, ataca a primeira e relativiza o segundo. Por fim, utilizaremos o episódio “In the hands of prophets” (Nas mãos dos profetas), da série de ficção científica Star Trek: Deep Space Nine, para efetuar a leitura e propor reflexões acerca dos problemas de pesquisa apresentados no texto.Faculdade Instituto Ivoti2018-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/14110.55602/rlic.v6i1.177Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 6 n. 1 (2018); 76-852525-57542318-5252reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)instname:Instituto Ivotiinstacron:IVOTIporhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/141/148https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Eduardo Pacheco2024-06-06T20:51:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/141Revistahttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/PRIhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/oaiailim.schwambach@institutoivoti.com.br2525-57542318-5252opendoar:2024-06-06T20:51:27Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivotifalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Movimento Escola sem Partido e a “Escola com religião”: aproximações a partir da série Star Trek: Deep Space Nine |
title |
O Movimento Escola sem Partido e a “Escola com religião”: aproximações a partir da série Star Trek: Deep Space Nine |
spellingShingle |
O Movimento Escola sem Partido e a “Escola com religião”: aproximações a partir da série Star Trek: Deep Space Nine Freitas, Eduardo Pacheco Ensino laico Escola sem partido Star Trek: Deep Space Nine Educação |
title_short |
O Movimento Escola sem Partido e a “Escola com religião”: aproximações a partir da série Star Trek: Deep Space Nine |
title_full |
O Movimento Escola sem Partido e a “Escola com religião”: aproximações a partir da série Star Trek: Deep Space Nine |
title_fullStr |
O Movimento Escola sem Partido e a “Escola com religião”: aproximações a partir da série Star Trek: Deep Space Nine |
title_full_unstemmed |
O Movimento Escola sem Partido e a “Escola com religião”: aproximações a partir da série Star Trek: Deep Space Nine |
title_sort |
O Movimento Escola sem Partido e a “Escola com religião”: aproximações a partir da série Star Trek: Deep Space Nine |
author |
Freitas, Eduardo Pacheco |
author_facet |
Freitas, Eduardo Pacheco |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Eduardo Pacheco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino laico Escola sem partido Star Trek: Deep Space Nine Educação |
topic |
Ensino laico Escola sem partido Star Trek: Deep Space Nine Educação |
description |
Este artigo tem como primeiro objetivo analisar o cerceamento da liberdade de ensinar por parte do movimento conhecido como Escola sem Partido (ESP), que, ao afirmar que os professores na verdade são doutrinadores de esquerda, pretende limitar a atuação deles em sala de aula, através de legislação que tornaria legal a perseguição e intimidação aos educadores. Em segundo lugar, é nosso objetivo estabelecer, neste contexto, as relações entre a liberdade de cátedra e o ensino laico, já que o movimento ESP, de cunho nitidamente conservador, ataca a primeira e relativiza o segundo. Por fim, utilizaremos o episódio “In the hands of prophets” (Nas mãos dos profetas), da série de ficção científica Star Trek: Deep Space Nine, para efetuar a leitura e propor reflexões acerca dos problemas de pesquisa apresentados no texto. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/141 10.55602/rlic.v6i1.177 |
url |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/141 |
identifier_str_mv |
10.55602/rlic.v6i1.177 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/141/148 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Instituto Ivoti |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Instituto Ivoti |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 6 n. 1 (2018); 76-85 2525-5754 2318-5252 reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) instname:Instituto Ivoti instacron:IVOTI |
instname_str |
Instituto Ivoti |
instacron_str |
IVOTI |
institution |
IVOTI |
reponame_str |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
collection |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivoti |
repository.mail.fl_str_mv |
ailim.schwambach@institutoivoti.com.br |
_version_ |
1806551359197020160 |