STAR TREK E ENSINO DE HISTÓRIA: : APRENDENDO SOBRE NAZISMO E HOLOCAUSTO COM A SÉRIE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Eduardo Pacheco
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Communitas
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/2333
Resumo: Este artigo tem como objetivo relatar experiência pedagógica realizada em turma de 9º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Otaviano Manoel de Oliveira Jr., no ano letivo de 2018. Na atividade, foi utilizada a série televisiva de ficção científica Star Trek (Jornada nas Estrelas) para o ensino de História. Atualmente, é fundamental que os professores busquem maneiras de tornar o ensino mais atrativo, e nesse contexto as séries de TV se revelam importantes ferramentas que auxiliam na leitura de mundo e interpretação histórica. Em especial, a série Star Trek em suas diversas encarnações, devido sua filosofia de tolerância e diversidade, permite ao professor de História problematizar períodos e eventos históricos a partir de alguns episódios com forte teor de crítica social, como é tradição na série. Assim, procuramos determinar a formação histórica de sentido de forma a desenvolver consciência histórica nos alunos, que tiveram como tarefa redigir um texto relacionando ficção e história. No caso apresentado neste artigo utilizamos o episódio “Padrões de Força” (Patterns of Force), da segunda temporada de Star Trek (1968) para ensinar o conteúdo “Nazismo e Genocídio Judeu”.
id UFAC-2_e1663b6a15bef1d360b07108c2413cef
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2333
network_acronym_str UFAC-2
network_name_str Communitas
repository_id_str
spelling STAR TREK E ENSINO DE HISTÓRIA: : APRENDENDO SOBRE NAZISMO E HOLOCAUSTO COM A SÉRIEEnsino de História. Ensino Fundamental. Nazismo. Séries de TV. Star Trek.Este artigo tem como objetivo relatar experiência pedagógica realizada em turma de 9º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Otaviano Manoel de Oliveira Jr., no ano letivo de 2018. Na atividade, foi utilizada a série televisiva de ficção científica Star Trek (Jornada nas Estrelas) para o ensino de História. Atualmente, é fundamental que os professores busquem maneiras de tornar o ensino mais atrativo, e nesse contexto as séries de TV se revelam importantes ferramentas que auxiliam na leitura de mundo e interpretação histórica. Em especial, a série Star Trek em suas diversas encarnações, devido sua filosofia de tolerância e diversidade, permite ao professor de História problematizar períodos e eventos históricos a partir de alguns episódios com forte teor de crítica social, como é tradição na série. Assim, procuramos determinar a formação histórica de sentido de forma a desenvolver consciência histórica nos alunos, que tiveram como tarefa redigir um texto relacionando ficção e história. No caso apresentado neste artigo utilizamos o episódio “Padrões de Força” (Patterns of Force), da segunda temporada de Star Trek (1968) para ensinar o conteúdo “Nazismo e Genocídio Judeu”.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2019-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/2333Communitas; v. 3 n. 5 (2019): DIFERENÇA E ALTERIDADE NA EDUCAÇÃO DE SURDOS; 225-245Communitas; Vol. 3 No. 5 (2019): DIFERENÇA E ALTERIDADE NA EDUCAÇÃO DE SURDOS; 225-245Revista Communitas; ##issue.vol## 3 ##issue.no## 5 (2019): DIFERENÇA E ALTERIDADE NA EDUCAÇÃO DE SURDOS; 225-2452526-5970reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/2333/1789Copyright (c) 2019 REVISTA COMMUNITASinfo:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Eduardo Pacheco2019-09-09T18:29:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2333Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2019-09-09T18:29:32Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv STAR TREK E ENSINO DE HISTÓRIA: : APRENDENDO SOBRE NAZISMO E HOLOCAUSTO COM A SÉRIE
title STAR TREK E ENSINO DE HISTÓRIA: : APRENDENDO SOBRE NAZISMO E HOLOCAUSTO COM A SÉRIE
spellingShingle STAR TREK E ENSINO DE HISTÓRIA: : APRENDENDO SOBRE NAZISMO E HOLOCAUSTO COM A SÉRIE
Freitas, Eduardo Pacheco
Ensino de História. Ensino Fundamental. Nazismo. Séries de TV. Star Trek.
title_short STAR TREK E ENSINO DE HISTÓRIA: : APRENDENDO SOBRE NAZISMO E HOLOCAUSTO COM A SÉRIE
title_full STAR TREK E ENSINO DE HISTÓRIA: : APRENDENDO SOBRE NAZISMO E HOLOCAUSTO COM A SÉRIE
title_fullStr STAR TREK E ENSINO DE HISTÓRIA: : APRENDENDO SOBRE NAZISMO E HOLOCAUSTO COM A SÉRIE
title_full_unstemmed STAR TREK E ENSINO DE HISTÓRIA: : APRENDENDO SOBRE NAZISMO E HOLOCAUSTO COM A SÉRIE
title_sort STAR TREK E ENSINO DE HISTÓRIA: : APRENDENDO SOBRE NAZISMO E HOLOCAUSTO COM A SÉRIE
author Freitas, Eduardo Pacheco
author_facet Freitas, Eduardo Pacheco
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Eduardo Pacheco
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de História. Ensino Fundamental. Nazismo. Séries de TV. Star Trek.
topic Ensino de História. Ensino Fundamental. Nazismo. Séries de TV. Star Trek.
description Este artigo tem como objetivo relatar experiência pedagógica realizada em turma de 9º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Otaviano Manoel de Oliveira Jr., no ano letivo de 2018. Na atividade, foi utilizada a série televisiva de ficção científica Star Trek (Jornada nas Estrelas) para o ensino de História. Atualmente, é fundamental que os professores busquem maneiras de tornar o ensino mais atrativo, e nesse contexto as séries de TV se revelam importantes ferramentas que auxiliam na leitura de mundo e interpretação histórica. Em especial, a série Star Trek em suas diversas encarnações, devido sua filosofia de tolerância e diversidade, permite ao professor de História problematizar períodos e eventos históricos a partir de alguns episódios com forte teor de crítica social, como é tradição na série. Assim, procuramos determinar a formação histórica de sentido de forma a desenvolver consciência histórica nos alunos, que tiveram como tarefa redigir um texto relacionando ficção e história. No caso apresentado neste artigo utilizamos o episódio “Padrões de Força” (Patterns of Force), da segunda temporada de Star Trek (1968) para ensinar o conteúdo “Nazismo e Genocídio Judeu”.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/2333
url https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/2333
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/2333/1789
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REVISTA COMMUNITAS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REVISTA COMMUNITAS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
dc.source.none.fl_str_mv Communitas; v. 3 n. 5 (2019): DIFERENÇA E ALTERIDADE NA EDUCAÇÃO DE SURDOS; 225-245
Communitas; Vol. 3 No. 5 (2019): DIFERENÇA E ALTERIDADE NA EDUCAÇÃO DE SURDOS; 225-245
Revista Communitas; ##issue.vol## 3 ##issue.no## 5 (2019): DIFERENÇA E ALTERIDADE NA EDUCAÇÃO DE SURDOS; 225-245
2526-5970
reponame:Communitas
instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron:UFAC
instname_str Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron_str UFAC
institution UFAC
reponame_str Communitas
collection Communitas
repository.name.fl_str_mv Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)
repository.mail.fl_str_mv revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br
_version_ 1798313222915227648