Memórias de um percurso até a escola: aprendizagens construídas em Novo Hamburgo/RS (1940/1952)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, José Edimar de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
Texto Completo: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/80
Resumo: A partir de memórias de sujeitos buscou-se compreender práticas associadas às aprendizagens construídas por professores e alunos sobre o caminho percorrido até chegarem à escola, no meio rural de Lomba Grande/RS, entre 1940 a 1952. Lomba Grande é uma localidade do município brasileiro de Novo Hamburgo que foi colonizada, principalmente, por imigrantes alemães a partir do século XIX. Valendo-se do referencial teórico da história cultural e da metodologia da história oral, a análise realizada sustenta-se nas memórias coletivas. Os sujeitos aprendem em diferentes momentos e ocasiões, pela experiência e pelos saberes que solidariamente socializam de forma comunitária. A partir da análise realizada, percebe-se que os alunos elaboraram e construíram referências identitárias e se constituíram, atribuindo valor e significado às práticas sociais de convivência neste lugar.
id IVOTI-1_1fbc7a2d041fc4290e132350dca074fe
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/80
network_acronym_str IVOTI-1
network_name_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository_id_str
spelling Memórias de um percurso até a escola: aprendizagens construídas em Novo Hamburgo/RS (1940/1952)MemóriaHistóriaEducação ruralImigração alemãA partir de memórias de sujeitos buscou-se compreender práticas associadas às aprendizagens construídas por professores e alunos sobre o caminho percorrido até chegarem à escola, no meio rural de Lomba Grande/RS, entre 1940 a 1952. Lomba Grande é uma localidade do município brasileiro de Novo Hamburgo que foi colonizada, principalmente, por imigrantes alemães a partir do século XIX. Valendo-se do referencial teórico da história cultural e da metodologia da história oral, a análise realizada sustenta-se nas memórias coletivas. Os sujeitos aprendem em diferentes momentos e ocasiões, pela experiência e pelos saberes que solidariamente socializam de forma comunitária. A partir da análise realizada, percebe-se que os alunos elaboraram e construíram referências identitárias e se constituíram, atribuindo valor e significado às práticas sociais de convivência neste lugar.Faculdade Instituto Ivoti2015-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/8010.55602/rlic.v3i2.88Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 3 n. 2 (2015); 60-662525-57542318-5252reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)instname:Instituto Ivotiinstacron:IVOTIporhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/80/81https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, José Edimar de2024-06-06T20:50:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/80Revistahttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/PRIhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/oaiailim.schwambach@institutoivoti.com.br2525-57542318-5252opendoar:2024-06-06T20:50:54Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivotifalse
dc.title.none.fl_str_mv Memórias de um percurso até a escola: aprendizagens construídas em Novo Hamburgo/RS (1940/1952)
title Memórias de um percurso até a escola: aprendizagens construídas em Novo Hamburgo/RS (1940/1952)
spellingShingle Memórias de um percurso até a escola: aprendizagens construídas em Novo Hamburgo/RS (1940/1952)
Souza, José Edimar de
Memória
História
Educação rural
Imigração alemã
title_short Memórias de um percurso até a escola: aprendizagens construídas em Novo Hamburgo/RS (1940/1952)
title_full Memórias de um percurso até a escola: aprendizagens construídas em Novo Hamburgo/RS (1940/1952)
title_fullStr Memórias de um percurso até a escola: aprendizagens construídas em Novo Hamburgo/RS (1940/1952)
title_full_unstemmed Memórias de um percurso até a escola: aprendizagens construídas em Novo Hamburgo/RS (1940/1952)
title_sort Memórias de um percurso até a escola: aprendizagens construídas em Novo Hamburgo/RS (1940/1952)
author Souza, José Edimar de
author_facet Souza, José Edimar de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, José Edimar de
dc.subject.por.fl_str_mv Memória
História
Educação rural
Imigração alemã
topic Memória
História
Educação rural
Imigração alemã
description A partir de memórias de sujeitos buscou-se compreender práticas associadas às aprendizagens construídas por professores e alunos sobre o caminho percorrido até chegarem à escola, no meio rural de Lomba Grande/RS, entre 1940 a 1952. Lomba Grande é uma localidade do município brasileiro de Novo Hamburgo que foi colonizada, principalmente, por imigrantes alemães a partir do século XIX. Valendo-se do referencial teórico da história cultural e da metodologia da história oral, a análise realizada sustenta-se nas memórias coletivas. Os sujeitos aprendem em diferentes momentos e ocasiões, pela experiência e pelos saberes que solidariamente socializam de forma comunitária. A partir da análise realizada, percebe-se que os alunos elaboraram e construíram referências identitárias e se constituíram, atribuindo valor e significado às práticas sociais de convivência neste lugar.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/80
10.55602/rlic.v3i2.88
url https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/80
identifier_str_mv 10.55602/rlic.v3i2.88
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/80/81
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
dc.source.none.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 3 n. 2 (2015); 60-66
2525-5754
2318-5252
reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
instname:Instituto Ivoti
instacron:IVOTI
instname_str Instituto Ivoti
instacron_str IVOTI
institution IVOTI
reponame_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
collection Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivoti
repository.mail.fl_str_mv ailim.schwambach@institutoivoti.com.br
_version_ 1806551358857281536