Memórias de um percurso até a escola: aprendizagens construídas em Novo Hamburgo/RS (1940/1952)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
Texto Completo: | https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/80 |
Resumo: | A partir de memórias de sujeitos buscou-se compreender práticas associadas às aprendizagens construídas por professores e alunos sobre o caminho percorrido até chegarem à escola, no meio rural de Lomba Grande/RS, entre 1940 a 1952. Lomba Grande é uma localidade do município brasileiro de Novo Hamburgo que foi colonizada, principalmente, por imigrantes alemães a partir do século XIX. Valendo-se do referencial teórico da história cultural e da metodologia da história oral, a análise realizada sustenta-se nas memórias coletivas. Os sujeitos aprendem em diferentes momentos e ocasiões, pela experiência e pelos saberes que solidariamente socializam de forma comunitária. A partir da análise realizada, percebe-se que os alunos elaboraram e construíram referências identitárias e se constituíram, atribuindo valor e significado às práticas sociais de convivência neste lugar. |
id |
IVOTI-1_1fbc7a2d041fc4290e132350dca074fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/80 |
network_acronym_str |
IVOTI-1 |
network_name_str |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Memórias de um percurso até a escola: aprendizagens construídas em Novo Hamburgo/RS (1940/1952)MemóriaHistóriaEducação ruralImigração alemãA partir de memórias de sujeitos buscou-se compreender práticas associadas às aprendizagens construídas por professores e alunos sobre o caminho percorrido até chegarem à escola, no meio rural de Lomba Grande/RS, entre 1940 a 1952. Lomba Grande é uma localidade do município brasileiro de Novo Hamburgo que foi colonizada, principalmente, por imigrantes alemães a partir do século XIX. Valendo-se do referencial teórico da história cultural e da metodologia da história oral, a análise realizada sustenta-se nas memórias coletivas. Os sujeitos aprendem em diferentes momentos e ocasiões, pela experiência e pelos saberes que solidariamente socializam de forma comunitária. A partir da análise realizada, percebe-se que os alunos elaboraram e construíram referências identitárias e se constituíram, atribuindo valor e significado às práticas sociais de convivência neste lugar.Faculdade Instituto Ivoti2015-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/8010.55602/rlic.v3i2.88Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 3 n. 2 (2015); 60-662525-57542318-5252reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)instname:Instituto Ivotiinstacron:IVOTIporhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/80/81https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, José Edimar de2024-06-06T20:50:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/80Revistahttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/PRIhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/oaiailim.schwambach@institutoivoti.com.br2525-57542318-5252opendoar:2024-06-06T20:50:54Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivotifalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Memórias de um percurso até a escola: aprendizagens construídas em Novo Hamburgo/RS (1940/1952) |
title |
Memórias de um percurso até a escola: aprendizagens construídas em Novo Hamburgo/RS (1940/1952) |
spellingShingle |
Memórias de um percurso até a escola: aprendizagens construídas em Novo Hamburgo/RS (1940/1952) Souza, José Edimar de Memória História Educação rural Imigração alemã |
title_short |
Memórias de um percurso até a escola: aprendizagens construídas em Novo Hamburgo/RS (1940/1952) |
title_full |
Memórias de um percurso até a escola: aprendizagens construídas em Novo Hamburgo/RS (1940/1952) |
title_fullStr |
Memórias de um percurso até a escola: aprendizagens construídas em Novo Hamburgo/RS (1940/1952) |
title_full_unstemmed |
Memórias de um percurso até a escola: aprendizagens construídas em Novo Hamburgo/RS (1940/1952) |
title_sort |
Memórias de um percurso até a escola: aprendizagens construídas em Novo Hamburgo/RS (1940/1952) |
author |
Souza, José Edimar de |
author_facet |
Souza, José Edimar de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, José Edimar de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Memória História Educação rural Imigração alemã |
topic |
Memória História Educação rural Imigração alemã |
description |
A partir de memórias de sujeitos buscou-se compreender práticas associadas às aprendizagens construídas por professores e alunos sobre o caminho percorrido até chegarem à escola, no meio rural de Lomba Grande/RS, entre 1940 a 1952. Lomba Grande é uma localidade do município brasileiro de Novo Hamburgo que foi colonizada, principalmente, por imigrantes alemães a partir do século XIX. Valendo-se do referencial teórico da história cultural e da metodologia da história oral, a análise realizada sustenta-se nas memórias coletivas. Os sujeitos aprendem em diferentes momentos e ocasiões, pela experiência e pelos saberes que solidariamente socializam de forma comunitária. A partir da análise realizada, percebe-se que os alunos elaboraram e construíram referências identitárias e se constituíram, atribuindo valor e significado às práticas sociais de convivência neste lugar. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/80 10.55602/rlic.v3i2.88 |
url |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/80 |
identifier_str_mv |
10.55602/rlic.v3i2.88 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/80/81 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Instituto Ivoti |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Instituto Ivoti |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 3 n. 2 (2015); 60-66 2525-5754 2318-5252 reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) instname:Instituto Ivoti instacron:IVOTI |
instname_str |
Instituto Ivoti |
instacron_str |
IVOTI |
institution |
IVOTI |
reponame_str |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
collection |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivoti |
repository.mail.fl_str_mv |
ailim.schwambach@institutoivoti.com.br |
_version_ |
1806551358857281536 |