A criança como sujeito histórico e de direitos e a formação de professores da educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Simone Weissheimer
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Rosa, Luis Carlos Dalla
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
Texto Completo: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/160
Resumo: O artigo discute a formação de professores que atuam no campo da Educação Infantil e tem como pano de fundo as escolas sociais da Rede Marista. A perspectiva de análise é a concepção da criança como sujeito histórico e de direitos e sua repercussão no processo de formação continuada de professores que atuam nessa etapa educativa. Do mesmo modo, o texto propõe uma análise crítica e reflexiva da recepção da criança e de seu direito à aprendizagem, tendo em conta a ação pedagógica do brincar. Por fim, o texto aponta decorrências para a formação de educadores, a partir de um programa de formação oferecido aos profissionais que atuam em duas escolas maristas de Educação Infantil localizadas no bairro Arquipélago, Porto Alegre.
id IVOTI-1_2c012f9c485c4752033442190297d75f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/160
network_acronym_str IVOTI-1
network_name_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository_id_str
spelling A criança como sujeito histórico e de direitos e a formação de professores da educação infantilEducação infantilBrincadeirasPedagogia MaristaFormação continuadaEducaçãoO artigo discute a formação de professores que atuam no campo da Educação Infantil e tem como pano de fundo as escolas sociais da Rede Marista. A perspectiva de análise é a concepção da criança como sujeito histórico e de direitos e sua repercussão no processo de formação continuada de professores que atuam nessa etapa educativa. Do mesmo modo, o texto propõe uma análise crítica e reflexiva da recepção da criança e de seu direito à aprendizagem, tendo em conta a ação pedagógica do brincar. Por fim, o texto aponta decorrências para a formação de educadores, a partir de um programa de formação oferecido aos profissionais que atuam em duas escolas maristas de Educação Infantil localizadas no bairro Arquipélago, Porto Alegre.Faculdade Instituto Ivoti2019-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/16010.55602/rlic.v7i1.211Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 7 n. 1 (2019); 27-372525-57542318-5252reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)instname:Instituto Ivotiinstacron:IVOTIporhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/160/168https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Simone WeissheimerRosa, Luis Carlos Dalla2022-08-26T01:07:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/160Revistahttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/PRIhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/oaiailim.schwambach@institutoivoti.com.br2525-57542318-5252opendoar:2022-08-26T01:07:48Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivotifalse
dc.title.none.fl_str_mv A criança como sujeito histórico e de direitos e a formação de professores da educação infantil
title A criança como sujeito histórico e de direitos e a formação de professores da educação infantil
spellingShingle A criança como sujeito histórico e de direitos e a formação de professores da educação infantil
Santos, Simone Weissheimer
Educação infantil
Brincadeiras
Pedagogia Marista
Formação continuada
Educação
title_short A criança como sujeito histórico e de direitos e a formação de professores da educação infantil
title_full A criança como sujeito histórico e de direitos e a formação de professores da educação infantil
title_fullStr A criança como sujeito histórico e de direitos e a formação de professores da educação infantil
title_full_unstemmed A criança como sujeito histórico e de direitos e a formação de professores da educação infantil
title_sort A criança como sujeito histórico e de direitos e a formação de professores da educação infantil
author Santos, Simone Weissheimer
author_facet Santos, Simone Weissheimer
Rosa, Luis Carlos Dalla
author_role author
author2 Rosa, Luis Carlos Dalla
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Simone Weissheimer
Rosa, Luis Carlos Dalla
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Brincadeiras
Pedagogia Marista
Formação continuada
Educação
topic Educação infantil
Brincadeiras
Pedagogia Marista
Formação continuada
Educação
description O artigo discute a formação de professores que atuam no campo da Educação Infantil e tem como pano de fundo as escolas sociais da Rede Marista. A perspectiva de análise é a concepção da criança como sujeito histórico e de direitos e sua repercussão no processo de formação continuada de professores que atuam nessa etapa educativa. Do mesmo modo, o texto propõe uma análise crítica e reflexiva da recepção da criança e de seu direito à aprendizagem, tendo em conta a ação pedagógica do brincar. Por fim, o texto aponta decorrências para a formação de educadores, a partir de um programa de formação oferecido aos profissionais que atuam em duas escolas maristas de Educação Infantil localizadas no bairro Arquipélago, Porto Alegre.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/160
10.55602/rlic.v7i1.211
url https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/160
identifier_str_mv 10.55602/rlic.v7i1.211
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/160/168
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
dc.source.none.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 7 n. 1 (2019); 27-37
2525-5754
2318-5252
reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
instname:Instituto Ivoti
instacron:IVOTI
instname_str Instituto Ivoti
instacron_str IVOTI
institution IVOTI
reponame_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
collection Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivoti
repository.mail.fl_str_mv ailim.schwambach@institutoivoti.com.br
_version_ 1806551359221137408