A criança como sujeito histórico e de direitos e a formação de professores da educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
Texto Completo: | https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/160 |
Resumo: | O artigo discute a formação de professores que atuam no campo da Educação Infantil e tem como pano de fundo as escolas sociais da Rede Marista. A perspectiva de análise é a concepção da criança como sujeito histórico e de direitos e sua repercussão no processo de formação continuada de professores que atuam nessa etapa educativa. Do mesmo modo, o texto propõe uma análise crítica e reflexiva da recepção da criança e de seu direito à aprendizagem, tendo em conta a ação pedagógica do brincar. Por fim, o texto aponta decorrências para a formação de educadores, a partir de um programa de formação oferecido aos profissionais que atuam em duas escolas maristas de Educação Infantil localizadas no bairro Arquipélago, Porto Alegre. |
id |
IVOTI-1_2c012f9c485c4752033442190297d75f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/160 |
network_acronym_str |
IVOTI-1 |
network_name_str |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A criança como sujeito histórico e de direitos e a formação de professores da educação infantilEducação infantilBrincadeirasPedagogia MaristaFormação continuadaEducaçãoO artigo discute a formação de professores que atuam no campo da Educação Infantil e tem como pano de fundo as escolas sociais da Rede Marista. A perspectiva de análise é a concepção da criança como sujeito histórico e de direitos e sua repercussão no processo de formação continuada de professores que atuam nessa etapa educativa. Do mesmo modo, o texto propõe uma análise crítica e reflexiva da recepção da criança e de seu direito à aprendizagem, tendo em conta a ação pedagógica do brincar. Por fim, o texto aponta decorrências para a formação de educadores, a partir de um programa de formação oferecido aos profissionais que atuam em duas escolas maristas de Educação Infantil localizadas no bairro Arquipélago, Porto Alegre.Faculdade Instituto Ivoti2019-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/16010.55602/rlic.v7i1.211Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 7 n. 1 (2019); 27-372525-57542318-5252reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)instname:Instituto Ivotiinstacron:IVOTIporhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/160/168https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Simone WeissheimerRosa, Luis Carlos Dalla2022-08-26T01:07:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/160Revistahttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/PRIhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/oaiailim.schwambach@institutoivoti.com.br2525-57542318-5252opendoar:2022-08-26T01:07:48Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivotifalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A criança como sujeito histórico e de direitos e a formação de professores da educação infantil |
title |
A criança como sujeito histórico e de direitos e a formação de professores da educação infantil |
spellingShingle |
A criança como sujeito histórico e de direitos e a formação de professores da educação infantil Santos, Simone Weissheimer Educação infantil Brincadeiras Pedagogia Marista Formação continuada Educação |
title_short |
A criança como sujeito histórico e de direitos e a formação de professores da educação infantil |
title_full |
A criança como sujeito histórico e de direitos e a formação de professores da educação infantil |
title_fullStr |
A criança como sujeito histórico e de direitos e a formação de professores da educação infantil |
title_full_unstemmed |
A criança como sujeito histórico e de direitos e a formação de professores da educação infantil |
title_sort |
A criança como sujeito histórico e de direitos e a formação de professores da educação infantil |
author |
Santos, Simone Weissheimer |
author_facet |
Santos, Simone Weissheimer Rosa, Luis Carlos Dalla |
author_role |
author |
author2 |
Rosa, Luis Carlos Dalla |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Simone Weissheimer Rosa, Luis Carlos Dalla |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Brincadeiras Pedagogia Marista Formação continuada Educação |
topic |
Educação infantil Brincadeiras Pedagogia Marista Formação continuada Educação |
description |
O artigo discute a formação de professores que atuam no campo da Educação Infantil e tem como pano de fundo as escolas sociais da Rede Marista. A perspectiva de análise é a concepção da criança como sujeito histórico e de direitos e sua repercussão no processo de formação continuada de professores que atuam nessa etapa educativa. Do mesmo modo, o texto propõe uma análise crítica e reflexiva da recepção da criança e de seu direito à aprendizagem, tendo em conta a ação pedagógica do brincar. Por fim, o texto aponta decorrências para a formação de educadores, a partir de um programa de formação oferecido aos profissionais que atuam em duas escolas maristas de Educação Infantil localizadas no bairro Arquipélago, Porto Alegre. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/160 10.55602/rlic.v7i1.211 |
url |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/160 |
identifier_str_mv |
10.55602/rlic.v7i1.211 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/160/168 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Instituto Ivoti |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Instituto Ivoti |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 7 n. 1 (2019); 27-37 2525-5754 2318-5252 reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) instname:Instituto Ivoti instacron:IVOTI |
instname_str |
Instituto Ivoti |
instacron_str |
IVOTI |
institution |
IVOTI |
reponame_str |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
collection |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivoti |
repository.mail.fl_str_mv |
ailim.schwambach@institutoivoti.com.br |
_version_ |
1806551359221137408 |