A verdade sobre a Alemanha: ideias para a didatização de vídeos na aula de alemão como língua estrangeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
Texto Completo: | https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/8 |
Resumo: | O presente artigo apresenta uma análise e sugestões de aplicações didáticas sobre temas culturais na aula de alemão como língua estrangeira. Dá-se ênfase a ideias a respeito do que é típico alemão através de uma síntese de aspectos históricos relacionados ao surgimento do conceito de nação, bem como das concepções de nacionalismo e identidade cultural, mesmo que além-mar, a exemplo dos imigrantes alemães. A fim de comparar hábitos considerados típicos alemães, foram feitos dois questionários: um entre brasileiros e outro entre alemães. A partir desse corpus, foi possível perceber quais os estereótipos criados principalmente por parte dos brasileiros que consideram os costumes das famílias de imigrantes alemães no sul do Brasil como sendo 100% típicos alemães. Tais clichês nem sempre são confirmados, se compararmos às respostas dos alemães europeus. Como sugestão para aplicação em sala de aula, são apresentadas ao professor, que desempenha papel fundamental na transmissão de ideias e conceitos sobre esse tema, sugestões de didatização de alguns episódios da série “Die Wahrheit über Deutschland” do programa “Euromaxx”, veiculado pelo canal de televisão alemã “Deutsche Welle”. Dessa forma, materiais autênticos propiciam aos alunos vivenciarem o “típico alemão” sob a perspectiva dos alemães. |
id |
IVOTI-1_2c658bb170f5472f446a6d5a26a27ee8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8 |
network_acronym_str |
IVOTI-1 |
network_name_str |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A verdade sobre a Alemanha: ideias para a didatização de vídeos na aula de alemão como língua estrangeiraIdentidadeCulturaImigraçãoLíngua estrangeiraLíngua alemãAlemanhaO presente artigo apresenta uma análise e sugestões de aplicações didáticas sobre temas culturais na aula de alemão como língua estrangeira. Dá-se ênfase a ideias a respeito do que é típico alemão através de uma síntese de aspectos históricos relacionados ao surgimento do conceito de nação, bem como das concepções de nacionalismo e identidade cultural, mesmo que além-mar, a exemplo dos imigrantes alemães. A fim de comparar hábitos considerados típicos alemães, foram feitos dois questionários: um entre brasileiros e outro entre alemães. A partir desse corpus, foi possível perceber quais os estereótipos criados principalmente por parte dos brasileiros que consideram os costumes das famílias de imigrantes alemães no sul do Brasil como sendo 100% típicos alemães. Tais clichês nem sempre são confirmados, se compararmos às respostas dos alemães europeus. Como sugestão para aplicação em sala de aula, são apresentadas ao professor, que desempenha papel fundamental na transmissão de ideias e conceitos sobre esse tema, sugestões de didatização de alguns episódios da série “Die Wahrheit über Deutschland” do programa “Euromaxx”, veiculado pelo canal de televisão alemã “Deutsche Welle”. Dessa forma, materiais autênticos propiciam aos alunos vivenciarem o “típico alemão” sob a perspectiva dos alemães.Faculdade Instituto Ivoti2013-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/810.55602/rlic.v1i1.9Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 1 n. 1 (2013); 42-482525-57542318-5252reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)instname:Instituto Ivotiinstacron:IVOTIporhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/8/9Copyright (c) 2013 Mayane Engel Juliohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessJulio, Mayane Engel2024-06-06T20:50:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8Revistahttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/PRIhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/oaiailim.schwambach@institutoivoti.com.br2525-57542318-5252opendoar:2024-06-06T20:50:13Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivotifalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A verdade sobre a Alemanha: ideias para a didatização de vídeos na aula de alemão como língua estrangeira |
title |
A verdade sobre a Alemanha: ideias para a didatização de vídeos na aula de alemão como língua estrangeira |
spellingShingle |
A verdade sobre a Alemanha: ideias para a didatização de vídeos na aula de alemão como língua estrangeira Julio, Mayane Engel Identidade Cultura Imigração Língua estrangeira Língua alemã Alemanha |
title_short |
A verdade sobre a Alemanha: ideias para a didatização de vídeos na aula de alemão como língua estrangeira |
title_full |
A verdade sobre a Alemanha: ideias para a didatização de vídeos na aula de alemão como língua estrangeira |
title_fullStr |
A verdade sobre a Alemanha: ideias para a didatização de vídeos na aula de alemão como língua estrangeira |
title_full_unstemmed |
A verdade sobre a Alemanha: ideias para a didatização de vídeos na aula de alemão como língua estrangeira |
title_sort |
A verdade sobre a Alemanha: ideias para a didatização de vídeos na aula de alemão como língua estrangeira |
author |
Julio, Mayane Engel |
author_facet |
Julio, Mayane Engel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Julio, Mayane Engel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade Cultura Imigração Língua estrangeira Língua alemã Alemanha |
topic |
Identidade Cultura Imigração Língua estrangeira Língua alemã Alemanha |
description |
O presente artigo apresenta uma análise e sugestões de aplicações didáticas sobre temas culturais na aula de alemão como língua estrangeira. Dá-se ênfase a ideias a respeito do que é típico alemão através de uma síntese de aspectos históricos relacionados ao surgimento do conceito de nação, bem como das concepções de nacionalismo e identidade cultural, mesmo que além-mar, a exemplo dos imigrantes alemães. A fim de comparar hábitos considerados típicos alemães, foram feitos dois questionários: um entre brasileiros e outro entre alemães. A partir desse corpus, foi possível perceber quais os estereótipos criados principalmente por parte dos brasileiros que consideram os costumes das famílias de imigrantes alemães no sul do Brasil como sendo 100% típicos alemães. Tais clichês nem sempre são confirmados, se compararmos às respostas dos alemães europeus. Como sugestão para aplicação em sala de aula, são apresentadas ao professor, que desempenha papel fundamental na transmissão de ideias e conceitos sobre esse tema, sugestões de didatização de alguns episódios da série “Die Wahrheit über Deutschland” do programa “Euromaxx”, veiculado pelo canal de televisão alemã “Deutsche Welle”. Dessa forma, materiais autênticos propiciam aos alunos vivenciarem o “típico alemão” sob a perspectiva dos alemães. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/8 10.55602/rlic.v1i1.9 |
url |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/8 |
identifier_str_mv |
10.55602/rlic.v1i1.9 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/8/9 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Mayane Engel Julio https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Mayane Engel Julio https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Instituto Ivoti |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Instituto Ivoti |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 1 n. 1 (2013); 42-48 2525-5754 2318-5252 reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) instname:Instituto Ivoti instacron:IVOTI |
instname_str |
Instituto Ivoti |
instacron_str |
IVOTI |
institution |
IVOTI |
reponame_str |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
collection |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivoti |
repository.mail.fl_str_mv |
ailim.schwambach@institutoivoti.com.br |
_version_ |
1806551358763958272 |