A verdade sobre a Alemanha: ideias para a didatização de vídeos na aula de alemão como língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Julio, Mayane Engel
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
Texto Completo: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/8
Resumo: O presente artigo apresenta uma análise e sugestões de aplicações didáticas sobre temas culturais na aula de alemão como língua estrangeira. Dá-se ênfase a ideias a respeito do que é típico alemão através de uma síntese de aspectos históricos relacionados ao surgimento do conceito de nação, bem como das concepções de nacionalismo e identidade cultural, mesmo que além-mar, a exemplo dos imigrantes alemães. A fim de comparar hábitos considerados típicos alemães, foram feitos dois questionários: um entre brasileiros e outro entre alemães. A partir desse corpus, foi possível perceber quais os estereótipos criados principalmente por parte dos brasileiros que consideram os costumes das famílias de imigrantes alemães no sul do Brasil como sendo 100% típicos alemães. Tais clichês nem sempre são confirmados, se compararmos às respostas dos alemães europeus. Como sugestão para aplicação em sala de aula, são apresentadas ao professor, que desempenha papel fundamental na transmissão de ideias e conceitos sobre esse tema, sugestões de didatização de alguns episódios da série “Die Wahrheit über Deutschland” do programa “Euromaxx”, veiculado pelo canal de televisão alemã “Deutsche Welle”. Dessa forma, materiais autênticos propiciam aos alunos vivenciarem o “típico alemão” sob a perspectiva dos alemães.
id IVOTI-1_2c658bb170f5472f446a6d5a26a27ee8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8
network_acronym_str IVOTI-1
network_name_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository_id_str
spelling A verdade sobre a Alemanha: ideias para a didatização de vídeos na aula de alemão como língua estrangeiraIdentidadeCulturaImigraçãoLíngua estrangeiraLíngua alemãAlemanhaO presente artigo apresenta uma análise e sugestões de aplicações didáticas sobre temas culturais na aula de alemão como língua estrangeira. Dá-se ênfase a ideias a respeito do que é típico alemão através de uma síntese de aspectos históricos relacionados ao surgimento do conceito de nação, bem como das concepções de nacionalismo e identidade cultural, mesmo que além-mar, a exemplo dos imigrantes alemães. A fim de comparar hábitos considerados típicos alemães, foram feitos dois questionários: um entre brasileiros e outro entre alemães. A partir desse corpus, foi possível perceber quais os estereótipos criados principalmente por parte dos brasileiros que consideram os costumes das famílias de imigrantes alemães no sul do Brasil como sendo 100% típicos alemães. Tais clichês nem sempre são confirmados, se compararmos às respostas dos alemães europeus. Como sugestão para aplicação em sala de aula, são apresentadas ao professor, que desempenha papel fundamental na transmissão de ideias e conceitos sobre esse tema, sugestões de didatização de alguns episódios da série “Die Wahrheit über Deutschland” do programa “Euromaxx”, veiculado pelo canal de televisão alemã “Deutsche Welle”. Dessa forma, materiais autênticos propiciam aos alunos vivenciarem o “típico alemão” sob a perspectiva dos alemães.Faculdade Instituto Ivoti2013-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/810.55602/rlic.v1i1.9Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 1 n. 1 (2013); 42-482525-57542318-5252reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)instname:Instituto Ivotiinstacron:IVOTIporhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/8/9Copyright (c) 2013 Mayane Engel Juliohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessJulio, Mayane Engel2024-06-06T20:50:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8Revistahttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/PRIhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/oaiailim.schwambach@institutoivoti.com.br2525-57542318-5252opendoar:2024-06-06T20:50:13Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivotifalse
dc.title.none.fl_str_mv A verdade sobre a Alemanha: ideias para a didatização de vídeos na aula de alemão como língua estrangeira
title A verdade sobre a Alemanha: ideias para a didatização de vídeos na aula de alemão como língua estrangeira
spellingShingle A verdade sobre a Alemanha: ideias para a didatização de vídeos na aula de alemão como língua estrangeira
Julio, Mayane Engel
Identidade
Cultura
Imigração
Língua estrangeira
Língua alemã
Alemanha
title_short A verdade sobre a Alemanha: ideias para a didatização de vídeos na aula de alemão como língua estrangeira
title_full A verdade sobre a Alemanha: ideias para a didatização de vídeos na aula de alemão como língua estrangeira
title_fullStr A verdade sobre a Alemanha: ideias para a didatização de vídeos na aula de alemão como língua estrangeira
title_full_unstemmed A verdade sobre a Alemanha: ideias para a didatização de vídeos na aula de alemão como língua estrangeira
title_sort A verdade sobre a Alemanha: ideias para a didatização de vídeos na aula de alemão como língua estrangeira
author Julio, Mayane Engel
author_facet Julio, Mayane Engel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Julio, Mayane Engel
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade
Cultura
Imigração
Língua estrangeira
Língua alemã
Alemanha
topic Identidade
Cultura
Imigração
Língua estrangeira
Língua alemã
Alemanha
description O presente artigo apresenta uma análise e sugestões de aplicações didáticas sobre temas culturais na aula de alemão como língua estrangeira. Dá-se ênfase a ideias a respeito do que é típico alemão através de uma síntese de aspectos históricos relacionados ao surgimento do conceito de nação, bem como das concepções de nacionalismo e identidade cultural, mesmo que além-mar, a exemplo dos imigrantes alemães. A fim de comparar hábitos considerados típicos alemães, foram feitos dois questionários: um entre brasileiros e outro entre alemães. A partir desse corpus, foi possível perceber quais os estereótipos criados principalmente por parte dos brasileiros que consideram os costumes das famílias de imigrantes alemães no sul do Brasil como sendo 100% típicos alemães. Tais clichês nem sempre são confirmados, se compararmos às respostas dos alemães europeus. Como sugestão para aplicação em sala de aula, são apresentadas ao professor, que desempenha papel fundamental na transmissão de ideias e conceitos sobre esse tema, sugestões de didatização de alguns episódios da série “Die Wahrheit über Deutschland” do programa “Euromaxx”, veiculado pelo canal de televisão alemã “Deutsche Welle”. Dessa forma, materiais autênticos propiciam aos alunos vivenciarem o “típico alemão” sob a perspectiva dos alemães.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/8
10.55602/rlic.v1i1.9
url https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/8
identifier_str_mv 10.55602/rlic.v1i1.9
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/8/9
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Mayane Engel Julio
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Mayane Engel Julio
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
dc.source.none.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 1 n. 1 (2013); 42-48
2525-5754
2318-5252
reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
instname:Instituto Ivoti
instacron:IVOTI
instname_str Instituto Ivoti
instacron_str IVOTI
institution IVOTI
reponame_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
collection Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivoti
repository.mail.fl_str_mv ailim.schwambach@institutoivoti.com.br
_version_ 1806551358763958272