O uso de memes na aula de alemão como língua estrangeira : um projeto didático
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/256431 |
Resumo: | O presente artigo visa a propor uma unidade didática (UD) para o ensino da língua alemã, baseada, sobretudo, em memes. Por ser este um gênero textual divertido e bastante popular entre os jovens internautas, ele é bastante adequado para o trabalho em sala de aula e certamente contribui para a adesão dos alunos nas atividades previstas. Com esta UD baseada em memes, pretendemos trabalhar não só aspectos linguísticos do alemão, através das atividades de leitura dos pequenos textos na língua-alvo e da abordagem do conteúdo gramatical neles presente, mas buscamos, como objetivo didático central, debater com os alunos questões como preconceito, agressões e bullying. Como produto final da UD, visamos que os estudantes produzam memes em língua alemã para circularem de forma virtual e/ou de forma impressa no ambiente escolar. |
id |
UFRGS-2_c95016d7a1f06b8451c344a026c48f50 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256431 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rosa, Daniel Zanchet daPupp Spinassé, Karen2023-03-29T03:25:37Z20211980-7589http://hdl.handle.net/10183/256431001165254O presente artigo visa a propor uma unidade didática (UD) para o ensino da língua alemã, baseada, sobretudo, em memes. Por ser este um gênero textual divertido e bastante popular entre os jovens internautas, ele é bastante adequado para o trabalho em sala de aula e certamente contribui para a adesão dos alunos nas atividades previstas. Com esta UD baseada em memes, pretendemos trabalhar não só aspectos linguísticos do alemão, através das atividades de leitura dos pequenos textos na língua-alvo e da abordagem do conteúdo gramatical neles presente, mas buscamos, como objetivo didático central, debater com os alunos questões como preconceito, agressões e bullying. Como produto final da UD, visamos que os estudantes produzam memes em língua alemã para circularem de forma virtual e/ou de forma impressa no ambiente escolar.application/pdfporContingentia. Porto Alegre, RS. Vol. 9, n. 2 (ago./dez. 2021), p. [9]-26Ensino de língua estrangeira (alemão)Língua alemãMemesO uso de memes na aula de alemão como língua estrangeira : um projeto didáticoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001165254.pdf.txt001165254.pdf.txtExtracted Texttext/plain41033http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256431/2/001165254.pdf.txte88c99678b8895b041f1749e1c10047dMD52ORIGINAL001165254.pdfTexto completoapplication/pdf330799http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256431/1/001165254.pdfcd6806fbf46504ad07d8bea34d46c56dMD5110183/2564312023-03-30 03:24:07.876123oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256431Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-30T06:24:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso de memes na aula de alemão como língua estrangeira : um projeto didático |
title |
O uso de memes na aula de alemão como língua estrangeira : um projeto didático |
spellingShingle |
O uso de memes na aula de alemão como língua estrangeira : um projeto didático Rosa, Daniel Zanchet da Ensino de língua estrangeira (alemão) Língua alemã Memes |
title_short |
O uso de memes na aula de alemão como língua estrangeira : um projeto didático |
title_full |
O uso de memes na aula de alemão como língua estrangeira : um projeto didático |
title_fullStr |
O uso de memes na aula de alemão como língua estrangeira : um projeto didático |
title_full_unstemmed |
O uso de memes na aula de alemão como língua estrangeira : um projeto didático |
title_sort |
O uso de memes na aula de alemão como língua estrangeira : um projeto didático |
author |
Rosa, Daniel Zanchet da |
author_facet |
Rosa, Daniel Zanchet da Pupp Spinassé, Karen |
author_role |
author |
author2 |
Pupp Spinassé, Karen |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Daniel Zanchet da Pupp Spinassé, Karen |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de língua estrangeira (alemão) Língua alemã Memes |
topic |
Ensino de língua estrangeira (alemão) Língua alemã Memes |
description |
O presente artigo visa a propor uma unidade didática (UD) para o ensino da língua alemã, baseada, sobretudo, em memes. Por ser este um gênero textual divertido e bastante popular entre os jovens internautas, ele é bastante adequado para o trabalho em sala de aula e certamente contribui para a adesão dos alunos nas atividades previstas. Com esta UD baseada em memes, pretendemos trabalhar não só aspectos linguísticos do alemão, através das atividades de leitura dos pequenos textos na língua-alvo e da abordagem do conteúdo gramatical neles presente, mas buscamos, como objetivo didático central, debater com os alunos questões como preconceito, agressões e bullying. Como produto final da UD, visamos que os estudantes produzam memes em língua alemã para circularem de forma virtual e/ou de forma impressa no ambiente escolar. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-03-29T03:25:37Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/256431 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1980-7589 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001165254 |
identifier_str_mv |
1980-7589 001165254 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/256431 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Contingentia. Porto Alegre, RS. Vol. 9, n. 2 (ago./dez. 2021), p. [9]-26 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256431/2/001165254.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256431/1/001165254.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e88c99678b8895b041f1749e1c10047d cd6806fbf46504ad07d8bea34d46c56d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225084735586304 |