Repensar e reavaliar o projeto bilíngue, na Setrem, como estratégia de valorizar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Ana Cláudia
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Rohr, Thaíse Cristina Spaniol, Goldmeyer, Marguit Carmem
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
Texto Completo: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/260
Resumo: Neste trabalho trataremos sobre a revisitação e reavaliação do projeto de Intensificação Bilíngue que acontece desde a Pré-Escola até o 5º ano do Ensino Fundamental no Centro de Ensino Médio - Sociedade Educacional Três de Maio (CEM Setrem) desde o ano de 2016. Repensar um projeto é desafiar a perspectiva do conforto e das certezas provisórias para validar novas perspectivas; neste sentido, emerge a pergunta: quais as dimensões do Projeto de Intensificação Bilíngue (PIB), da Setrem, que precisam ser apreciadas visando ao efetivo aprimoramento? A partir disso, nossos objetivos são: avaliar o desenvolvimento do PIB no CEM Setrem, identificar as dimensões a serem avaliadas, proporcionar momentos de escuta ativa por meio de discussões com grupos de professores, crianças e famílias envolvidos no PIB, compilar dados de pesquisa estruturada com um questionário sobre as expectativas e a realidade vivida, analisar os dados obtidos e redimensionar as práticas pedagógicas. As ações são justificadas pela necessidade da conscientização acerca da aquisição e naturalização da língua inglesa e seu emprego na fala, na escuta, na leitura ou na escrita. [...]
id IVOTI-1_6b0f7526f851af0f519e591aad9ee728
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/260
network_acronym_str IVOTI-1
network_name_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository_id_str
spelling Repensar e reavaliar o projeto bilíngue, na Setrem, como estratégia de valorizarBilíngueAvaliaçãoReavaliaçãoRepensarProjetoNeste trabalho trataremos sobre a revisitação e reavaliação do projeto de Intensificação Bilíngue que acontece desde a Pré-Escola até o 5º ano do Ensino Fundamental no Centro de Ensino Médio - Sociedade Educacional Três de Maio (CEM Setrem) desde o ano de 2016. Repensar um projeto é desafiar a perspectiva do conforto e das certezas provisórias para validar novas perspectivas; neste sentido, emerge a pergunta: quais as dimensões do Projeto de Intensificação Bilíngue (PIB), da Setrem, que precisam ser apreciadas visando ao efetivo aprimoramento? A partir disso, nossos objetivos são: avaliar o desenvolvimento do PIB no CEM Setrem, identificar as dimensões a serem avaliadas, proporcionar momentos de escuta ativa por meio de discussões com grupos de professores, crianças e famílias envolvidos no PIB, compilar dados de pesquisa estruturada com um questionário sobre as expectativas e a realidade vivida, analisar os dados obtidos e redimensionar as práticas pedagógicas. As ações são justificadas pela necessidade da conscientização acerca da aquisição e naturalização da língua inglesa e seu emprego na fala, na escuta, na leitura ou na escrita. [...]Faculdade Instituto Ivoti2022-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/26010.55602/rlic.v10i2.260 Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 10 n. 2 (2022); 114-1152525-57542318-5252reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)instname:Instituto Ivotiinstacron:IVOTIporhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/260/356Copyright (c) 2022 Ana Cláudia Leite, Thaíse Cristina Spaniol Rohrhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLeite, Ana CláudiaRohr, Thaíse Cristina SpaniolGoldmeyer, Marguit Carmem2023-04-05T23:18:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/260Revistahttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/PRIhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/oaiailim.schwambach@institutoivoti.com.br2525-57542318-5252opendoar:2023-04-05T23:18:11Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivotifalse
dc.title.none.fl_str_mv Repensar e reavaliar o projeto bilíngue, na Setrem, como estratégia de valorizar
title Repensar e reavaliar o projeto bilíngue, na Setrem, como estratégia de valorizar
spellingShingle Repensar e reavaliar o projeto bilíngue, na Setrem, como estratégia de valorizar
Leite, Ana Cláudia
Bilíngue
Avaliação
Reavaliação
Repensar
Projeto
title_short Repensar e reavaliar o projeto bilíngue, na Setrem, como estratégia de valorizar
title_full Repensar e reavaliar o projeto bilíngue, na Setrem, como estratégia de valorizar
title_fullStr Repensar e reavaliar o projeto bilíngue, na Setrem, como estratégia de valorizar
title_full_unstemmed Repensar e reavaliar o projeto bilíngue, na Setrem, como estratégia de valorizar
title_sort Repensar e reavaliar o projeto bilíngue, na Setrem, como estratégia de valorizar
author Leite, Ana Cláudia
author_facet Leite, Ana Cláudia
Rohr, Thaíse Cristina Spaniol
Goldmeyer, Marguit Carmem
author_role author
author2 Rohr, Thaíse Cristina Spaniol
Goldmeyer, Marguit Carmem
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Ana Cláudia
Rohr, Thaíse Cristina Spaniol
Goldmeyer, Marguit Carmem
dc.subject.por.fl_str_mv Bilíngue
Avaliação
Reavaliação
Repensar
Projeto
topic Bilíngue
Avaliação
Reavaliação
Repensar
Projeto
description Neste trabalho trataremos sobre a revisitação e reavaliação do projeto de Intensificação Bilíngue que acontece desde a Pré-Escola até o 5º ano do Ensino Fundamental no Centro de Ensino Médio - Sociedade Educacional Três de Maio (CEM Setrem) desde o ano de 2016. Repensar um projeto é desafiar a perspectiva do conforto e das certezas provisórias para validar novas perspectivas; neste sentido, emerge a pergunta: quais as dimensões do Projeto de Intensificação Bilíngue (PIB), da Setrem, que precisam ser apreciadas visando ao efetivo aprimoramento? A partir disso, nossos objetivos são: avaliar o desenvolvimento do PIB no CEM Setrem, identificar as dimensões a serem avaliadas, proporcionar momentos de escuta ativa por meio de discussões com grupos de professores, crianças e famílias envolvidos no PIB, compilar dados de pesquisa estruturada com um questionário sobre as expectativas e a realidade vivida, analisar os dados obtidos e redimensionar as práticas pedagógicas. As ações são justificadas pela necessidade da conscientização acerca da aquisição e naturalização da língua inglesa e seu emprego na fala, na escuta, na leitura ou na escrita. [...]
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/260
10.55602/rlic.v10i2.260
url https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/260
identifier_str_mv 10.55602/rlic.v10i2.260
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/260/356
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Ana Cláudia Leite, Thaíse Cristina Spaniol Rohr
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Ana Cláudia Leite, Thaíse Cristina Spaniol Rohr
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
dc.source.none.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 10 n. 2 (2022); 114-115
2525-5754
2318-5252
reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
instname:Instituto Ivoti
instacron:IVOTI
instname_str Instituto Ivoti
instacron_str IVOTI
institution IVOTI
reponame_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
collection Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivoti
repository.mail.fl_str_mv ailim.schwambach@institutoivoti.com.br
_version_ 1806551359596527616