O intelectual transformador na perspectiva crítica da identidade política e dos papéis sociais na docência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
Texto Completo: | https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/25 |
Resumo: | O cenário social atual expressa elementos particulares de uma crisis em seu conjunto e nas instâncias da estrutura socioeducativa, especialmente no quesito “formação de professores”, que merece destaque. Não apenas porque é nesse estágio que se formam e desencadeiam os responsáveis pelo processo de ensino-aprendizagem dos cidadãos, mas especialmente porque esse cenário implica uma reflexão sobre o papel da educação, carregando em si as incertezas determinantes de uma complexidade que deriva tanto da dissociação da política em relação à educação comprometida e engajada na transformação social e, de outro lado, as tendências neoliberais como a coesão totalitária que se promove pelas respostas antimodernas e fundamentalistas ao nosso tempo. |
id |
IVOTI-1_76b3fc800893bc5dda9a1dc9f858c8d3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/25 |
network_acronym_str |
IVOTI-1 |
network_name_str |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O intelectual transformador na perspectiva crítica da identidade política e dos papéis sociais na docênciaIdentidade docentePapel socialEducação O cenário social atual expressa elementos particulares de uma crisis em seu conjunto e nas instâncias da estrutura socioeducativa, especialmente no quesito “formação de professores”, que merece destaque. Não apenas porque é nesse estágio que se formam e desencadeiam os responsáveis pelo processo de ensino-aprendizagem dos cidadãos, mas especialmente porque esse cenário implica uma reflexão sobre o papel da educação, carregando em si as incertezas determinantes de uma complexidade que deriva tanto da dissociação da política em relação à educação comprometida e engajada na transformação social e, de outro lado, as tendências neoliberais como a coesão totalitária que se promove pelas respostas antimodernas e fundamentalistas ao nosso tempo. Faculdade Instituto Ivoti2014-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/2510.55602/rlic.v2i1.32Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 2 n. 1 (2014); 59-662525-57542318-5252reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)instname:Instituto Ivotiinstacron:IVOTIporhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/25/25https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAugusti, Rudinei BarichelloSilva, Solange dos Santos2022-08-26T01:17:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/25Revistahttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/PRIhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/oaiailim.schwambach@institutoivoti.com.br2525-57542318-5252opendoar:2022-08-26T01:17:51Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivotifalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O intelectual transformador na perspectiva crítica da identidade política e dos papéis sociais na docência |
title |
O intelectual transformador na perspectiva crítica da identidade política e dos papéis sociais na docência |
spellingShingle |
O intelectual transformador na perspectiva crítica da identidade política e dos papéis sociais na docência Augusti, Rudinei Barichello Identidade docente Papel social Educação |
title_short |
O intelectual transformador na perspectiva crítica da identidade política e dos papéis sociais na docência |
title_full |
O intelectual transformador na perspectiva crítica da identidade política e dos papéis sociais na docência |
title_fullStr |
O intelectual transformador na perspectiva crítica da identidade política e dos papéis sociais na docência |
title_full_unstemmed |
O intelectual transformador na perspectiva crítica da identidade política e dos papéis sociais na docência |
title_sort |
O intelectual transformador na perspectiva crítica da identidade política e dos papéis sociais na docência |
author |
Augusti, Rudinei Barichello |
author_facet |
Augusti, Rudinei Barichello Silva, Solange dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Solange dos Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Augusti, Rudinei Barichello Silva, Solange dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade docente Papel social Educação |
topic |
Identidade docente Papel social Educação |
description |
O cenário social atual expressa elementos particulares de uma crisis em seu conjunto e nas instâncias da estrutura socioeducativa, especialmente no quesito “formação de professores”, que merece destaque. Não apenas porque é nesse estágio que se formam e desencadeiam os responsáveis pelo processo de ensino-aprendizagem dos cidadãos, mas especialmente porque esse cenário implica uma reflexão sobre o papel da educação, carregando em si as incertezas determinantes de uma complexidade que deriva tanto da dissociação da política em relação à educação comprometida e engajada na transformação social e, de outro lado, as tendências neoliberais como a coesão totalitária que se promove pelas respostas antimodernas e fundamentalistas ao nosso tempo. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/25 10.55602/rlic.v2i1.32 |
url |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/25 |
identifier_str_mv |
10.55602/rlic.v2i1.32 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/25/25 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Instituto Ivoti |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Instituto Ivoti |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 2 n. 1 (2014); 59-66 2525-5754 2318-5252 reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) instname:Instituto Ivoti instacron:IVOTI |
instname_str |
Instituto Ivoti |
instacron_str |
IVOTI |
institution |
IVOTI |
reponame_str |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
collection |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivoti |
repository.mail.fl_str_mv |
ailim.schwambach@institutoivoti.com.br |
_version_ |
1806551358785978368 |