O intelectual transformador na perspectiva crítica da identidade política e dos papéis sociais na docência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Augusti, Rudinei Barichello
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Silva, Solange dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
Texto Completo: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/25
Resumo: O cenário social atual expressa elementos particulares de uma crisis em seu conjunto e nas instâncias da estrutura socioeducativa, especialmente no quesito “formação de professores”, que merece destaque. Não apenas porque é nesse estágio que se formam e desencadeiam os responsáveis pelo processo de ensino-aprendizagem dos cidadãos, mas especialmente porque esse cenário implica uma reflexão sobre o papel da educação, carregando em si as incertezas determinantes de uma complexidade que deriva tanto da dissociação da política em relação à educação comprometida e engajada na transformação social e, de outro lado, as tendências neoliberais como a coesão totalitária que se promove pelas respostas antimodernas e fundamentalistas ao nosso tempo.
id IVOTI-1_76b3fc800893bc5dda9a1dc9f858c8d3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/25
network_acronym_str IVOTI-1
network_name_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository_id_str
spelling O intelectual transformador na perspectiva crítica da identidade política e dos papéis sociais na docênciaIdentidade docentePapel socialEducação O cenário social atual expressa elementos particulares de uma crisis em seu conjunto e nas instâncias da estrutura socioeducativa, especialmente no quesito “formação de professores”, que merece destaque. Não apenas porque é nesse estágio que se formam e desencadeiam os responsáveis pelo processo de ensino-aprendizagem dos cidadãos, mas especialmente porque esse cenário implica uma reflexão sobre o papel da educação, carregando em si as incertezas determinantes de uma complexidade que deriva tanto da dissociação da política em relação à educação comprometida e engajada na transformação social e, de outro lado, as tendências neoliberais como a coesão totalitária que se promove pelas respostas antimodernas e fundamentalistas ao nosso tempo. Faculdade Instituto Ivoti2014-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/2510.55602/rlic.v2i1.32Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 2 n. 1 (2014); 59-662525-57542318-5252reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)instname:Instituto Ivotiinstacron:IVOTIporhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/25/25https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAugusti, Rudinei BarichelloSilva, Solange dos Santos2022-08-26T01:17:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/25Revistahttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/PRIhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/oaiailim.schwambach@institutoivoti.com.br2525-57542318-5252opendoar:2022-08-26T01:17:51Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivotifalse
dc.title.none.fl_str_mv O intelectual transformador na perspectiva crítica da identidade política e dos papéis sociais na docência
title O intelectual transformador na perspectiva crítica da identidade política e dos papéis sociais na docência
spellingShingle O intelectual transformador na perspectiva crítica da identidade política e dos papéis sociais na docência
Augusti, Rudinei Barichello
Identidade docente
Papel social
Educação
title_short O intelectual transformador na perspectiva crítica da identidade política e dos papéis sociais na docência
title_full O intelectual transformador na perspectiva crítica da identidade política e dos papéis sociais na docência
title_fullStr O intelectual transformador na perspectiva crítica da identidade política e dos papéis sociais na docência
title_full_unstemmed O intelectual transformador na perspectiva crítica da identidade política e dos papéis sociais na docência
title_sort O intelectual transformador na perspectiva crítica da identidade política e dos papéis sociais na docência
author Augusti, Rudinei Barichello
author_facet Augusti, Rudinei Barichello
Silva, Solange dos Santos
author_role author
author2 Silva, Solange dos Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Augusti, Rudinei Barichello
Silva, Solange dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade docente
Papel social
Educação
topic Identidade docente
Papel social
Educação
description O cenário social atual expressa elementos particulares de uma crisis em seu conjunto e nas instâncias da estrutura socioeducativa, especialmente no quesito “formação de professores”, que merece destaque. Não apenas porque é nesse estágio que se formam e desencadeiam os responsáveis pelo processo de ensino-aprendizagem dos cidadãos, mas especialmente porque esse cenário implica uma reflexão sobre o papel da educação, carregando em si as incertezas determinantes de uma complexidade que deriva tanto da dissociação da política em relação à educação comprometida e engajada na transformação social e, de outro lado, as tendências neoliberais como a coesão totalitária que se promove pelas respostas antimodernas e fundamentalistas ao nosso tempo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/25
10.55602/rlic.v2i1.32
url https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/25
identifier_str_mv 10.55602/rlic.v2i1.32
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/25/25
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
dc.source.none.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 2 n. 1 (2014); 59-66
2525-5754
2318-5252
reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
instname:Instituto Ivoti
instacron:IVOTI
instname_str Instituto Ivoti
instacron_str IVOTI
institution IVOTI
reponame_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
collection Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivoti
repository.mail.fl_str_mv ailim.schwambach@institutoivoti.com.br
_version_ 1806551358785978368