A realidade social de estudandes de escolas públicas como cenário para investigação em Educação Financeira: uma proposta de formação para professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Cleidson Ferreira dos
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Junqueira, Sonia Maria da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
Texto Completo: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/303
Resumo: A temática Educação Financeira (EF) vem ganhando bastante relevância nos últimos anos, e diversos segmentos da sociedade, por meio de instituições públicas e privadas, têm abordado e investido em pesquisas no setor. No entanto, apesar da relevância do tema, segundo dados da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE, 2005), grande parte da população mundial ainda carece de conhecimentos para melhor gerir sua vida financeira. Nessa linha, o presente trabalho, recorte de uma pesquisa de mestrado em andamento, tem como objetivo apresentar uma proposta de curso de formação em Educação Financeira para professores que atuam na Educação Básica da Rede Pública. Este curso será desenvolvido em sete módulos, com a expectativa de que os conhecimentos compartilhados durante o curso contribuam para expandir reflexões sobre a temática de Educação Financeira na direção de uma formação crítica, aliada no combate à desigualdade social. Nessa direção, entende-se que a inclusão financeira deve ser disponibilizada a toda a sociedade, sobretudo entre a população em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica.
id IVOTI-1_83606f7ab8dbd800465a43ced5937cf8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/303
network_acronym_str IVOTI-1
network_name_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository_id_str
spelling A realidade social de estudandes de escolas públicas como cenário para investigação em Educação Financeira: uma proposta de formação para professoresEducação financeiraEducação matemática críticaFormação de professoresCenários para investigaçãoA temática Educação Financeira (EF) vem ganhando bastante relevância nos últimos anos, e diversos segmentos da sociedade, por meio de instituições públicas e privadas, têm abordado e investido em pesquisas no setor. No entanto, apesar da relevância do tema, segundo dados da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE, 2005), grande parte da população mundial ainda carece de conhecimentos para melhor gerir sua vida financeira. Nessa linha, o presente trabalho, recorte de uma pesquisa de mestrado em andamento, tem como objetivo apresentar uma proposta de curso de formação em Educação Financeira para professores que atuam na Educação Básica da Rede Pública. Este curso será desenvolvido em sete módulos, com a expectativa de que os conhecimentos compartilhados durante o curso contribuam para expandir reflexões sobre a temática de Educação Financeira na direção de uma formação crítica, aliada no combate à desigualdade social. Nessa direção, entende-se que a inclusão financeira deve ser disponibilizada a toda a sociedade, sobretudo entre a população em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica.Faculdade Instituto Ivoti2024-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/30310.55602/cmp4j562Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 12 n. 1 (2024); 95-1062525-57542318-525210.55602/5ad45e62reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)instname:Instituto Ivotiinstacron:IVOTIporhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/303/400Copyright (c) 2024 Cleidson Ferreira dos Santos, Sonia Maria da Silva Junqueirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Cleidson Ferreira dos Junqueira, Sonia Maria da Silva2024-07-04T21:36:50Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/303Revistahttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/PRIhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/oaiailim.schwambach@institutoivoti.com.br2525-57542318-5252opendoar:2024-07-04T21:36:50Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivotifalse
dc.title.none.fl_str_mv A realidade social de estudandes de escolas públicas como cenário para investigação em Educação Financeira: uma proposta de formação para professores
title A realidade social de estudandes de escolas públicas como cenário para investigação em Educação Financeira: uma proposta de formação para professores
spellingShingle A realidade social de estudandes de escolas públicas como cenário para investigação em Educação Financeira: uma proposta de formação para professores
Santos, Cleidson Ferreira dos
Educação financeira
Educação matemática crítica
Formação de professores
Cenários para investigação
title_short A realidade social de estudandes de escolas públicas como cenário para investigação em Educação Financeira: uma proposta de formação para professores
title_full A realidade social de estudandes de escolas públicas como cenário para investigação em Educação Financeira: uma proposta de formação para professores
title_fullStr A realidade social de estudandes de escolas públicas como cenário para investigação em Educação Financeira: uma proposta de formação para professores
title_full_unstemmed A realidade social de estudandes de escolas públicas como cenário para investigação em Educação Financeira: uma proposta de formação para professores
title_sort A realidade social de estudandes de escolas públicas como cenário para investigação em Educação Financeira: uma proposta de formação para professores
author Santos, Cleidson Ferreira dos
author_facet Santos, Cleidson Ferreira dos
Junqueira, Sonia Maria da Silva
author_role author
author2 Junqueira, Sonia Maria da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Cleidson Ferreira dos
Junqueira, Sonia Maria da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação financeira
Educação matemática crítica
Formação de professores
Cenários para investigação
topic Educação financeira
Educação matemática crítica
Formação de professores
Cenários para investigação
description A temática Educação Financeira (EF) vem ganhando bastante relevância nos últimos anos, e diversos segmentos da sociedade, por meio de instituições públicas e privadas, têm abordado e investido em pesquisas no setor. No entanto, apesar da relevância do tema, segundo dados da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE, 2005), grande parte da população mundial ainda carece de conhecimentos para melhor gerir sua vida financeira. Nessa linha, o presente trabalho, recorte de uma pesquisa de mestrado em andamento, tem como objetivo apresentar uma proposta de curso de formação em Educação Financeira para professores que atuam na Educação Básica da Rede Pública. Este curso será desenvolvido em sete módulos, com a expectativa de que os conhecimentos compartilhados durante o curso contribuam para expandir reflexões sobre a temática de Educação Financeira na direção de uma formação crítica, aliada no combate à desigualdade social. Nessa direção, entende-se que a inclusão financeira deve ser disponibilizada a toda a sociedade, sobretudo entre a população em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-07-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/303
10.55602/cmp4j562
url https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/303
identifier_str_mv 10.55602/cmp4j562
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/303/400
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Cleidson Ferreira dos Santos, Sonia Maria da Silva Junqueira
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Cleidson Ferreira dos Santos, Sonia Maria da Silva Junqueira
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
dc.source.none.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 12 n. 1 (2024); 95-106
2525-5754
2318-5252
10.55602/5ad45e62
reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
instname:Instituto Ivoti
instacron:IVOTI
instname_str Instituto Ivoti
instacron_str IVOTI
institution IVOTI
reponame_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
collection Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivoti
repository.mail.fl_str_mv ailim.schwambach@institutoivoti.com.br
_version_ 1806551359642664960