A realidade social de estudandes de escolas públicas como cenário para investigação em Educação Financeira: uma proposta de formação para professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
Texto Completo: | https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/303 |
Resumo: | A temática Educação Financeira (EF) vem ganhando bastante relevância nos últimos anos, e diversos segmentos da sociedade, por meio de instituições públicas e privadas, têm abordado e investido em pesquisas no setor. No entanto, apesar da relevância do tema, segundo dados da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE, 2005), grande parte da população mundial ainda carece de conhecimentos para melhor gerir sua vida financeira. Nessa linha, o presente trabalho, recorte de uma pesquisa de mestrado em andamento, tem como objetivo apresentar uma proposta de curso de formação em Educação Financeira para professores que atuam na Educação Básica da Rede Pública. Este curso será desenvolvido em sete módulos, com a expectativa de que os conhecimentos compartilhados durante o curso contribuam para expandir reflexões sobre a temática de Educação Financeira na direção de uma formação crítica, aliada no combate à desigualdade social. Nessa direção, entende-se que a inclusão financeira deve ser disponibilizada a toda a sociedade, sobretudo entre a população em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica. |
id |
IVOTI-1_83606f7ab8dbd800465a43ced5937cf8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/303 |
network_acronym_str |
IVOTI-1 |
network_name_str |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A realidade social de estudandes de escolas públicas como cenário para investigação em Educação Financeira: uma proposta de formação para professoresEducação financeiraEducação matemática críticaFormação de professoresCenários para investigaçãoA temática Educação Financeira (EF) vem ganhando bastante relevância nos últimos anos, e diversos segmentos da sociedade, por meio de instituições públicas e privadas, têm abordado e investido em pesquisas no setor. No entanto, apesar da relevância do tema, segundo dados da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE, 2005), grande parte da população mundial ainda carece de conhecimentos para melhor gerir sua vida financeira. Nessa linha, o presente trabalho, recorte de uma pesquisa de mestrado em andamento, tem como objetivo apresentar uma proposta de curso de formação em Educação Financeira para professores que atuam na Educação Básica da Rede Pública. Este curso será desenvolvido em sete módulos, com a expectativa de que os conhecimentos compartilhados durante o curso contribuam para expandir reflexões sobre a temática de Educação Financeira na direção de uma formação crítica, aliada no combate à desigualdade social. Nessa direção, entende-se que a inclusão financeira deve ser disponibilizada a toda a sociedade, sobretudo entre a população em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica.Faculdade Instituto Ivoti2024-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/30310.55602/cmp4j562Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 12 n. 1 (2024); 95-1062525-57542318-525210.55602/5ad45e62reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)instname:Instituto Ivotiinstacron:IVOTIporhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/303/400Copyright (c) 2024 Cleidson Ferreira dos Santos, Sonia Maria da Silva Junqueirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Cleidson Ferreira dos Junqueira, Sonia Maria da Silva2024-07-04T21:36:50Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/303Revistahttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/PRIhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/oaiailim.schwambach@institutoivoti.com.br2525-57542318-5252opendoar:2024-07-04T21:36:50Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivotifalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A realidade social de estudandes de escolas públicas como cenário para investigação em Educação Financeira: uma proposta de formação para professores |
title |
A realidade social de estudandes de escolas públicas como cenário para investigação em Educação Financeira: uma proposta de formação para professores |
spellingShingle |
A realidade social de estudandes de escolas públicas como cenário para investigação em Educação Financeira: uma proposta de formação para professores Santos, Cleidson Ferreira dos Educação financeira Educação matemática crítica Formação de professores Cenários para investigação |
title_short |
A realidade social de estudandes de escolas públicas como cenário para investigação em Educação Financeira: uma proposta de formação para professores |
title_full |
A realidade social de estudandes de escolas públicas como cenário para investigação em Educação Financeira: uma proposta de formação para professores |
title_fullStr |
A realidade social de estudandes de escolas públicas como cenário para investigação em Educação Financeira: uma proposta de formação para professores |
title_full_unstemmed |
A realidade social de estudandes de escolas públicas como cenário para investigação em Educação Financeira: uma proposta de formação para professores |
title_sort |
A realidade social de estudandes de escolas públicas como cenário para investigação em Educação Financeira: uma proposta de formação para professores |
author |
Santos, Cleidson Ferreira dos |
author_facet |
Santos, Cleidson Ferreira dos Junqueira, Sonia Maria da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Junqueira, Sonia Maria da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Cleidson Ferreira dos Junqueira, Sonia Maria da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação financeira Educação matemática crítica Formação de professores Cenários para investigação |
topic |
Educação financeira Educação matemática crítica Formação de professores Cenários para investigação |
description |
A temática Educação Financeira (EF) vem ganhando bastante relevância nos últimos anos, e diversos segmentos da sociedade, por meio de instituições públicas e privadas, têm abordado e investido em pesquisas no setor. No entanto, apesar da relevância do tema, segundo dados da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE, 2005), grande parte da população mundial ainda carece de conhecimentos para melhor gerir sua vida financeira. Nessa linha, o presente trabalho, recorte de uma pesquisa de mestrado em andamento, tem como objetivo apresentar uma proposta de curso de formação em Educação Financeira para professores que atuam na Educação Básica da Rede Pública. Este curso será desenvolvido em sete módulos, com a expectativa de que os conhecimentos compartilhados durante o curso contribuam para expandir reflexões sobre a temática de Educação Financeira na direção de uma formação crítica, aliada no combate à desigualdade social. Nessa direção, entende-se que a inclusão financeira deve ser disponibilizada a toda a sociedade, sobretudo entre a população em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-07-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/303 10.55602/cmp4j562 |
url |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/303 |
identifier_str_mv |
10.55602/cmp4j562 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/303/400 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Cleidson Ferreira dos Santos, Sonia Maria da Silva Junqueira https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Cleidson Ferreira dos Santos, Sonia Maria da Silva Junqueira https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Instituto Ivoti |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Instituto Ivoti |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 12 n. 1 (2024); 95-106 2525-5754 2318-5252 10.55602/5ad45e62 reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) instname:Instituto Ivoti instacron:IVOTI |
instname_str |
Instituto Ivoti |
instacron_str |
IVOTI |
institution |
IVOTI |
reponame_str |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
collection |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivoti |
repository.mail.fl_str_mv |
ailim.schwambach@institutoivoti.com.br |
_version_ |
1806551359642664960 |