Star Trek e ensino de História: aprendendo sobre nazismo e holocausto com a série

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Eduardo Pacheco
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
Texto Completo: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/153
Resumo: Este artigo tem como objetivo relatar experiência pedagógica realizada em turma de 9º ano da escola “X”, no ano letivo de 2018”. Na atividade, foi utilizada a série televisiva de ficção científica Star Trek (Jornada nas Estrelas) para o ensino de História. Atualmente, é fundamental que os professores busquem maneiras de tornar o ensino mais atrativo, e nesse contexto as séries de TV se revelam importantes ferramentas que auxiliam na leitura de mundo e interpretação histórica. Em especial, a série Star Trek em suas diversas encarnações, devido sua filosofia de tolerância e diversidade, permite ao professor de História problematizar períodos e eventos históricos a partir de alguns episódios com forte teor de crítica social, como é tradição na série. Assim, procuramos determinar a formação histórica de sentido de forma a desenvolver consciência histórica nos alunos, que tiveram como tarefa redigir um texto relacionando ficção e história. No caso apresentado neste artigo utilizamos o episódio “Padrões de Força” (Patterns of Force), da segunda temporada de Star Trek (1968) para ensinar o conteúdo “Nazismo e Genocídio Judeu”.
id IVOTI-1_8a65473385cfb6182c2e795efd8bb3a6
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/153
network_acronym_str IVOTI-1
network_name_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository_id_str
spelling Star Trek e ensino de História: aprendendo sobre nazismo e holocausto com a sérieHistóriaMétodo de ensinoEnsino fundamentalNazismoSérie de televisãoStar TrekEste artigo tem como objetivo relatar experiência pedagógica realizada em turma de 9º ano da escola “X”, no ano letivo de 2018”. Na atividade, foi utilizada a série televisiva de ficção científica Star Trek (Jornada nas Estrelas) para o ensino de História. Atualmente, é fundamental que os professores busquem maneiras de tornar o ensino mais atrativo, e nesse contexto as séries de TV se revelam importantes ferramentas que auxiliam na leitura de mundo e interpretação histórica. Em especial, a série Star Trek em suas diversas encarnações, devido sua filosofia de tolerância e diversidade, permite ao professor de História problematizar períodos e eventos históricos a partir de alguns episódios com forte teor de crítica social, como é tradição na série. Assim, procuramos determinar a formação histórica de sentido de forma a desenvolver consciência histórica nos alunos, que tiveram como tarefa redigir um texto relacionando ficção e história. No caso apresentado neste artigo utilizamos o episódio “Padrões de Força” (Patterns of Force), da segunda temporada de Star Trek (1968) para ensinar o conteúdo “Nazismo e Genocídio Judeu”.Faculdade Instituto Ivoti2018-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/15310.55602/rlic.v6i2.197Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 6 n. 2 (2018); 43-532525-57542318-5252reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)instname:Instituto Ivotiinstacron:IVOTIporhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/153/161https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Eduardo Pacheco2022-08-26T01:08:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/153Revistahttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/PRIhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/oaiailim.schwambach@institutoivoti.com.br2525-57542318-5252opendoar:2022-08-26T01:08:06Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivotifalse
dc.title.none.fl_str_mv Star Trek e ensino de História: aprendendo sobre nazismo e holocausto com a série
title Star Trek e ensino de História: aprendendo sobre nazismo e holocausto com a série
spellingShingle Star Trek e ensino de História: aprendendo sobre nazismo e holocausto com a série
Freitas, Eduardo Pacheco
História
Método de ensino
Ensino fundamental
Nazismo
Série de televisão
Star Trek
title_short Star Trek e ensino de História: aprendendo sobre nazismo e holocausto com a série
title_full Star Trek e ensino de História: aprendendo sobre nazismo e holocausto com a série
title_fullStr Star Trek e ensino de História: aprendendo sobre nazismo e holocausto com a série
title_full_unstemmed Star Trek e ensino de História: aprendendo sobre nazismo e holocausto com a série
title_sort Star Trek e ensino de História: aprendendo sobre nazismo e holocausto com a série
author Freitas, Eduardo Pacheco
author_facet Freitas, Eduardo Pacheco
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Eduardo Pacheco
dc.subject.por.fl_str_mv História
Método de ensino
Ensino fundamental
Nazismo
Série de televisão
Star Trek
topic História
Método de ensino
Ensino fundamental
Nazismo
Série de televisão
Star Trek
description Este artigo tem como objetivo relatar experiência pedagógica realizada em turma de 9º ano da escola “X”, no ano letivo de 2018”. Na atividade, foi utilizada a série televisiva de ficção científica Star Trek (Jornada nas Estrelas) para o ensino de História. Atualmente, é fundamental que os professores busquem maneiras de tornar o ensino mais atrativo, e nesse contexto as séries de TV se revelam importantes ferramentas que auxiliam na leitura de mundo e interpretação histórica. Em especial, a série Star Trek em suas diversas encarnações, devido sua filosofia de tolerância e diversidade, permite ao professor de História problematizar períodos e eventos históricos a partir de alguns episódios com forte teor de crítica social, como é tradição na série. Assim, procuramos determinar a formação histórica de sentido de forma a desenvolver consciência histórica nos alunos, que tiveram como tarefa redigir um texto relacionando ficção e história. No caso apresentado neste artigo utilizamos o episódio “Padrões de Força” (Patterns of Force), da segunda temporada de Star Trek (1968) para ensinar o conteúdo “Nazismo e Genocídio Judeu”.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/153
10.55602/rlic.v6i2.197
url https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/153
identifier_str_mv 10.55602/rlic.v6i2.197
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/153/161
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
dc.source.none.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 6 n. 2 (2018); 43-53
2525-5754
2318-5252
reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
instname:Instituto Ivoti
instacron:IVOTI
instname_str Instituto Ivoti
instacron_str IVOTI
institution IVOTI
reponame_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
collection Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivoti
repository.mail.fl_str_mv ailim.schwambach@institutoivoti.com.br
_version_ 1806551359212748800