Políticas de formação de professores e o cotidiano escolar como espaço de reflexão coletiva e construção da prática docente: o caso do PIBID
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
Texto Completo: | https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/81 |
Resumo: | O presente artigo apresenta estudos sobre a formação de professores e a contribuição do Pibid no subprojeto dos anos iniciais do Ensino Fundamental na construção da prática docente em uma instituição de ensino superior. Para atingir os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa de natureza bibliográfica, com abordagem qualitativa. Quanto aos procedimentos, foi organizada uma pesquisa exploratório-descritiva, bem como a coleta de dados através de um questionário com questões abertas, aplicado a nove acadêmicas do curso de Pedagogia e bolsistas do Pibid do Curso de Pedagogia. O artigo destaca a necessidade do diálogo entre os processos formativos e o contexto das escolas públicas. A partir da pesquisa realizada, procuramos evidenciar como uma política pública pode trazer resultados positivos à formação inicial de professores. |
id |
IVOTI-1_904e322655612cb7479a8c42551e7b9a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/81 |
network_acronym_str |
IVOTI-1 |
network_name_str |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Políticas de formação de professores e o cotidiano escolar como espaço de reflexão coletiva e construção da prática docente: o caso do PIBIDFormação do professorEducaçãoProfissionalismoO presente artigo apresenta estudos sobre a formação de professores e a contribuição do Pibid no subprojeto dos anos iniciais do Ensino Fundamental na construção da prática docente em uma instituição de ensino superior. Para atingir os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa de natureza bibliográfica, com abordagem qualitativa. Quanto aos procedimentos, foi organizada uma pesquisa exploratório-descritiva, bem como a coleta de dados através de um questionário com questões abertas, aplicado a nove acadêmicas do curso de Pedagogia e bolsistas do Pibid do Curso de Pedagogia. O artigo destaca a necessidade do diálogo entre os processos formativos e o contexto das escolas públicas. A partir da pesquisa realizada, procuramos evidenciar como uma política pública pode trazer resultados positivos à formação inicial de professores.Faculdade Instituto Ivoti2015-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/8110.55602/rlic.v3i2.89Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 3 n. 2 (2015); 67-762525-57542318-5252reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)instname:Instituto Ivotiinstacron:IVOTIporhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/81/82https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Helena Fernandes daCaetano, Maria Raquel2024-06-06T20:50:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/81Revistahttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/PRIhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/oaiailim.schwambach@institutoivoti.com.br2525-57542318-5252opendoar:2024-06-06T20:50:54Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivotifalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Políticas de formação de professores e o cotidiano escolar como espaço de reflexão coletiva e construção da prática docente: o caso do PIBID |
title |
Políticas de formação de professores e o cotidiano escolar como espaço de reflexão coletiva e construção da prática docente: o caso do PIBID |
spellingShingle |
Políticas de formação de professores e o cotidiano escolar como espaço de reflexão coletiva e construção da prática docente: o caso do PIBID Silva, Helena Fernandes da Formação do professor Educação Profissionalismo |
title_short |
Políticas de formação de professores e o cotidiano escolar como espaço de reflexão coletiva e construção da prática docente: o caso do PIBID |
title_full |
Políticas de formação de professores e o cotidiano escolar como espaço de reflexão coletiva e construção da prática docente: o caso do PIBID |
title_fullStr |
Políticas de formação de professores e o cotidiano escolar como espaço de reflexão coletiva e construção da prática docente: o caso do PIBID |
title_full_unstemmed |
Políticas de formação de professores e o cotidiano escolar como espaço de reflexão coletiva e construção da prática docente: o caso do PIBID |
title_sort |
Políticas de formação de professores e o cotidiano escolar como espaço de reflexão coletiva e construção da prática docente: o caso do PIBID |
author |
Silva, Helena Fernandes da |
author_facet |
Silva, Helena Fernandes da Caetano, Maria Raquel |
author_role |
author |
author2 |
Caetano, Maria Raquel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Helena Fernandes da Caetano, Maria Raquel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação do professor Educação Profissionalismo |
topic |
Formação do professor Educação Profissionalismo |
description |
O presente artigo apresenta estudos sobre a formação de professores e a contribuição do Pibid no subprojeto dos anos iniciais do Ensino Fundamental na construção da prática docente em uma instituição de ensino superior. Para atingir os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa de natureza bibliográfica, com abordagem qualitativa. Quanto aos procedimentos, foi organizada uma pesquisa exploratório-descritiva, bem como a coleta de dados através de um questionário com questões abertas, aplicado a nove acadêmicas do curso de Pedagogia e bolsistas do Pibid do Curso de Pedagogia. O artigo destaca a necessidade do diálogo entre os processos formativos e o contexto das escolas públicas. A partir da pesquisa realizada, procuramos evidenciar como uma política pública pode trazer resultados positivos à formação inicial de professores. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/81 10.55602/rlic.v3i2.89 |
url |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/81 |
identifier_str_mv |
10.55602/rlic.v3i2.89 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/81/82 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Instituto Ivoti |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Instituto Ivoti |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 3 n. 2 (2015); 67-76 2525-5754 2318-5252 reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) instname:Instituto Ivoti instacron:IVOTI |
instname_str |
Instituto Ivoti |
instacron_str |
IVOTI |
institution |
IVOTI |
reponame_str |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
collection |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivoti |
repository.mail.fl_str_mv |
ailim.schwambach@institutoivoti.com.br |
_version_ |
1806551358858330112 |