Políticas de formação de professores e o cotidiano escolar como espaço de reflexão coletiva e construção da prática docente: o caso do PIBID

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Helena Fernandes da
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Caetano, Maria Raquel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
Texto Completo: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/81
Resumo: O presente artigo apresenta estudos sobre a formação de professores e a contribuição do Pibid no subprojeto dos anos iniciais do Ensino Fundamental na construção da prática docente em uma instituição de ensino superior. Para atingir os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa de natureza bibliográfica, com abordagem qualitativa. Quanto aos procedimentos, foi organizada uma pesquisa exploratório-descritiva, bem como a coleta de dados através de um questionário com questões abertas, aplicado a nove acadêmicas do curso de Pedagogia e bolsistas do Pibid do Curso de Pedagogia. O artigo destaca a necessidade do diálogo entre os processos formativos e o contexto das escolas públicas. A partir da pesquisa realizada, procuramos evidenciar como uma política pública pode trazer resultados positivos à formação inicial de professores.
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