Escola Nova: um novo rumo para a educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
Texto Completo: | https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/37 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta alguns dos fundamentos da tendência pedagógica da Escola Nova, refletindo sobre o contexto histórico do seu surgimento, o seu objetivo e as razões de seu desenvolvimento, assim como os principais idealizadores dessa teoria no Brasil. A Escola Nova percebe o aluno como sendo o centro do processo educativo e defende que a escola tem um papel integrador e representa a esperança de democratização da sociedade. Os pedagogos brasileiros que pesquisaram essa teoria formularam o importante documento do Manifesto dos Pioneiros da Educação. Nesse, defenderam o fortalecimento da escola pública, gratuita e laica. Foi esse Manifesto que impulsionou a criação de inúmeras escolas públicas no Brasil. |
id |
IVOTI-1_961419a0461d400c48507f90189e5d02 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37 |
network_acronym_str |
IVOTI-1 |
network_name_str |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Escola Nova: um novo rumo para a educaçãoEscola públicaEducaçãoTeoria escola novaManifesto dos pioneirosO presente trabalho apresenta alguns dos fundamentos da tendência pedagógica da Escola Nova, refletindo sobre o contexto histórico do seu surgimento, o seu objetivo e as razões de seu desenvolvimento, assim como os principais idealizadores dessa teoria no Brasil. A Escola Nova percebe o aluno como sendo o centro do processo educativo e defende que a escola tem um papel integrador e representa a esperança de democratização da sociedade. Os pedagogos brasileiros que pesquisaram essa teoria formularam o importante documento do Manifesto dos Pioneiros da Educação. Nesse, defenderam o fortalecimento da escola pública, gratuita e laica. Foi esse Manifesto que impulsionou a criação de inúmeras escolas públicas no Brasil.Faculdade Instituto Ivoti2014-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/3710.55602/rlic.v2i2.44Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 2 n. 2 (2014); 43-472525-57542318-5252reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)instname:Instituto Ivotiinstacron:IVOTIporhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/37/37https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPies, Marceli LuisaWachs, Manfredo Carlos2022-08-26T01:17:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37Revistahttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/PRIhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/oaiailim.schwambach@institutoivoti.com.br2525-57542318-5252opendoar:2022-08-26T01:17:21Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivotifalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escola Nova: um novo rumo para a educação |
title |
Escola Nova: um novo rumo para a educação |
spellingShingle |
Escola Nova: um novo rumo para a educação Pies, Marceli Luisa Escola pública Educação Teoria escola nova Manifesto dos pioneiros |
title_short |
Escola Nova: um novo rumo para a educação |
title_full |
Escola Nova: um novo rumo para a educação |
title_fullStr |
Escola Nova: um novo rumo para a educação |
title_full_unstemmed |
Escola Nova: um novo rumo para a educação |
title_sort |
Escola Nova: um novo rumo para a educação |
author |
Pies, Marceli Luisa |
author_facet |
Pies, Marceli Luisa Wachs, Manfredo Carlos |
author_role |
author |
author2 |
Wachs, Manfredo Carlos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pies, Marceli Luisa Wachs, Manfredo Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola pública Educação Teoria escola nova Manifesto dos pioneiros |
topic |
Escola pública Educação Teoria escola nova Manifesto dos pioneiros |
description |
O presente trabalho apresenta alguns dos fundamentos da tendência pedagógica da Escola Nova, refletindo sobre o contexto histórico do seu surgimento, o seu objetivo e as razões de seu desenvolvimento, assim como os principais idealizadores dessa teoria no Brasil. A Escola Nova percebe o aluno como sendo o centro do processo educativo e defende que a escola tem um papel integrador e representa a esperança de democratização da sociedade. Os pedagogos brasileiros que pesquisaram essa teoria formularam o importante documento do Manifesto dos Pioneiros da Educação. Nesse, defenderam o fortalecimento da escola pública, gratuita e laica. Foi esse Manifesto que impulsionou a criação de inúmeras escolas públicas no Brasil. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/37 10.55602/rlic.v2i2.44 |
url |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/37 |
identifier_str_mv |
10.55602/rlic.v2i2.44 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/37/37 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Instituto Ivoti |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Instituto Ivoti |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 2 n. 2 (2014); 43-47 2525-5754 2318-5252 reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) instname:Instituto Ivoti instacron:IVOTI |
instname_str |
Instituto Ivoti |
instacron_str |
IVOTI |
institution |
IVOTI |
reponame_str |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
collection |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivoti |
repository.mail.fl_str_mv |
ailim.schwambach@institutoivoti.com.br |
_version_ |
1806551358802755584 |