A heteronormatividade na escola e as identidades homossexuais docentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
Texto Completo: | https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/208 |
Resumo: | Analisa-se as diferentes identidades docentes homossexuais, no contexto escolar, refletindo sobre o cotidiano da docência. Busca-se compreender como ocorrem as relações de interação entre o corpo docente e discente, analisando se estes professores sofrem preconceito devido a sua identidade de gênero, bem como investigar as experiências destes, e sua aceitação no ambiente no qual atua. O estudo teve como recorte espacial, a região Metropolitana de Porto Alegre, e a partir das falas dos respondentes, se realizou uma análise sobre os elementos que constituem o universo social e cultural, no qual estão inseridos a escola, os docentes e os discentes e no qual ainda prevalece a visão de uma sociedade que prioriza a heteronormatividade. Analisar as vivências destes docentes, por meio das entrevistas, possibilitou repensar o quanto é importante trazer esta temática nas escolas. Abordar esses discursos, no contexto escolar, é fundamental para que se possa atacar, de frente, o preconceito, cessar as piadas maldosas e a utilização de adjetivos absolutamente depreciativos, como bicha, viado, frango, marica ou baitola, e reconhecer que estes sujeitos têm direitos e que precisam ser respeitados, numa relação de equidade. Evidencia-se, através da pesquisa, a importância que a escola exerce, diante destas questões, ou seja, é necessário que busque trabalhar e dar visibilidade à diversidade. É preciso fortalecer as propostas de educação, para o respeito à diversidade, no ambiente escolar, criando condições e estratégias adequadas para esse exercício. Trazer essa contextualização para o ambiente escolar, contribui para a diminuição das diferenças, mostrando que cada ser é único e singular. Não basta somente estabelecer diálogos entre os diferentes, é necessário mudar estruturas, capazes de enfrentar a desigualdade e a injustiça, quanto à questão de gênero e sexualidade. |
id |
IVOTI-1_ad1f65ec5646d066703f9706c6a61dba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/208 |
network_acronym_str |
IVOTI-1 |
network_name_str |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A heteronormatividade na escola e as identidades homossexuais docentesHomossexualidadeProfessorContexto escolarEducaçãoAnalisa-se as diferentes identidades docentes homossexuais, no contexto escolar, refletindo sobre o cotidiano da docência. Busca-se compreender como ocorrem as relações de interação entre o corpo docente e discente, analisando se estes professores sofrem preconceito devido a sua identidade de gênero, bem como investigar as experiências destes, e sua aceitação no ambiente no qual atua. O estudo teve como recorte espacial, a região Metropolitana de Porto Alegre, e a partir das falas dos respondentes, se realizou uma análise sobre os elementos que constituem o universo social e cultural, no qual estão inseridos a escola, os docentes e os discentes e no qual ainda prevalece a visão de uma sociedade que prioriza a heteronormatividade. Analisar as vivências destes docentes, por meio das entrevistas, possibilitou repensar o quanto é importante trazer esta temática nas escolas. Abordar esses discursos, no contexto escolar, é fundamental para que se possa atacar, de frente, o preconceito, cessar as piadas maldosas e a utilização de adjetivos absolutamente depreciativos, como bicha, viado, frango, marica ou baitola, e reconhecer que estes sujeitos têm direitos e que precisam ser respeitados, numa relação de equidade. Evidencia-se, através da pesquisa, a importância que a escola exerce, diante destas questões, ou seja, é necessário que busque trabalhar e dar visibilidade à diversidade. É preciso fortalecer as propostas de educação, para o respeito à diversidade, no ambiente escolar, criando condições e estratégias adequadas para esse exercício. Trazer essa contextualização para o ambiente escolar, contribui para a diminuição das diferenças, mostrando que cada ser é único e singular. Não basta somente estabelecer diálogos entre os diferentes, é necessário mudar estruturas, capazes de enfrentar a desigualdade e a injustiça, quanto à questão de gênero e sexualidade.Faculdade Instituto Ivoti2022-07-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/20810.55602/rlic.v10i1.208Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 10 n. 1 (2022); 51-602525-57542318-5252reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)instname:Instituto Ivotiinstacron:IVOTIporhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/208/216Copyright (c) 2022 Vanessa Daniela Weber, Ailim Schwambach, Daniel Luciano Gevehrhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessWeber, Vanessa DanielaGevehr, Daniel LucianoSchwambach, Ailim2022-08-26T14:05:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/208Revistahttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/PRIhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/oaiailim.schwambach@institutoivoti.com.br2525-57542318-5252opendoar:2022-08-26T14:05:14Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivotifalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A heteronormatividade na escola e as identidades homossexuais docentes |
title |
A heteronormatividade na escola e as identidades homossexuais docentes |
spellingShingle |
A heteronormatividade na escola e as identidades homossexuais docentes Weber, Vanessa Daniela Homossexualidade Professor Contexto escolar Educação |
title_short |
A heteronormatividade na escola e as identidades homossexuais docentes |
title_full |
A heteronormatividade na escola e as identidades homossexuais docentes |
title_fullStr |
A heteronormatividade na escola e as identidades homossexuais docentes |
title_full_unstemmed |
A heteronormatividade na escola e as identidades homossexuais docentes |
title_sort |
A heteronormatividade na escola e as identidades homossexuais docentes |
author |
Weber, Vanessa Daniela |
author_facet |
Weber, Vanessa Daniela Gevehr, Daniel Luciano Schwambach, Ailim |
author_role |
author |
author2 |
Gevehr, Daniel Luciano Schwambach, Ailim |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Weber, Vanessa Daniela Gevehr, Daniel Luciano Schwambach, Ailim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Homossexualidade Professor Contexto escolar Educação |
topic |
Homossexualidade Professor Contexto escolar Educação |
description |
Analisa-se as diferentes identidades docentes homossexuais, no contexto escolar, refletindo sobre o cotidiano da docência. Busca-se compreender como ocorrem as relações de interação entre o corpo docente e discente, analisando se estes professores sofrem preconceito devido a sua identidade de gênero, bem como investigar as experiências destes, e sua aceitação no ambiente no qual atua. O estudo teve como recorte espacial, a região Metropolitana de Porto Alegre, e a partir das falas dos respondentes, se realizou uma análise sobre os elementos que constituem o universo social e cultural, no qual estão inseridos a escola, os docentes e os discentes e no qual ainda prevalece a visão de uma sociedade que prioriza a heteronormatividade. Analisar as vivências destes docentes, por meio das entrevistas, possibilitou repensar o quanto é importante trazer esta temática nas escolas. Abordar esses discursos, no contexto escolar, é fundamental para que se possa atacar, de frente, o preconceito, cessar as piadas maldosas e a utilização de adjetivos absolutamente depreciativos, como bicha, viado, frango, marica ou baitola, e reconhecer que estes sujeitos têm direitos e que precisam ser respeitados, numa relação de equidade. Evidencia-se, através da pesquisa, a importância que a escola exerce, diante destas questões, ou seja, é necessário que busque trabalhar e dar visibilidade à diversidade. É preciso fortalecer as propostas de educação, para o respeito à diversidade, no ambiente escolar, criando condições e estratégias adequadas para esse exercício. Trazer essa contextualização para o ambiente escolar, contribui para a diminuição das diferenças, mostrando que cada ser é único e singular. Não basta somente estabelecer diálogos entre os diferentes, é necessário mudar estruturas, capazes de enfrentar a desigualdade e a injustiça, quanto à questão de gênero e sexualidade. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/208 10.55602/rlic.v10i1.208 |
url |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/208 |
identifier_str_mv |
10.55602/rlic.v10i1.208 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/208/216 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Vanessa Daniela Weber, Ailim Schwambach, Daniel Luciano Gevehr https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Vanessa Daniela Weber, Ailim Schwambach, Daniel Luciano Gevehr https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Instituto Ivoti |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Instituto Ivoti |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 10 n. 1 (2022); 51-60 2525-5754 2318-5252 reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) instname:Instituto Ivoti instacron:IVOTI |
instname_str |
Instituto Ivoti |
instacron_str |
IVOTI |
institution |
IVOTI |
reponame_str |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
collection |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivoti |
repository.mail.fl_str_mv |
ailim.schwambach@institutoivoti.com.br |
_version_ |
1806551359528370176 |