Igualdade de direitos ou heteronormatividade? : professores e professoras diante da homossexualidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bassalo, Lucélia de Moraes Braga
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Weller, Wivian
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/38564
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.14305.021
https://orcid.org/0000-0002-0412-6052
https://orcid.org/0000-0003-1450-2004
Resumo: No cotidiano da escola, professores e professoras encontram-se diante de questões sobre as quais não tiveram oportunidade de refletir ou estudar mais detidamente. Entre outros, a homossexualidade é um tema que os/as desafia, especialmente quando são forçados/as a refletir de forma mais ativa a partir de imagens e de filmes e não apenas por meio da leitura de produções teóricas. Assim sendo, este artigo analisa posicionamentos em torno da homossexualidade registrados em um fórum de discussão online por professores e professoras da Educação Básica do Distrito Federal no âmbito de um curso de formação continuada. Em linhas gerais, observou-se que a heteronormatividade é tomada como uma matriz que se organiza de modo binário e assimétrico, com efeito regulador e uniformizador do meio social e que produz estigmatização. A análise dos registros, realizada com base no Método Documentário, revelou ainda a existência de três tipos de orientação distintos em relação à homossexualidade no universo dos 140 professores e professoras que participaram da formação: negação, revisão das suas posições e defesa da homosexualidade. Essas orientações distintas revelam o peso da heteronormatividade na construção de uma educação que busca defender a igualdade de direitos.
id UNB_ded6dd99115e3bf208ba16a7cc7fd5d1
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/38564
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Igualdade de direitos ou heteronormatividade? : professores e professoras diante da homossexualidadeHeteronormatividadeHomossexualidadeHomofobia - escolasIgualdadeDiversidade na educaçãoProfessores - educação permanenteProfessoras - educação permanenteNo cotidiano da escola, professores e professoras encontram-se diante de questões sobre as quais não tiveram oportunidade de refletir ou estudar mais detidamente. Entre outros, a homossexualidade é um tema que os/as desafia, especialmente quando são forçados/as a refletir de forma mais ativa a partir de imagens e de filmes e não apenas por meio da leitura de produções teóricas. Assim sendo, este artigo analisa posicionamentos em torno da homossexualidade registrados em um fórum de discussão online por professores e professoras da Educação Básica do Distrito Federal no âmbito de um curso de formação continuada. Em linhas gerais, observou-se que a heteronormatividade é tomada como uma matriz que se organiza de modo binário e assimétrico, com efeito regulador e uniformizador do meio social e que produz estigmatização. A análise dos registros, realizada com base no Método Documentário, revelou ainda a existência de três tipos de orientação distintos em relação à homossexualidade no universo dos 140 professores e professoras que participaram da formação: negação, revisão das suas posições e defesa da homosexualidade. Essas orientações distintas revelam o peso da heteronormatividade na construção de uma educação que busca defender a igualdade de direitos.In daily school life, teachers face issues they do not have the opportunity to reflect upon or study more intensively. Among those, homosexuality is a topic that challenges them, especially when they are forced to reflect more actively through images and movies and not just through reading theoretical productions. Thus, this paper analyzes positions on homosexuality registered in an online discussion forum by schoolteachers of the Basic Education of the Federal District, Brazil, in the context of an in-service training course. In general, it was observed that heteronormativity is taken as a matrix that is organized in a binary and asymmetric way, with regulatory and uniformizing effect of the social environment and that produces stigmatization. The analysis of the records, based on the Documentary Method, also revealed the existence of three different types of orientation regarding homosexuality among the 140 teachers who participated in the in-service training: denial, review of their positions and defense of homosexuality. These distinct orientations reveal the weight of heteronormativity in the construction of an education that seeks to defend equality of rights.En el cotidiano de la escuela, profesores y profesoras se encuentran delante de cuestiones sobre las cuales no tuvieron la oportunidad de reflexionar o estudiar más detenidamente. Entre otros, la homosexualidad es un tema que los/las desafía, especialmente cuando se ven obligados/as a reflexionar de forma más activa a partir de imágenes y de películas y no sólo por medio de la lectura de producciones teóricas. Siendo así, este artículo analiza los posicionamientos sobre la homosexualidad registrados en un foro de discusión en línea por profesores y profesoras de la Educación Básica de Distrito Federal, Brasil, en el ámbito de un curso de educación continua. En términos generales, se observó que la heteronormatividad es tomada como una matriz que se organiza de modo binario y asimétrico, con efecto regulador y uniformizador del entorno social y que produce estigmatización. El análisis de los registros, realizado con base en el Método Documental, reveló aún la existencia de tres tipos distintos de orientación con respecto a la homosexualidad en el universo de 140 profesores y profesoras que participaron en la formación: negación, revisión de sus posiciones y defensa de la homosexualidad. Estas orientaciones distintas revelan el peso de la heteronormatividad en la construcción de una educación que busca defender la igualdad de derechos.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Universidade Estadual de Ponta Grossa2020-06-30T18:57:46Z2020-06-30T18:57:46Z2019-12-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBASSALO, Lucélia de Moraes Braga; WELLER, Wivian. Igualdade de direitos ou heteronormatividade?: professores e professoras diante da homossexualidade. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, e2014305, p. 1-18, 2020. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.14305.021. Disponível em: https://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa.https://repositorio.unb.br/handle/10482/38564https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.14305.021https://orcid.org/0000-0002-0412-6052https://orcid.org/0000-0003-1450-2004Práxis Educativa - (CC BY) - Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: https://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/14305. Acesso em: 30 jun. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessBassalo, Lucélia de Moraes BragaWeller, Wivianporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-17T18:32:21Zoai:repositorio.unb.br:10482/38564Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-17T18:32:21Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Igualdade de direitos ou heteronormatividade? : professores e professoras diante da homossexualidade
title Igualdade de direitos ou heteronormatividade? : professores e professoras diante da homossexualidade
spellingShingle Igualdade de direitos ou heteronormatividade? : professores e professoras diante da homossexualidade
Bassalo, Lucélia de Moraes Braga
Heteronormatividade
Homossexualidade
Homofobia - escolas
Igualdade
Diversidade na educação
Professores - educação permanente
Professoras - educação permanente
title_short Igualdade de direitos ou heteronormatividade? : professores e professoras diante da homossexualidade
title_full Igualdade de direitos ou heteronormatividade? : professores e professoras diante da homossexualidade
title_fullStr Igualdade de direitos ou heteronormatividade? : professores e professoras diante da homossexualidade
title_full_unstemmed Igualdade de direitos ou heteronormatividade? : professores e professoras diante da homossexualidade
title_sort Igualdade de direitos ou heteronormatividade? : professores e professoras diante da homossexualidade
author Bassalo, Lucélia de Moraes Braga
author_facet Bassalo, Lucélia de Moraes Braga
Weller, Wivian
author_role author
author2 Weller, Wivian
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bassalo, Lucélia de Moraes Braga
Weller, Wivian
dc.subject.por.fl_str_mv Heteronormatividade
Homossexualidade
Homofobia - escolas
Igualdade
Diversidade na educação
Professores - educação permanente
Professoras - educação permanente
topic Heteronormatividade
Homossexualidade
Homofobia - escolas
Igualdade
Diversidade na educação
Professores - educação permanente
Professoras - educação permanente
description No cotidiano da escola, professores e professoras encontram-se diante de questões sobre as quais não tiveram oportunidade de refletir ou estudar mais detidamente. Entre outros, a homossexualidade é um tema que os/as desafia, especialmente quando são forçados/as a refletir de forma mais ativa a partir de imagens e de filmes e não apenas por meio da leitura de produções teóricas. Assim sendo, este artigo analisa posicionamentos em torno da homossexualidade registrados em um fórum de discussão online por professores e professoras da Educação Básica do Distrito Federal no âmbito de um curso de formação continuada. Em linhas gerais, observou-se que a heteronormatividade é tomada como uma matriz que se organiza de modo binário e assimétrico, com efeito regulador e uniformizador do meio social e que produz estigmatização. A análise dos registros, realizada com base no Método Documentário, revelou ainda a existência de três tipos de orientação distintos em relação à homossexualidade no universo dos 140 professores e professoras que participaram da formação: negação, revisão das suas posições e defesa da homosexualidade. Essas orientações distintas revelam o peso da heteronormatividade na construção de uma educação que busca defender a igualdade de direitos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-27
2020-06-30T18:57:46Z
2020-06-30T18:57:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BASSALO, Lucélia de Moraes Braga; WELLER, Wivian. Igualdade de direitos ou heteronormatividade?: professores e professoras diante da homossexualidade. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, e2014305, p. 1-18, 2020. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.14305.021. Disponível em: https://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/38564
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.14305.021
https://orcid.org/0000-0002-0412-6052
https://orcid.org/0000-0003-1450-2004
identifier_str_mv BASSALO, Lucélia de Moraes Braga; WELLER, Wivian. Igualdade de direitos ou heteronormatividade?: professores e professoras diante da homossexualidade. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, e2014305, p. 1-18, 2020. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.14305.021. Disponível em: https://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/38564
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.14305.021
https://orcid.org/0000-0002-0412-6052
https://orcid.org/0000-0003-1450-2004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Universidade Estadual de Ponta Grossa
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Universidade Estadual de Ponta Grossa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508261032853504