As contribuições do PIBID no processo de aprendizagem dos estudantes do 1 0 ao 3 0 anos dos anos iniciais do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barella, Roseli dos Santos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
Texto Completo: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/46
Resumo: O presente artigo aborda questões referentes à prática do professor e os diferentes olhares que esse necessita ter em relação ao processo de ensino e aprendizagem do estudante, tendo como base as experiências obtidas pelos estudantes do curso de Pedagogia, licenciatura do ISEI (Instituto Superior de Educação Ivoti), participantes do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), durante as práticas realizadas nas turmas de anos iniciais nas escolas selecionadas pelo programa. Além disso, destaca questões referentes à Resolução do CNE/ CEB Nº 07/ 2010, a qual estabelece que os três primeiros anos do Ensino Fundamental serão organizados em um único ciclo, não podendo haver reprovação. A partir desses aspectos, reflete-se sobre as contribuições da prática dos professores “Pibidianos” nos processos de ensino e aprendizagem dos alunos matriculados nesse ciclo.
id IVOTI-1_c13be91cdc8ed7c41c0882af1bca37e0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/46
network_acronym_str IVOTI-1
network_name_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository_id_str
spelling As contribuições do PIBID no processo de aprendizagem dos estudantes do 1 0 ao 3 0 anos dos anos iniciais do Ensino FundamentalPIBIDP´rática docenteEducaçãoCiclo sequencialO presente artigo aborda questões referentes à prática do professor e os diferentes olhares que esse necessita ter em relação ao processo de ensino e aprendizagem do estudante, tendo como base as experiências obtidas pelos estudantes do curso de Pedagogia, licenciatura do ISEI (Instituto Superior de Educação Ivoti), participantes do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), durante as práticas realizadas nas turmas de anos iniciais nas escolas selecionadas pelo programa. Além disso, destaca questões referentes à Resolução do CNE/ CEB Nº 07/ 2010, a qual estabelece que os três primeiros anos do Ensino Fundamental serão organizados em um único ciclo, não podendo haver reprovação. A partir desses aspectos, reflete-se sobre as contribuições da prática dos professores “Pibidianos” nos processos de ensino e aprendizagem dos alunos matriculados nesse ciclo.Faculdade Instituto Ivoti2014-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/4610.55602/rlic.v2i2.54Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 2 n. 2 (2014); 108-1122525-57542318-5252reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)instname:Instituto Ivotiinstacron:IVOTIporhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/46/46https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarella, Roseli dos Santos2022-08-26T01:16:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/46Revistahttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/PRIhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/oaiailim.schwambach@institutoivoti.com.br2525-57542318-5252opendoar:2022-08-26T01:16:56Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivotifalse
dc.title.none.fl_str_mv As contribuições do PIBID no processo de aprendizagem dos estudantes do 1 0 ao 3 0 anos dos anos iniciais do Ensino Fundamental
title As contribuições do PIBID no processo de aprendizagem dos estudantes do 1 0 ao 3 0 anos dos anos iniciais do Ensino Fundamental
spellingShingle As contribuições do PIBID no processo de aprendizagem dos estudantes do 1 0 ao 3 0 anos dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Barella, Roseli dos Santos
PIBID
P´rática docente
Educação
Ciclo sequencial
title_short As contribuições do PIBID no processo de aprendizagem dos estudantes do 1 0 ao 3 0 anos dos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_full As contribuições do PIBID no processo de aprendizagem dos estudantes do 1 0 ao 3 0 anos dos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_fullStr As contribuições do PIBID no processo de aprendizagem dos estudantes do 1 0 ao 3 0 anos dos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed As contribuições do PIBID no processo de aprendizagem dos estudantes do 1 0 ao 3 0 anos dos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_sort As contribuições do PIBID no processo de aprendizagem dos estudantes do 1 0 ao 3 0 anos dos anos iniciais do Ensino Fundamental
author Barella, Roseli dos Santos
author_facet Barella, Roseli dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barella, Roseli dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv PIBID
P´rática docente
Educação
Ciclo sequencial
topic PIBID
P´rática docente
Educação
Ciclo sequencial
description O presente artigo aborda questões referentes à prática do professor e os diferentes olhares que esse necessita ter em relação ao processo de ensino e aprendizagem do estudante, tendo como base as experiências obtidas pelos estudantes do curso de Pedagogia, licenciatura do ISEI (Instituto Superior de Educação Ivoti), participantes do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), durante as práticas realizadas nas turmas de anos iniciais nas escolas selecionadas pelo programa. Além disso, destaca questões referentes à Resolução do CNE/ CEB Nº 07/ 2010, a qual estabelece que os três primeiros anos do Ensino Fundamental serão organizados em um único ciclo, não podendo haver reprovação. A partir desses aspectos, reflete-se sobre as contribuições da prática dos professores “Pibidianos” nos processos de ensino e aprendizagem dos alunos matriculados nesse ciclo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/46
10.55602/rlic.v2i2.54
url https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/46
identifier_str_mv 10.55602/rlic.v2i2.54
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/46/46
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
dc.source.none.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 2 n. 2 (2014); 108-112
2525-5754
2318-5252
reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
instname:Instituto Ivoti
instacron:IVOTI
instname_str Instituto Ivoti
instacron_str IVOTI
institution IVOTI
reponame_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
collection Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivoti
repository.mail.fl_str_mv ailim.schwambach@institutoivoti.com.br
_version_ 1806551358814289920