As contribuições do PIBID no processo de aprendizagem dos estudantes do 1 0 ao 3 0 anos dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
Texto Completo: | https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/46 |
Resumo: | O presente artigo aborda questões referentes à prática do professor e os diferentes olhares que esse necessita ter em relação ao processo de ensino e aprendizagem do estudante, tendo como base as experiências obtidas pelos estudantes do curso de Pedagogia, licenciatura do ISEI (Instituto Superior de Educação Ivoti), participantes do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), durante as práticas realizadas nas turmas de anos iniciais nas escolas selecionadas pelo programa. Além disso, destaca questões referentes à Resolução do CNE/ CEB Nº 07/ 2010, a qual estabelece que os três primeiros anos do Ensino Fundamental serão organizados em um único ciclo, não podendo haver reprovação. A partir desses aspectos, reflete-se sobre as contribuições da prática dos professores “Pibidianos” nos processos de ensino e aprendizagem dos alunos matriculados nesse ciclo. |
id |
IVOTI-1_c13be91cdc8ed7c41c0882af1bca37e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/46 |
network_acronym_str |
IVOTI-1 |
network_name_str |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
As contribuições do PIBID no processo de aprendizagem dos estudantes do 1 0 ao 3 0 anos dos anos iniciais do Ensino FundamentalPIBIDP´rática docenteEducaçãoCiclo sequencialO presente artigo aborda questões referentes à prática do professor e os diferentes olhares que esse necessita ter em relação ao processo de ensino e aprendizagem do estudante, tendo como base as experiências obtidas pelos estudantes do curso de Pedagogia, licenciatura do ISEI (Instituto Superior de Educação Ivoti), participantes do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), durante as práticas realizadas nas turmas de anos iniciais nas escolas selecionadas pelo programa. Além disso, destaca questões referentes à Resolução do CNE/ CEB Nº 07/ 2010, a qual estabelece que os três primeiros anos do Ensino Fundamental serão organizados em um único ciclo, não podendo haver reprovação. A partir desses aspectos, reflete-se sobre as contribuições da prática dos professores “Pibidianos” nos processos de ensino e aprendizagem dos alunos matriculados nesse ciclo.Faculdade Instituto Ivoti2014-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/4610.55602/rlic.v2i2.54Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 2 n. 2 (2014); 108-1122525-57542318-5252reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)instname:Instituto Ivotiinstacron:IVOTIporhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/46/46https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarella, Roseli dos Santos2022-08-26T01:16:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/46Revistahttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/PRIhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/oaiailim.schwambach@institutoivoti.com.br2525-57542318-5252opendoar:2022-08-26T01:16:56Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivotifalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As contribuições do PIBID no processo de aprendizagem dos estudantes do 1 0 ao 3 0 anos dos anos iniciais do Ensino Fundamental |
title |
As contribuições do PIBID no processo de aprendizagem dos estudantes do 1 0 ao 3 0 anos dos anos iniciais do Ensino Fundamental |
spellingShingle |
As contribuições do PIBID no processo de aprendizagem dos estudantes do 1 0 ao 3 0 anos dos anos iniciais do Ensino Fundamental Barella, Roseli dos Santos PIBID P´rática docente Educação Ciclo sequencial |
title_short |
As contribuições do PIBID no processo de aprendizagem dos estudantes do 1 0 ao 3 0 anos dos anos iniciais do Ensino Fundamental |
title_full |
As contribuições do PIBID no processo de aprendizagem dos estudantes do 1 0 ao 3 0 anos dos anos iniciais do Ensino Fundamental |
title_fullStr |
As contribuições do PIBID no processo de aprendizagem dos estudantes do 1 0 ao 3 0 anos dos anos iniciais do Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
As contribuições do PIBID no processo de aprendizagem dos estudantes do 1 0 ao 3 0 anos dos anos iniciais do Ensino Fundamental |
title_sort |
As contribuições do PIBID no processo de aprendizagem dos estudantes do 1 0 ao 3 0 anos dos anos iniciais do Ensino Fundamental |
author |
Barella, Roseli dos Santos |
author_facet |
Barella, Roseli dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barella, Roseli dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PIBID P´rática docente Educação Ciclo sequencial |
topic |
PIBID P´rática docente Educação Ciclo sequencial |
description |
O presente artigo aborda questões referentes à prática do professor e os diferentes olhares que esse necessita ter em relação ao processo de ensino e aprendizagem do estudante, tendo como base as experiências obtidas pelos estudantes do curso de Pedagogia, licenciatura do ISEI (Instituto Superior de Educação Ivoti), participantes do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), durante as práticas realizadas nas turmas de anos iniciais nas escolas selecionadas pelo programa. Além disso, destaca questões referentes à Resolução do CNE/ CEB Nº 07/ 2010, a qual estabelece que os três primeiros anos do Ensino Fundamental serão organizados em um único ciclo, não podendo haver reprovação. A partir desses aspectos, reflete-se sobre as contribuições da prática dos professores “Pibidianos” nos processos de ensino e aprendizagem dos alunos matriculados nesse ciclo. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/46 10.55602/rlic.v2i2.54 |
url |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/46 |
identifier_str_mv |
10.55602/rlic.v2i2.54 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/46/46 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Instituto Ivoti |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Instituto Ivoti |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 2 n. 2 (2014); 108-112 2525-5754 2318-5252 reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) instname:Instituto Ivoti instacron:IVOTI |
instname_str |
Instituto Ivoti |
instacron_str |
IVOTI |
institution |
IVOTI |
reponame_str |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
collection |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivoti |
repository.mail.fl_str_mv |
ailim.schwambach@institutoivoti.com.br |
_version_ |
1806551358814289920 |