FORMAÇÃO PARA A AUTONOMIA E EMANCIPAÇÃO NO ÂMBITO DAS PRÁTICAS CORPORAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Furtado, Renan Santos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Monteiro , Elane Cristina Pinheiro, Bezerra, Harrison de Souza, Monteiro, Fernada Yully dos Santos, Reis , Saulo Viana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1739
Resumo: O presente estudo tematiza os conceitos de autonomia e emancipação em Theodor Adorno e Paulo Freire, com vistas a pensar a educação escolar e as possibilidades de formação de sujeitos autônomos e emancipados no âmbito das práticas corporais. Em termos de objetivo, o estudo pretende discutir o que significa formar o sujeito autônomo e emancipado no âmbito das práticas corporais na contemporaneidade. Aponta que os desafios para uma formação autônoma e emancipada no âmbito das práticas corporais da cultura corporal de movimento perpassam pelo enfretamento e consideração de desafios como: a instabilidade legislativa da Educação Física na escola brasileira; a questão da complexidade do objeto de estudo da disciplina e a tensão permanente entre escola e realidade social para a reflexão sobre as práticas corporais na sociedade contemporânea.
id UNIVASF-1_b43634baaeabeeffc4a4b7d74175d619
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1739
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO PARA A AUTONOMIA E EMANCIPAÇÃO NO ÂMBITO DAS PRÁTICAS CORPORAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAREmancipaçãoP´raticas corporaisEducação Física escolarAutonomiaO presente estudo tematiza os conceitos de autonomia e emancipação em Theodor Adorno e Paulo Freire, com vistas a pensar a educação escolar e as possibilidades de formação de sujeitos autônomos e emancipados no âmbito das práticas corporais. Em termos de objetivo, o estudo pretende discutir o que significa formar o sujeito autônomo e emancipado no âmbito das práticas corporais na contemporaneidade. Aponta que os desafios para uma formação autônoma e emancipada no âmbito das práticas corporais da cultura corporal de movimento perpassam pelo enfretamento e consideração de desafios como: a instabilidade legislativa da Educação Física na escola brasileira; a questão da complexidade do objeto de estudo da disciplina e a tensão permanente entre escola e realidade social para a reflexão sobre as práticas corporais na sociedade contemporânea.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2022-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1739Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 12 n. 28 (2022): Edição Regular e Dossiê Ensino Remoto Emergencial e Saúde Mental nas Universidades Brasileiras; 276-3052177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1739/1646https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1739/1314Copyright (c) 2022 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelineshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFurtado, Renan SantosMonteiro , Elane Cristina Pinheiro Bezerra, Harrison de Souza Monteiro, Fernada Yully dos Santos Reis , Saulo Viana 2024-01-15T19:23:39Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1739Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2024-01-15T19:23:39Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO PARA A AUTONOMIA E EMANCIPAÇÃO NO ÂMBITO DAS PRÁTICAS CORPORAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
title FORMAÇÃO PARA A AUTONOMIA E EMANCIPAÇÃO NO ÂMBITO DAS PRÁTICAS CORPORAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
spellingShingle FORMAÇÃO PARA A AUTONOMIA E EMANCIPAÇÃO NO ÂMBITO DAS PRÁTICAS CORPORAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Furtado, Renan Santos
Emancipação
P´raticas corporais
Educação Física escolar
Autonomia
title_short FORMAÇÃO PARA A AUTONOMIA E EMANCIPAÇÃO NO ÂMBITO DAS PRÁTICAS CORPORAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
title_full FORMAÇÃO PARA A AUTONOMIA E EMANCIPAÇÃO NO ÂMBITO DAS PRÁTICAS CORPORAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
title_fullStr FORMAÇÃO PARA A AUTONOMIA E EMANCIPAÇÃO NO ÂMBITO DAS PRÁTICAS CORPORAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
title_full_unstemmed FORMAÇÃO PARA A AUTONOMIA E EMANCIPAÇÃO NO ÂMBITO DAS PRÁTICAS CORPORAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
title_sort FORMAÇÃO PARA A AUTONOMIA E EMANCIPAÇÃO NO ÂMBITO DAS PRÁTICAS CORPORAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
author Furtado, Renan Santos
author_facet Furtado, Renan Santos
Monteiro , Elane Cristina Pinheiro
Bezerra, Harrison de Souza
Monteiro, Fernada Yully dos Santos
Reis , Saulo Viana
author_role author
author2 Monteiro , Elane Cristina Pinheiro
Bezerra, Harrison de Souza
Monteiro, Fernada Yully dos Santos
Reis , Saulo Viana
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Furtado, Renan Santos
Monteiro , Elane Cristina Pinheiro
Bezerra, Harrison de Souza
Monteiro, Fernada Yully dos Santos
Reis , Saulo Viana
dc.subject.por.fl_str_mv Emancipação
P´raticas corporais
Educação Física escolar
Autonomia
topic Emancipação
P´raticas corporais
Educação Física escolar
Autonomia
description O presente estudo tematiza os conceitos de autonomia e emancipação em Theodor Adorno e Paulo Freire, com vistas a pensar a educação escolar e as possibilidades de formação de sujeitos autônomos e emancipados no âmbito das práticas corporais. Em termos de objetivo, o estudo pretende discutir o que significa formar o sujeito autônomo e emancipado no âmbito das práticas corporais na contemporaneidade. Aponta que os desafios para uma formação autônoma e emancipada no âmbito das práticas corporais da cultura corporal de movimento perpassam pelo enfretamento e consideração de desafios como: a instabilidade legislativa da Educação Física na escola brasileira; a questão da complexidade do objeto de estudo da disciplina e a tensão permanente entre escola e realidade social para a reflexão sobre as práticas corporais na sociedade contemporânea.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1739
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1739
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1739/1646
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1739/1314
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 12 n. 28 (2022): Edição Regular e Dossiê Ensino Remoto Emergencial e Saúde Mental nas Universidades Brasileiras; 276-305
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220486879150080