A infância na contemporaneidade e a construção dos saberes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Ana Paula
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Souza, José Edimar de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
Texto Completo: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/119
Resumo: O estudo bibliográfico trata do contexto educacional, histórico, político e social da infância na contemporaneidade por meio de estudos teóricos abrangendo o tema proposto. O objetivo do estudo é tornar viável uma educação infantil cujos saberes infantis são projetados nas relações professor-aluno, escola-comunidade e políticas públicas. Averiguar uma infância sustentando os argumentos em autores como Gadotti (2007), Redin (2004; 2008), Larrosa (1997; 1999; 2002), Freire (1996; 2008), Tardif (2012) e outros estudiosos. Valendo-se da metodologia de análise bibliográfica, o estudo indica que, em muitos casos, o saber dos alunos evidenciado em situações cotidianas escolares não é utilizado com frequência no planejamento pedagógico dos professores.
id IVOTI-1_dc58e1afc81282aba6d588e06d341c09
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/119
network_acronym_str IVOTI-1
network_name_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository_id_str
spelling A infância na contemporaneidade e a construção dos saberesInfânciaEducadorEducação InfantilPlanejamento pedagógicoConteporaneidade O estudo bibliográfico trata do contexto educacional, histórico, político e social da infância na contemporaneidade por meio de estudos teóricos abrangendo o tema proposto. O objetivo do estudo é tornar viável uma educação infantil cujos saberes infantis são projetados nas relações professor-aluno, escola-comunidade e políticas públicas. Averiguar uma infância sustentando os argumentos em autores como Gadotti (2007), Redin (2004; 2008), Larrosa (1997; 1999; 2002), Freire (1996; 2008), Tardif (2012) e outros estudiosos. Valendo-se da metodologia de análise bibliográfica, o estudo indica que, em muitos casos, o saber dos alunos evidenciado em situações cotidianas escolares não é utilizado com frequência no planejamento pedagógico dos professores. Faculdade Instituto Ivoti2017-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/11910.55602/rlic.v5i1.144Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 5 n. 1 (2017); 65-712525-57542318-5252reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)instname:Instituto Ivotiinstacron:IVOTIporhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/119/122https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilveira, Ana PaulaSouza, José Edimar de2024-06-06T20:51:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/119Revistahttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/PRIhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/oaiailim.schwambach@institutoivoti.com.br2525-57542318-5252opendoar:2024-06-06T20:51:15Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivotifalse
dc.title.none.fl_str_mv A infância na contemporaneidade e a construção dos saberes
title A infância na contemporaneidade e a construção dos saberes
spellingShingle A infância na contemporaneidade e a construção dos saberes
Silveira, Ana Paula
Infância
Educador
Educação Infantil
Planejamento pedagógico
Conteporaneidade
title_short A infância na contemporaneidade e a construção dos saberes
title_full A infância na contemporaneidade e a construção dos saberes
title_fullStr A infância na contemporaneidade e a construção dos saberes
title_full_unstemmed A infância na contemporaneidade e a construção dos saberes
title_sort A infância na contemporaneidade e a construção dos saberes
author Silveira, Ana Paula
author_facet Silveira, Ana Paula
Souza, José Edimar de
author_role author
author2 Souza, José Edimar de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Ana Paula
Souza, José Edimar de
dc.subject.por.fl_str_mv Infância
Educador
Educação Infantil
Planejamento pedagógico
Conteporaneidade
topic Infância
Educador
Educação Infantil
Planejamento pedagógico
Conteporaneidade
description O estudo bibliográfico trata do contexto educacional, histórico, político e social da infância na contemporaneidade por meio de estudos teóricos abrangendo o tema proposto. O objetivo do estudo é tornar viável uma educação infantil cujos saberes infantis são projetados nas relações professor-aluno, escola-comunidade e políticas públicas. Averiguar uma infância sustentando os argumentos em autores como Gadotti (2007), Redin (2004; 2008), Larrosa (1997; 1999; 2002), Freire (1996; 2008), Tardif (2012) e outros estudiosos. Valendo-se da metodologia de análise bibliográfica, o estudo indica que, em muitos casos, o saber dos alunos evidenciado em situações cotidianas escolares não é utilizado com frequência no planejamento pedagógico dos professores.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/119
10.55602/rlic.v5i1.144
url https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/119
identifier_str_mv 10.55602/rlic.v5i1.144
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/119/122
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
dc.source.none.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 5 n. 1 (2017); 65-71
2525-5754
2318-5252
reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
instname:Instituto Ivoti
instacron:IVOTI
instname_str Instituto Ivoti
instacron_str IVOTI
institution IVOTI
reponame_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
collection Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivoti
repository.mail.fl_str_mv ailim.schwambach@institutoivoti.com.br
_version_ 1806551359171854336