Letramento para uma sociedade justa: uma análise das metas do PNE e sua inserção na gestão pública
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
Texto Completo: | https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/300 |
Resumo: | O surgimento do conceito de letramento trouxe mudanças para a área da educação. As capacidades desenvolvidas no processo de ler e escrever não se restringem à alfabetização. É através do processo de letramento que se efetuam as habilidades para as práticas sociais de leitura e escrita. Objetivou-se, assim, analisar e compreender a complexidade da estruturação de uma sociedade, com enfoque no contexto de letramento, tendo em vista melhorias sociais, ao menos sob um viés lógico-conceitual, através das instituições educacionais. A análise de partes relevantes da teoria de Rawls permitiu estabelecer relações entre letramento e a formação de uma sociedade justa. Já a análise de partes da teoria de Nozick contribuiu para a problematização sobre o que é ou não de competência do Estado. Concluiu-se que o Plano Nacional de Educação - PNE - apresenta metas que visam o letramento e corroboram para a consolidação de uma sociedade justa. A gestão pública, nesse sentido, tem a capacidade de canalizar recursos para uma boa gestão escolar. Fez-se, para a elaboração deste trabalho, uma pesquisa bibliográfica. |
id |
IVOTI-1_ef19efbc88dc8c5ffff718f2cb302197 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/300 |
network_acronym_str |
IVOTI-1 |
network_name_str |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Letramento para uma sociedade justa: uma análise das metas do PNE e sua inserção na gestão públicaLetramento.Gestão Pública.Justiça como equidade.Estado mínimo.Plano Nacional de Educação.O surgimento do conceito de letramento trouxe mudanças para a área da educação. As capacidades desenvolvidas no processo de ler e escrever não se restringem à alfabetização. É através do processo de letramento que se efetuam as habilidades para as práticas sociais de leitura e escrita. Objetivou-se, assim, analisar e compreender a complexidade da estruturação de uma sociedade, com enfoque no contexto de letramento, tendo em vista melhorias sociais, ao menos sob um viés lógico-conceitual, através das instituições educacionais. A análise de partes relevantes da teoria de Rawls permitiu estabelecer relações entre letramento e a formação de uma sociedade justa. Já a análise de partes da teoria de Nozick contribuiu para a problematização sobre o que é ou não de competência do Estado. Concluiu-se que o Plano Nacional de Educação - PNE - apresenta metas que visam o letramento e corroboram para a consolidação de uma sociedade justa. A gestão pública, nesse sentido, tem a capacidade de canalizar recursos para uma boa gestão escolar. Fez-se, para a elaboração deste trabalho, uma pesquisa bibliográfica.Faculdade Instituto Ivoti2024-02-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/30010.55602/rlic.v11i2.300 Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 11 n. 2 (2023); 58-752525-57542318-5252reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)instname:Instituto Ivotiinstacron:IVOTIporhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/300/386Copyright (c) 2024 Caroline Inês Becker, Marcos Kan Moorihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBecker, Caroline InêsMoori, Marcos Kan2024-03-05T21:34:49Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/300Revistahttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/PRIhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/oaiailim.schwambach@institutoivoti.com.br2525-57542318-5252opendoar:2024-03-05T21:34:49Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivotifalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Letramento para uma sociedade justa: uma análise das metas do PNE e sua inserção na gestão pública |
title |
Letramento para uma sociedade justa: uma análise das metas do PNE e sua inserção na gestão pública |
spellingShingle |
Letramento para uma sociedade justa: uma análise das metas do PNE e sua inserção na gestão pública Becker, Caroline Inês Letramento. Gestão Pública. Justiça como equidade. Estado mínimo. Plano Nacional de Educação. |
title_short |
Letramento para uma sociedade justa: uma análise das metas do PNE e sua inserção na gestão pública |
title_full |
Letramento para uma sociedade justa: uma análise das metas do PNE e sua inserção na gestão pública |
title_fullStr |
Letramento para uma sociedade justa: uma análise das metas do PNE e sua inserção na gestão pública |
title_full_unstemmed |
Letramento para uma sociedade justa: uma análise das metas do PNE e sua inserção na gestão pública |
title_sort |
Letramento para uma sociedade justa: uma análise das metas do PNE e sua inserção na gestão pública |
author |
Becker, Caroline Inês |
author_facet |
Becker, Caroline Inês Moori, Marcos Kan |
author_role |
author |
author2 |
Moori, Marcos Kan |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Becker, Caroline Inês Moori, Marcos Kan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramento. Gestão Pública. Justiça como equidade. Estado mínimo. Plano Nacional de Educação. |
topic |
Letramento. Gestão Pública. Justiça como equidade. Estado mínimo. Plano Nacional de Educação. |
description |
O surgimento do conceito de letramento trouxe mudanças para a área da educação. As capacidades desenvolvidas no processo de ler e escrever não se restringem à alfabetização. É através do processo de letramento que se efetuam as habilidades para as práticas sociais de leitura e escrita. Objetivou-se, assim, analisar e compreender a complexidade da estruturação de uma sociedade, com enfoque no contexto de letramento, tendo em vista melhorias sociais, ao menos sob um viés lógico-conceitual, através das instituições educacionais. A análise de partes relevantes da teoria de Rawls permitiu estabelecer relações entre letramento e a formação de uma sociedade justa. Já a análise de partes da teoria de Nozick contribuiu para a problematização sobre o que é ou não de competência do Estado. Concluiu-se que o Plano Nacional de Educação - PNE - apresenta metas que visam o letramento e corroboram para a consolidação de uma sociedade justa. A gestão pública, nesse sentido, tem a capacidade de canalizar recursos para uma boa gestão escolar. Fez-se, para a elaboração deste trabalho, uma pesquisa bibliográfica. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-02-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/300 10.55602/rlic.v11i2.300 |
url |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/300 |
identifier_str_mv |
10.55602/rlic.v11i2.300 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/300/386 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Caroline Inês Becker, Marcos Kan Moori https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Caroline Inês Becker, Marcos Kan Moori https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Instituto Ivoti |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Instituto Ivoti |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 11 n. 2 (2023); 58-75 2525-5754 2318-5252 reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) instname:Instituto Ivoti instacron:IVOTI |
instname_str |
Instituto Ivoti |
instacron_str |
IVOTI |
institution |
IVOTI |
reponame_str |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
collection |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivoti |
repository.mail.fl_str_mv |
ailim.schwambach@institutoivoti.com.br |
_version_ |
1806551359638470656 |