Letramento para uma sociedade justa: uma análise das metas do PNE e sua inserção na gestão pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Becker, Caroline Inês
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Moori, Marcos Kan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
Texto Completo: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/300
Resumo: O surgimento do conceito de letramento trouxe mudanças para a área da educação. As capacidades desenvolvidas no processo de ler e escrever não se restringem à alfabetização. É através do processo de letramento que se efetuam as habilidades para as práticas sociais de leitura e escrita. Objetivou-se, assim, analisar e compreender a complexidade da estruturação de uma sociedade, com enfoque no contexto de letramento, tendo em vista melhorias sociais, ao menos sob um viés lógico-conceitual, através das instituições educacionais. A análise de partes relevantes da teoria de Rawls permitiu estabelecer relações entre letramento e a formação de uma sociedade justa. Já a análise de partes da teoria de Nozick contribuiu para a problematização sobre o que é ou não de competência do Estado. Concluiu-se que o Plano Nacional de Educação - PNE - apresenta metas que visam o letramento e corroboram para a consolidação de uma sociedade justa. A gestão pública, nesse sentido, tem a capacidade de canalizar recursos para uma boa gestão escolar. Fez-se, para a elaboração deste trabalho, uma pesquisa bibliográfica.
id IVOTI-1_ef19efbc88dc8c5ffff718f2cb302197
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/300
network_acronym_str IVOTI-1
network_name_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository_id_str
spelling Letramento para uma sociedade justa: uma análise das metas do PNE e sua inserção na gestão públicaLetramento.Gestão Pública.Justiça como equidade.Estado mínimo.Plano Nacional de Educação.O surgimento do conceito de letramento trouxe mudanças para a área da educação. As capacidades desenvolvidas no processo de ler e escrever não se restringem à alfabetização. É através do processo de letramento que se efetuam as habilidades para as práticas sociais de leitura e escrita. Objetivou-se, assim, analisar e compreender a complexidade da estruturação de uma sociedade, com enfoque no contexto de letramento, tendo em vista melhorias sociais, ao menos sob um viés lógico-conceitual, através das instituições educacionais. A análise de partes relevantes da teoria de Rawls permitiu estabelecer relações entre letramento e a formação de uma sociedade justa. Já a análise de partes da teoria de Nozick contribuiu para a problematização sobre o que é ou não de competência do Estado. Concluiu-se que o Plano Nacional de Educação - PNE - apresenta metas que visam o letramento e corroboram para a consolidação de uma sociedade justa. A gestão pública, nesse sentido, tem a capacidade de canalizar recursos para uma boa gestão escolar. Fez-se, para a elaboração deste trabalho, uma pesquisa bibliográfica.Faculdade Instituto Ivoti2024-02-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/30010.55602/rlic.v11i2.300 Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 11 n. 2 (2023); 58-752525-57542318-5252reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)instname:Instituto Ivotiinstacron:IVOTIporhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/300/386Copyright (c) 2024 Caroline Inês Becker, Marcos Kan Moorihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBecker, Caroline InêsMoori, Marcos Kan2024-03-05T21:34:49Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/300Revistahttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/PRIhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/oaiailim.schwambach@institutoivoti.com.br2525-57542318-5252opendoar:2024-03-05T21:34:49Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivotifalse
dc.title.none.fl_str_mv Letramento para uma sociedade justa: uma análise das metas do PNE e sua inserção na gestão pública
title Letramento para uma sociedade justa: uma análise das metas do PNE e sua inserção na gestão pública
spellingShingle Letramento para uma sociedade justa: uma análise das metas do PNE e sua inserção na gestão pública
Becker, Caroline Inês
Letramento.
Gestão Pública.
Justiça como equidade.
Estado mínimo.
Plano Nacional de Educação.
title_short Letramento para uma sociedade justa: uma análise das metas do PNE e sua inserção na gestão pública
title_full Letramento para uma sociedade justa: uma análise das metas do PNE e sua inserção na gestão pública
title_fullStr Letramento para uma sociedade justa: uma análise das metas do PNE e sua inserção na gestão pública
title_full_unstemmed Letramento para uma sociedade justa: uma análise das metas do PNE e sua inserção na gestão pública
title_sort Letramento para uma sociedade justa: uma análise das metas do PNE e sua inserção na gestão pública
author Becker, Caroline Inês
author_facet Becker, Caroline Inês
Moori, Marcos Kan
author_role author
author2 Moori, Marcos Kan
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Becker, Caroline Inês
Moori, Marcos Kan
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento.
Gestão Pública.
Justiça como equidade.
Estado mínimo.
Plano Nacional de Educação.
topic Letramento.
Gestão Pública.
Justiça como equidade.
Estado mínimo.
Plano Nacional de Educação.
description O surgimento do conceito de letramento trouxe mudanças para a área da educação. As capacidades desenvolvidas no processo de ler e escrever não se restringem à alfabetização. É através do processo de letramento que se efetuam as habilidades para as práticas sociais de leitura e escrita. Objetivou-se, assim, analisar e compreender a complexidade da estruturação de uma sociedade, com enfoque no contexto de letramento, tendo em vista melhorias sociais, ao menos sob um viés lógico-conceitual, através das instituições educacionais. A análise de partes relevantes da teoria de Rawls permitiu estabelecer relações entre letramento e a formação de uma sociedade justa. Já a análise de partes da teoria de Nozick contribuiu para a problematização sobre o que é ou não de competência do Estado. Concluiu-se que o Plano Nacional de Educação - PNE - apresenta metas que visam o letramento e corroboram para a consolidação de uma sociedade justa. A gestão pública, nesse sentido, tem a capacidade de canalizar recursos para uma boa gestão escolar. Fez-se, para a elaboração deste trabalho, uma pesquisa bibliográfica.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/300
10.55602/rlic.v11i2.300
url https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/300
identifier_str_mv 10.55602/rlic.v11i2.300
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/300/386
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Caroline Inês Becker, Marcos Kan Moori
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Caroline Inês Becker, Marcos Kan Moori
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
dc.source.none.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 11 n. 2 (2023); 58-75
2525-5754
2318-5252
reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
instname:Instituto Ivoti
instacron:IVOTI
instname_str Instituto Ivoti
instacron_str IVOTI
institution IVOTI
reponame_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
collection Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivoti
repository.mail.fl_str_mv ailim.schwambach@institutoivoti.com.br
_version_ 1806551359638470656