Morfo-anatomia do envoltório seminal de espécies brasileiras de Indigofera L. (Leguminosae, Papilionoideae)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira,Simone de Pádua
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Corrêa,Vani Maria Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rodriguésia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-78602007000200265
Resumo: RESUMO O grande número de espécies e a complexidade do gênero Indigofera geram controvérsias taxonômicas de difícil resolução. Para contribuir com a taxonomia do gênero, foram levantados caracteres diagnósticos do envoltório seminal de sete espécies brasileiras de Indigofera, utilizando técnicas de exame de superfície e histológicas. As sementes são pequenas, em sua maioria rombóides mas também cúbicas ou cilíndricas, variando de verde-claras a castanho-escuras, exotestais, albuminosas, com hilo mediano, circular a ovado, de coloração conspícua. O envoltório apresentou microescultura micro a macrorreticulada, sendo constituído por macroesclereídes (com conteúdo fenólico em cinco espécies) e osteosclereídes. Embora a anatomia do envoltório da semente não tenha apresentado diferenças marcantes entre as espécies, a combinação de caracteres provenientes da microescultura da superfície seminal, da forma e do tamanho do hilo e da semente, e do número de camadas de osteosclereídes, permitiu a identificação das espécies estudadas neste trabalho. Foi concluído que a anatomia é uma ferramenta bastante útil para subsidiar a taxonomia do gênero.
id JBRJ-1_491c13f1c3cf0679bc65af7f26c79937
oai_identifier_str oai:scielo:S2175-78602007000200265
network_acronym_str JBRJ-1
network_name_str Rodriguésia (Online)
repository_id_str
spelling Morfo-anatomia do envoltório seminal de espécies brasileiras de Indigofera L. (Leguminosae, Papilionoideae)Anatomiamicroscopia eletrônica de varreduramicroesculturataxonomiatestasementeRESUMO O grande número de espécies e a complexidade do gênero Indigofera geram controvérsias taxonômicas de difícil resolução. Para contribuir com a taxonomia do gênero, foram levantados caracteres diagnósticos do envoltório seminal de sete espécies brasileiras de Indigofera, utilizando técnicas de exame de superfície e histológicas. As sementes são pequenas, em sua maioria rombóides mas também cúbicas ou cilíndricas, variando de verde-claras a castanho-escuras, exotestais, albuminosas, com hilo mediano, circular a ovado, de coloração conspícua. O envoltório apresentou microescultura micro a macrorreticulada, sendo constituído por macroesclereídes (com conteúdo fenólico em cinco espécies) e osteosclereídes. Embora a anatomia do envoltório da semente não tenha apresentado diferenças marcantes entre as espécies, a combinação de caracteres provenientes da microescultura da superfície seminal, da forma e do tamanho do hilo e da semente, e do número de camadas de osteosclereídes, permitiu a identificação das espécies estudadas neste trabalho. Foi concluído que a anatomia é uma ferramenta bastante útil para subsidiar a taxonomia do gênero.Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro2007-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-78602007000200265Rodriguésia v.58 n.2 2007reponame:Rodriguésia (Online)instname:Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ)instacron:JBRJ10.1590/2175-7860200758205info:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira,Simone de PáduaCorrêa,Vani Maria Alvespor2018-04-13T00:00:00Zoai:scielo:S2175-78602007000200265Revistahttp://rodriguesia.jbrj.gov.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprodriguesia@jbrj.gov.br2175-78600370-6583opendoar:2018-04-13T00:00Rodriguésia (Online) - Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Morfo-anatomia do envoltório seminal de espécies brasileiras de Indigofera L. (Leguminosae, Papilionoideae)
title Morfo-anatomia do envoltório seminal de espécies brasileiras de Indigofera L. (Leguminosae, Papilionoideae)
spellingShingle Morfo-anatomia do envoltório seminal de espécies brasileiras de Indigofera L. (Leguminosae, Papilionoideae)
Teixeira,Simone de Pádua
Anatomia
microscopia eletrônica de varredura
microescultura
taxonomia
testa
semente
title_short Morfo-anatomia do envoltório seminal de espécies brasileiras de Indigofera L. (Leguminosae, Papilionoideae)
title_full Morfo-anatomia do envoltório seminal de espécies brasileiras de Indigofera L. (Leguminosae, Papilionoideae)
title_fullStr Morfo-anatomia do envoltório seminal de espécies brasileiras de Indigofera L. (Leguminosae, Papilionoideae)
title_full_unstemmed Morfo-anatomia do envoltório seminal de espécies brasileiras de Indigofera L. (Leguminosae, Papilionoideae)
title_sort Morfo-anatomia do envoltório seminal de espécies brasileiras de Indigofera L. (Leguminosae, Papilionoideae)
author Teixeira,Simone de Pádua
author_facet Teixeira,Simone de Pádua
Corrêa,Vani Maria Alves
author_role author
author2 Corrêa,Vani Maria Alves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira,Simone de Pádua
Corrêa,Vani Maria Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Anatomia
microscopia eletrônica de varredura
microescultura
taxonomia
testa
semente
topic Anatomia
microscopia eletrônica de varredura
microescultura
taxonomia
testa
semente
description RESUMO O grande número de espécies e a complexidade do gênero Indigofera geram controvérsias taxonômicas de difícil resolução. Para contribuir com a taxonomia do gênero, foram levantados caracteres diagnósticos do envoltório seminal de sete espécies brasileiras de Indigofera, utilizando técnicas de exame de superfície e histológicas. As sementes são pequenas, em sua maioria rombóides mas também cúbicas ou cilíndricas, variando de verde-claras a castanho-escuras, exotestais, albuminosas, com hilo mediano, circular a ovado, de coloração conspícua. O envoltório apresentou microescultura micro a macrorreticulada, sendo constituído por macroesclereídes (com conteúdo fenólico em cinco espécies) e osteosclereídes. Embora a anatomia do envoltório da semente não tenha apresentado diferenças marcantes entre as espécies, a combinação de caracteres provenientes da microescultura da superfície seminal, da forma e do tamanho do hilo e da semente, e do número de camadas de osteosclereídes, permitiu a identificação das espécies estudadas neste trabalho. Foi concluído que a anatomia é uma ferramenta bastante útil para subsidiar a taxonomia do gênero.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-78602007000200265
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-78602007000200265
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-7860200758205
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Rodriguésia v.58 n.2 2007
reponame:Rodriguésia (Online)
instname:Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ)
instacron:JBRJ
instname_str Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ)
instacron_str JBRJ
institution JBRJ
reponame_str Rodriguésia (Online)
collection Rodriguésia (Online)
repository.name.fl_str_mv Rodriguésia (Online) - Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ)
repository.mail.fl_str_mv rodriguesia@jbrj.gov.br
_version_ 1752128669275389952