O ENSINO ACADÊMICO DA ETNOBOTÂNICA NO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca-Kruel,Viviane Stern da
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Silva,Inês Machline, Pinheiro,Cláudio Urbano B.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rodriguésia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-78602005000200097
Resumo: RESUMO A etnobotânica vem sendo definida como o estudo das sociedades humanas em suas relações com as plantas. É uma disciplina antiga em sua prática, mas jovem em sua teoria. A pesquisa etnobotânica cresceu na última década, especialmente na América Latina. Esse crescimento exigiu o entendimento da disciplina na sua diversidade teórico-metodológica, conseqüência do seu caráter interdisciplinar e necessidade da sistematização da mesma. Este trabalho buscou resgatar e avaliar o ensino formal da etnobotânica em instituições brasileiras, a partir de questionários enviados a Instituições de ensino e pesquisa no país. Utilizou-se ainda a via eletrônica para atualizações referentes aos cursos de graduações. Foram encontradas 13 instituições que oferecem etnobotânica como disciplina específica, e 27 instituições, em que a etnobotânica não é oferecida formalmente, sendo abordada apenas como tópico, principalmente relacionada aos cursos da área de Ciências Biológicas. Tanto os cursos com disciplinas específicas quanto aqueles em que consta como tópico, concentram-se nas instituições das Regiões Sudeste (51%)e Nordeste (31%). O trabalho incluiu também uma avaliação dos conteúdos programáticos das disciplinas e bibliografias utilizadas. Os dados mostraram uma tendência de crescimento do ensino formal da etnobotânica tanto na graduação quanto na pós-graduação no Brasil.
id JBRJ-1_d8bfed99d7e50bc5c4a33f88aceb8e1c
oai_identifier_str oai:scielo:S2175-78602005000200097
network_acronym_str JBRJ-1
network_name_str Rodriguésia (Online)
repository_id_str
spelling O ENSINO ACADÊMICO DA ETNOBOTÂNICA NO BRASILEtnobotânicaBrasilinstituições de ensinoRESUMO A etnobotânica vem sendo definida como o estudo das sociedades humanas em suas relações com as plantas. É uma disciplina antiga em sua prática, mas jovem em sua teoria. A pesquisa etnobotânica cresceu na última década, especialmente na América Latina. Esse crescimento exigiu o entendimento da disciplina na sua diversidade teórico-metodológica, conseqüência do seu caráter interdisciplinar e necessidade da sistematização da mesma. Este trabalho buscou resgatar e avaliar o ensino formal da etnobotânica em instituições brasileiras, a partir de questionários enviados a Instituições de ensino e pesquisa no país. Utilizou-se ainda a via eletrônica para atualizações referentes aos cursos de graduações. Foram encontradas 13 instituições que oferecem etnobotânica como disciplina específica, e 27 instituições, em que a etnobotânica não é oferecida formalmente, sendo abordada apenas como tópico, principalmente relacionada aos cursos da área de Ciências Biológicas. Tanto os cursos com disciplinas específicas quanto aqueles em que consta como tópico, concentram-se nas instituições das Regiões Sudeste (51%)e Nordeste (31%). O trabalho incluiu também uma avaliação dos conteúdos programáticos das disciplinas e bibliografias utilizadas. Os dados mostraram uma tendência de crescimento do ensino formal da etnobotânica tanto na graduação quanto na pós-graduação no Brasil.Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro2005-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-78602005000200097Rodriguésia v.56 n.87 2005reponame:Rodriguésia (Online)instname:Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ)instacron:JBRJ10.1590/2175-78602005568707info:eu-repo/semantics/openAccessFonseca-Kruel,Viviane Stern daSilva,Inês MachlinePinheiro,Cláudio Urbano B.por2018-04-12T00:00:00Zoai:scielo:S2175-78602005000200097Revistahttp://rodriguesia.jbrj.gov.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprodriguesia@jbrj.gov.br2175-78600370-6583opendoar:2018-04-12T00:00Rodriguésia (Online) - Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO ACADÊMICO DA ETNOBOTÂNICA NO BRASIL
title O ENSINO ACADÊMICO DA ETNOBOTÂNICA NO BRASIL
spellingShingle O ENSINO ACADÊMICO DA ETNOBOTÂNICA NO BRASIL
Fonseca-Kruel,Viviane Stern da
Etnobotânica
Brasil
instituições de ensino
title_short O ENSINO ACADÊMICO DA ETNOBOTÂNICA NO BRASIL
title_full O ENSINO ACADÊMICO DA ETNOBOTÂNICA NO BRASIL
title_fullStr O ENSINO ACADÊMICO DA ETNOBOTÂNICA NO BRASIL
title_full_unstemmed O ENSINO ACADÊMICO DA ETNOBOTÂNICA NO BRASIL
title_sort O ENSINO ACADÊMICO DA ETNOBOTÂNICA NO BRASIL
author Fonseca-Kruel,Viviane Stern da
author_facet Fonseca-Kruel,Viviane Stern da
Silva,Inês Machline
Pinheiro,Cláudio Urbano B.
author_role author
author2 Silva,Inês Machline
Pinheiro,Cláudio Urbano B.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca-Kruel,Viviane Stern da
Silva,Inês Machline
Pinheiro,Cláudio Urbano B.
dc.subject.por.fl_str_mv Etnobotânica
Brasil
instituições de ensino
topic Etnobotânica
Brasil
instituições de ensino
description RESUMO A etnobotânica vem sendo definida como o estudo das sociedades humanas em suas relações com as plantas. É uma disciplina antiga em sua prática, mas jovem em sua teoria. A pesquisa etnobotânica cresceu na última década, especialmente na América Latina. Esse crescimento exigiu o entendimento da disciplina na sua diversidade teórico-metodológica, conseqüência do seu caráter interdisciplinar e necessidade da sistematização da mesma. Este trabalho buscou resgatar e avaliar o ensino formal da etnobotânica em instituições brasileiras, a partir de questionários enviados a Instituições de ensino e pesquisa no país. Utilizou-se ainda a via eletrônica para atualizações referentes aos cursos de graduações. Foram encontradas 13 instituições que oferecem etnobotânica como disciplina específica, e 27 instituições, em que a etnobotânica não é oferecida formalmente, sendo abordada apenas como tópico, principalmente relacionada aos cursos da área de Ciências Biológicas. Tanto os cursos com disciplinas específicas quanto aqueles em que consta como tópico, concentram-se nas instituições das Regiões Sudeste (51%)e Nordeste (31%). O trabalho incluiu também uma avaliação dos conteúdos programáticos das disciplinas e bibliografias utilizadas. Os dados mostraram uma tendência de crescimento do ensino formal da etnobotânica tanto na graduação quanto na pós-graduação no Brasil.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-78602005000200097
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-78602005000200097
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-78602005568707
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Rodriguésia v.56 n.87 2005
reponame:Rodriguésia (Online)
instname:Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ)
instacron:JBRJ
instname_str Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ)
instacron_str JBRJ
institution JBRJ
reponame_str Rodriguésia (Online)
collection Rodriguésia (Online)
repository.name.fl_str_mv Rodriguésia (Online) - Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ)
repository.mail.fl_str_mv rodriguesia@jbrj.gov.br
_version_ 1752128669186260992