O ENSINO ACADÊMICO DA ETNOBOTÂNICA NO BRASIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rodriguésia (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-78602005000200097 |
Resumo: | RESUMO A etnobotânica vem sendo definida como o estudo das sociedades humanas em suas relações com as plantas. É uma disciplina antiga em sua prática, mas jovem em sua teoria. A pesquisa etnobotânica cresceu na última década, especialmente na América Latina. Esse crescimento exigiu o entendimento da disciplina na sua diversidade teórico-metodológica, conseqüência do seu caráter interdisciplinar e necessidade da sistematização da mesma. Este trabalho buscou resgatar e avaliar o ensino formal da etnobotânica em instituições brasileiras, a partir de questionários enviados a Instituições de ensino e pesquisa no país. Utilizou-se ainda a via eletrônica para atualizações referentes aos cursos de graduações. Foram encontradas 13 instituições que oferecem etnobotânica como disciplina específica, e 27 instituições, em que a etnobotânica não é oferecida formalmente, sendo abordada apenas como tópico, principalmente relacionada aos cursos da área de Ciências Biológicas. Tanto os cursos com disciplinas específicas quanto aqueles em que consta como tópico, concentram-se nas instituições das Regiões Sudeste (51%)e Nordeste (31%). O trabalho incluiu também uma avaliação dos conteúdos programáticos das disciplinas e bibliografias utilizadas. Os dados mostraram uma tendência de crescimento do ensino formal da etnobotânica tanto na graduação quanto na pós-graduação no Brasil. |
id |
JBRJ-1_d8bfed99d7e50bc5c4a33f88aceb8e1c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2175-78602005000200097 |
network_acronym_str |
JBRJ-1 |
network_name_str |
Rodriguésia (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ENSINO ACADÊMICO DA ETNOBOTÂNICA NO BRASILEtnobotânicaBrasilinstituições de ensinoRESUMO A etnobotânica vem sendo definida como o estudo das sociedades humanas em suas relações com as plantas. É uma disciplina antiga em sua prática, mas jovem em sua teoria. A pesquisa etnobotânica cresceu na última década, especialmente na América Latina. Esse crescimento exigiu o entendimento da disciplina na sua diversidade teórico-metodológica, conseqüência do seu caráter interdisciplinar e necessidade da sistematização da mesma. Este trabalho buscou resgatar e avaliar o ensino formal da etnobotânica em instituições brasileiras, a partir de questionários enviados a Instituições de ensino e pesquisa no país. Utilizou-se ainda a via eletrônica para atualizações referentes aos cursos de graduações. Foram encontradas 13 instituições que oferecem etnobotânica como disciplina específica, e 27 instituições, em que a etnobotânica não é oferecida formalmente, sendo abordada apenas como tópico, principalmente relacionada aos cursos da área de Ciências Biológicas. Tanto os cursos com disciplinas específicas quanto aqueles em que consta como tópico, concentram-se nas instituições das Regiões Sudeste (51%)e Nordeste (31%). O trabalho incluiu também uma avaliação dos conteúdos programáticos das disciplinas e bibliografias utilizadas. Os dados mostraram uma tendência de crescimento do ensino formal da etnobotânica tanto na graduação quanto na pós-graduação no Brasil.Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro2005-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-78602005000200097Rodriguésia v.56 n.87 2005reponame:Rodriguésia (Online)instname:Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ)instacron:JBRJ10.1590/2175-78602005568707info:eu-repo/semantics/openAccessFonseca-Kruel,Viviane Stern daSilva,Inês MachlinePinheiro,Cláudio Urbano B.por2018-04-12T00:00:00Zoai:scielo:S2175-78602005000200097Revistahttp://rodriguesia.jbrj.gov.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprodriguesia@jbrj.gov.br2175-78600370-6583opendoar:2018-04-12T00:00Rodriguésia (Online) - Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ENSINO ACADÊMICO DA ETNOBOTÂNICA NO BRASIL |
title |
O ENSINO ACADÊMICO DA ETNOBOTÂNICA NO BRASIL |
spellingShingle |
O ENSINO ACADÊMICO DA ETNOBOTÂNICA NO BRASIL Fonseca-Kruel,Viviane Stern da Etnobotânica Brasil instituições de ensino |
title_short |
O ENSINO ACADÊMICO DA ETNOBOTÂNICA NO BRASIL |
title_full |
O ENSINO ACADÊMICO DA ETNOBOTÂNICA NO BRASIL |
title_fullStr |
O ENSINO ACADÊMICO DA ETNOBOTÂNICA NO BRASIL |
title_full_unstemmed |
O ENSINO ACADÊMICO DA ETNOBOTÂNICA NO BRASIL |
title_sort |
O ENSINO ACADÊMICO DA ETNOBOTÂNICA NO BRASIL |
author |
Fonseca-Kruel,Viviane Stern da |
author_facet |
Fonseca-Kruel,Viviane Stern da Silva,Inês Machline Pinheiro,Cláudio Urbano B. |
author_role |
author |
author2 |
Silva,Inês Machline Pinheiro,Cláudio Urbano B. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca-Kruel,Viviane Stern da Silva,Inês Machline Pinheiro,Cláudio Urbano B. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Etnobotânica Brasil instituições de ensino |
topic |
Etnobotânica Brasil instituições de ensino |
description |
RESUMO A etnobotânica vem sendo definida como o estudo das sociedades humanas em suas relações com as plantas. É uma disciplina antiga em sua prática, mas jovem em sua teoria. A pesquisa etnobotânica cresceu na última década, especialmente na América Latina. Esse crescimento exigiu o entendimento da disciplina na sua diversidade teórico-metodológica, conseqüência do seu caráter interdisciplinar e necessidade da sistematização da mesma. Este trabalho buscou resgatar e avaliar o ensino formal da etnobotânica em instituições brasileiras, a partir de questionários enviados a Instituições de ensino e pesquisa no país. Utilizou-se ainda a via eletrônica para atualizações referentes aos cursos de graduações. Foram encontradas 13 instituições que oferecem etnobotânica como disciplina específica, e 27 instituições, em que a etnobotânica não é oferecida formalmente, sendo abordada apenas como tópico, principalmente relacionada aos cursos da área de Ciências Biológicas. Tanto os cursos com disciplinas específicas quanto aqueles em que consta como tópico, concentram-se nas instituições das Regiões Sudeste (51%)e Nordeste (31%). O trabalho incluiu também uma avaliação dos conteúdos programáticos das disciplinas e bibliografias utilizadas. Os dados mostraram uma tendência de crescimento do ensino formal da etnobotânica tanto na graduação quanto na pós-graduação no Brasil. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-78602005000200097 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-78602005000200097 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2175-78602005568707 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Rodriguésia v.56 n.87 2005 reponame:Rodriguésia (Online) instname:Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) instacron:JBRJ |
instname_str |
Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) |
instacron_str |
JBRJ |
institution |
JBRJ |
reponame_str |
Rodriguésia (Online) |
collection |
Rodriguésia (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rodriguésia (Online) - Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
rodriguesia@jbrj.gov.br |
_version_ |
1752128669186260992 |