EDUCATION AND SOCIETY IN EMILE DURKHEIM
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista JRG de Estudos Acadêmicos |
Texto Completo: | http://revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/98 |
Resumo: | Considerado “o pai da Sociologia”, o francês David Émile Durkheim (1858-1917) buscou legitimar esta área do conhecimento como Ciência, a partir da releitura de seus grandes influenciadores, dentre os quais, destacam-se Auguste Comte, Saint Simon e Condorcet, assim como os ideais liberais da Université de Paris. A obra Educação e Sociologia, após a morte do seu autor, sobreviveu a críticas por mais de um século por tratar de conceitos sobre fato social, consciência social, anomia, solidariedade mecânica e orgânica, entre outros, que revolucionaram os estudos sociais. A referida obra foi elevada à categoria de clássico juntamente com as produções de Max Weber e Karl Marx por sua capacidade de interpretar o seu tempo, nortear aplicação de um método sociológico aos processos educacionais, que na atualidade, continua a influenciar os percursos formativos de várias gerações de educadores mundiais. |
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EDUCATION AND SOCIETY IN EMILE DURKHEIMEDUCAÇÃO E SOCIEDADE EM ÉMILE DURKHEIMEDUCAÇÃO E SOCIEDADEÉMILE DURKHEIMConsiderado “o pai da Sociologia”, o francês David Émile Durkheim (1858-1917) buscou legitimar esta área do conhecimento como Ciência, a partir da releitura de seus grandes influenciadores, dentre os quais, destacam-se Auguste Comte, Saint Simon e Condorcet, assim como os ideais liberais da Université de Paris. A obra Educação e Sociologia, após a morte do seu autor, sobreviveu a críticas por mais de um século por tratar de conceitos sobre fato social, consciência social, anomia, solidariedade mecânica e orgânica, entre outros, que revolucionaram os estudos sociais. A referida obra foi elevada à categoria de clássico juntamente com as produções de Max Weber e Karl Marx por sua capacidade de interpretar o seu tempo, nortear aplicação de um método sociológico aos processos educacionais, que na atualidade, continua a influenciar os percursos formativos de várias gerações de educadores mundiais.Editora JRG2020-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/9810.5281/zenodo.4275889JRG Journal of Academic Studies; Vol. 3 No. 7 (2020): Revista JRG de Estudos Acadêmicos; 06-09JRG Journal of Academic Studies ; Vol. 3 Núm. 7 (2020): Revista JRG de Estudos Acadêmicos; 06-09JRG Journal of Academic Studies; V. 3 N. 7 (2020): Revista JRG de Estudos Acadêmicos; 06-09Revista JRG de Estudos Acadêmicos ; v. 3 n. 7 (2020): Revista JRG de Estudos Acadêmicos; 06-092595-1661reponame:Revista JRG de Estudos Acadêmicosinstname:Editora JRGinstacron:JRGporenghttp://revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/98/157http://revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/98/158https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVasconcelos, Nelson Adriano Ferreira de Vasconcelos, Rosylane Doris de 2020-12-16T02:11:14Zoai:ojs2.revistajrg.com:article/98Revistahttp://revistajrg.com/index.php/jrgPRIhttp://revistajrg.com/index.php/jrg/oaiprofessorjonas@gmail.com||2595-16612595-1661opendoar:2020-12-16T02:11:14Revista JRG de Estudos Acadêmicos - Editora JRGfalse |
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