Atualidade do conceito de educação em Émil e Durkheim
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39688 |
Resumo: | É propósito do presente trabalho apresentar uma reflexão sobre as contribuições da sociologia para a educação, com recorte para a atualidade do conceito de educação legitimado nos pressupostos sociológico de Émile Durkheim. Para tanto, nos reportaremos do conceito de educação para, só então, afirmamos em que medida tal conceito nos dá subsídio para compreendermos a educação vigente. Para facilitar a compreensão do ideário educacional de Durkheim, este artigo está estruturado da seguinte forma: apresentaremos inicialmente uma abordagem biográfica sobre o referido teórico, posteriormente discorreremos sobre o conceito de educação defendido pelo autor, no livro “Educação e Sociologia” e por último apresentaremos questionamentos acerca da atualidade desse conceito. Durkheim afirma que não temos uma educação homogênea, mas uma educação que varia no tempo e no espaço, cuja intencionalidade se fixa em uma base comum que é formar um ideal de homem. Partindo dessa ideia, é relevante a discussão deste trabalho para percebermos em que medida podemos encontrar respostas para os questionamentos acerca do papel da educação na atualidade. [...] |
id |
UFC-7_a3f98ba57cf36d4d920aa9a7b5610385 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/39688 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Atualidade do conceito de educação em Émil e DurkheimSociologia e EducaçãoÉmile DurkheimÉ propósito do presente trabalho apresentar uma reflexão sobre as contribuições da sociologia para a educação, com recorte para a atualidade do conceito de educação legitimado nos pressupostos sociológico de Émile Durkheim. Para tanto, nos reportaremos do conceito de educação para, só então, afirmamos em que medida tal conceito nos dá subsídio para compreendermos a educação vigente. Para facilitar a compreensão do ideário educacional de Durkheim, este artigo está estruturado da seguinte forma: apresentaremos inicialmente uma abordagem biográfica sobre o referido teórico, posteriormente discorreremos sobre o conceito de educação defendido pelo autor, no livro “Educação e Sociologia” e por último apresentaremos questionamentos acerca da atualidade desse conceito. Durkheim afirma que não temos uma educação homogênea, mas uma educação que varia no tempo e no espaço, cuja intencionalidade se fixa em uma base comum que é formar um ideal de homem. Partindo dessa ideia, é relevante a discussão deste trabalho para percebermos em que medida podemos encontrar respostas para os questionamentos acerca do papel da educação na atualidade. [...]2019-02-18T12:43:40Z2019-02-18T12:43:40Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfCRUZ, Raimunda Costa; SILVA, Maria Cleidiane Barbosa da; RODRIGUES, Rui Martinho. Atualidade do conceito de educação em Émil e Durkheim. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p. 1610-1619.978 85 7915 171 2http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39688Cruz, Raimunda CostaSilva, Maria Cleidiane Barbosa daRodrigues, Rui Martinhoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:04Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/39688Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:51:40.256263Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atualidade do conceito de educação em Émil e Durkheim |
title |
Atualidade do conceito de educação em Émil e Durkheim |
spellingShingle |
Atualidade do conceito de educação em Émil e Durkheim Cruz, Raimunda Costa Sociologia e Educação Émile Durkheim |
title_short |
Atualidade do conceito de educação em Émil e Durkheim |
title_full |
Atualidade do conceito de educação em Émil e Durkheim |
title_fullStr |
Atualidade do conceito de educação em Émil e Durkheim |
title_full_unstemmed |
Atualidade do conceito de educação em Émil e Durkheim |
title_sort |
Atualidade do conceito de educação em Émil e Durkheim |
author |
Cruz, Raimunda Costa |
author_facet |
Cruz, Raimunda Costa Silva, Maria Cleidiane Barbosa da Rodrigues, Rui Martinho |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Maria Cleidiane Barbosa da Rodrigues, Rui Martinho |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Raimunda Costa Silva, Maria Cleidiane Barbosa da Rodrigues, Rui Martinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sociologia e Educação Émile Durkheim |
topic |
Sociologia e Educação Émile Durkheim |
description |
É propósito do presente trabalho apresentar uma reflexão sobre as contribuições da sociologia para a educação, com recorte para a atualidade do conceito de educação legitimado nos pressupostos sociológico de Émile Durkheim. Para tanto, nos reportaremos do conceito de educação para, só então, afirmamos em que medida tal conceito nos dá subsídio para compreendermos a educação vigente. Para facilitar a compreensão do ideário educacional de Durkheim, este artigo está estruturado da seguinte forma: apresentaremos inicialmente uma abordagem biográfica sobre o referido teórico, posteriormente discorreremos sobre o conceito de educação defendido pelo autor, no livro “Educação e Sociologia” e por último apresentaremos questionamentos acerca da atualidade desse conceito. Durkheim afirma que não temos uma educação homogênea, mas uma educação que varia no tempo e no espaço, cuja intencionalidade se fixa em uma base comum que é formar um ideal de homem. Partindo dessa ideia, é relevante a discussão deste trabalho para percebermos em que medida podemos encontrar respostas para os questionamentos acerca do papel da educação na atualidade. [...] |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2019-02-18T12:43:40Z 2019-02-18T12:43:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CRUZ, Raimunda Costa; SILVA, Maria Cleidiane Barbosa da; RODRIGUES, Rui Martinho. Atualidade do conceito de educação em Émil e Durkheim. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p. 1610-1619. 978 85 7915 171 2 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39688 |
identifier_str_mv |
CRUZ, Raimunda Costa; SILVA, Maria Cleidiane Barbosa da; RODRIGUES, Rui Martinho. Atualidade do conceito de educação em Émil e Durkheim. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p. 1610-1619. 978 85 7915 171 2 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39688 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028974652030976 |