Atualidade do conceito de educação em Émil e Durkheim

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Raimunda Costa
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Silva, Maria Cleidiane Barbosa da, Rodrigues, Rui Martinho
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39688
Resumo: É propósito do presente trabalho apresentar uma reflexão sobre as contribuições da sociologia para a educação, com recorte para a atualidade do conceito de educação legitimado nos pressupostos sociológico de Émile Durkheim. Para tanto, nos reportaremos do conceito de educação para, só então, afirmamos em que medida tal conceito nos dá subsídio para compreendermos a educação vigente. Para facilitar a compreensão do ideário educacional de Durkheim, este artigo está estruturado da seguinte forma: apresentaremos inicialmente uma abordagem biográfica sobre o referido teórico, posteriormente discorreremos sobre o conceito de educação defendido pelo autor, no livro “Educação e Sociologia” e por último apresentaremos questionamentos acerca da atualidade desse conceito. Durkheim afirma que não temos uma educação homogênea, mas uma educação que varia no tempo e no espaço, cuja intencionalidade se fixa em uma base comum que é formar um ideal de homem. Partindo dessa ideia, é relevante a discussão deste trabalho para percebermos em que medida podemos encontrar respostas para os questionamentos acerca do papel da educação na atualidade. [...]
id UFC-7_a3f98ba57cf36d4d920aa9a7b5610385
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/39688
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Atualidade do conceito de educação em Émil e DurkheimSociologia e EducaçãoÉmile DurkheimÉ propósito do presente trabalho apresentar uma reflexão sobre as contribuições da sociologia para a educação, com recorte para a atualidade do conceito de educação legitimado nos pressupostos sociológico de Émile Durkheim. Para tanto, nos reportaremos do conceito de educação para, só então, afirmamos em que medida tal conceito nos dá subsídio para compreendermos a educação vigente. Para facilitar a compreensão do ideário educacional de Durkheim, este artigo está estruturado da seguinte forma: apresentaremos inicialmente uma abordagem biográfica sobre o referido teórico, posteriormente discorreremos sobre o conceito de educação defendido pelo autor, no livro “Educação e Sociologia” e por último apresentaremos questionamentos acerca da atualidade desse conceito. Durkheim afirma que não temos uma educação homogênea, mas uma educação que varia no tempo e no espaço, cuja intencionalidade se fixa em uma base comum que é formar um ideal de homem. Partindo dessa ideia, é relevante a discussão deste trabalho para percebermos em que medida podemos encontrar respostas para os questionamentos acerca do papel da educação na atualidade. [...]2019-02-18T12:43:40Z2019-02-18T12:43:40Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfCRUZ, Raimunda Costa; SILVA, Maria Cleidiane Barbosa da; RODRIGUES, Rui Martinho. Atualidade do conceito de educação em Émil e Durkheim. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p. 1610-1619.978 85 7915 171 2http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39688Cruz, Raimunda CostaSilva, Maria Cleidiane Barbosa daRodrigues, Rui Martinhoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:04Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/39688Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:51:40.256263Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Atualidade do conceito de educação em Émil e Durkheim
title Atualidade do conceito de educação em Émil e Durkheim
spellingShingle Atualidade do conceito de educação em Émil e Durkheim
Cruz, Raimunda Costa
Sociologia e Educação
Émile Durkheim
title_short Atualidade do conceito de educação em Émil e Durkheim
title_full Atualidade do conceito de educação em Émil e Durkheim
title_fullStr Atualidade do conceito de educação em Émil e Durkheim
title_full_unstemmed Atualidade do conceito de educação em Émil e Durkheim
title_sort Atualidade do conceito de educação em Émil e Durkheim
author Cruz, Raimunda Costa
author_facet Cruz, Raimunda Costa
Silva, Maria Cleidiane Barbosa da
Rodrigues, Rui Martinho
author_role author
author2 Silva, Maria Cleidiane Barbosa da
Rodrigues, Rui Martinho
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Raimunda Costa
Silva, Maria Cleidiane Barbosa da
Rodrigues, Rui Martinho
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia e Educação
Émile Durkheim
topic Sociologia e Educação
Émile Durkheim
description É propósito do presente trabalho apresentar uma reflexão sobre as contribuições da sociologia para a educação, com recorte para a atualidade do conceito de educação legitimado nos pressupostos sociológico de Émile Durkheim. Para tanto, nos reportaremos do conceito de educação para, só então, afirmamos em que medida tal conceito nos dá subsídio para compreendermos a educação vigente. Para facilitar a compreensão do ideário educacional de Durkheim, este artigo está estruturado da seguinte forma: apresentaremos inicialmente uma abordagem biográfica sobre o referido teórico, posteriormente discorreremos sobre o conceito de educação defendido pelo autor, no livro “Educação e Sociologia” e por último apresentaremos questionamentos acerca da atualidade desse conceito. Durkheim afirma que não temos uma educação homogênea, mas uma educação que varia no tempo e no espaço, cuja intencionalidade se fixa em uma base comum que é formar um ideal de homem. Partindo dessa ideia, é relevante a discussão deste trabalho para percebermos em que medida podemos encontrar respostas para os questionamentos acerca do papel da educação na atualidade. [...]
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2019-02-18T12:43:40Z
2019-02-18T12:43:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CRUZ, Raimunda Costa; SILVA, Maria Cleidiane Barbosa da; RODRIGUES, Rui Martinho. Atualidade do conceito de educação em Émil e Durkheim. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p. 1610-1619.
978 85 7915 171 2
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39688
identifier_str_mv CRUZ, Raimunda Costa; SILVA, Maria Cleidiane Barbosa da; RODRIGUES, Rui Martinho. Atualidade do conceito de educação em Émil e Durkheim. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p. 1610-1619.
978 85 7915 171 2
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39688
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028974652030976