O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE REA: UM RELATO DE CASO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GARA, ELIZABETE BRIANI MACEDO
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: PIRILLO, NÁDIA RUBIO, OLIVEIRA, ÉDISON TROMBETA DE, SOUZA, BRUNA GARABITO DE, LOYOLLA, WALDOMIRO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/34808
Resumo: Este trabalho objetiva apresentar como os docentes veem o uso das técnicas de brainstorming, metáfora e prototipação no processo de criação de Recursos Educacionais Abertos (REA) na Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP). Essas técnicas foram utilizadas na produção de recursos educacionais na disciplina de Estudos da Atmosfera, Geosfera e Hidrosfera, do curso de Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática. Metodologicamente, partiu-se de pesquisa bibliográfica complementada por uma entrevista realizada com a docente responsável pela disciplina. Como resultado, foi verificado que a produção de recursos educacionais abertos utilizando as técnicas citadas foi vista de forma positiva pela docente, principalmente nos seguintes aspectos: a) troca de ideias entre todos os envolvidos no processo durante o brainstorming; b) o uso da metáfora para auxiliar a equipe de criação a compreender a melhor forma de apresentar o conteúdo dentro do recurso; c) a visualização da ideia materializada de forma funcional dentro do protótipo, a fim de facilitar as validações.
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