Gerenciamento de manutenção de aeronaves
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/40165 |
Resumo: | Com a crescente demanda por passagens mais baratas, aumento no preço de combustível, etc. as companhias aéreas têm procurado formas de aumentar a eficiência e disponibilidade de suas aeronaves. Para valer a pena, uma aeronave tem que estar constantemente carregando passageiros ou carga. É muito caro operar uma aeronave, então ela deve passar menos tempo no chão e mais tempo no ar. Menor tempo nos portões de embarque, rotas mais eficientes, etc. têm permitido que as companhias aéreas consigam atingir esse objetivo. Um aspecto que é chave para alcançar maior disponibilidade é o uso de programas de manutenção mais eficientes. Tecnologia avançada e gestão de manutenção trabalham lado a lado para ajudar a diminuir custos de operação, que por sua vez, podem diminuir o preço das passagens aéreas. A manutenção preditiva combinada com a Internet das Coisas e Ciência de Dados permite que as aeronaves voem por mais horas e com mais segurança entre as paradas de manutenção. Isso permite que as companhias aéreas tenham programas de manutenção mais flexíveis sem comprometer a segurança de seus passageiros. Por outro lado, as paradas para manutenção podem ser deixadas mais rápidas com o uso do Caminho Crítico e da Teoria das Restrições. Dessa forma, as tarefas podem ser sequenciadas de forma estratégica de forma que as tarefas importantes sejam executadas no começo da manutenção. Apesar de muitas vezes pequenas, essas melhorias, quando somadas, contribuem para que as companhias aéreas possam ser mais competitivas e mais seguras. |
id |
Krot_0316947dfbd6cb5dde91ea16c68f554c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/40165 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
MORAES, Gideoni Lamim2022-04-26T13:38:23Z2022-04-26T13:38:23Z2020https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/40165Com a crescente demanda por passagens mais baratas, aumento no preço de combustível, etc. as companhias aéreas têm procurado formas de aumentar a eficiência e disponibilidade de suas aeronaves. Para valer a pena, uma aeronave tem que estar constantemente carregando passageiros ou carga. É muito caro operar uma aeronave, então ela deve passar menos tempo no chão e mais tempo no ar. Menor tempo nos portões de embarque, rotas mais eficientes, etc. têm permitido que as companhias aéreas consigam atingir esse objetivo. Um aspecto que é chave para alcançar maior disponibilidade é o uso de programas de manutenção mais eficientes. Tecnologia avançada e gestão de manutenção trabalham lado a lado para ajudar a diminuir custos de operação, que por sua vez, podem diminuir o preço das passagens aéreas. A manutenção preditiva combinada com a Internet das Coisas e Ciência de Dados permite que as aeronaves voem por mais horas e com mais segurança entre as paradas de manutenção. Isso permite que as companhias aéreas tenham programas de manutenção mais flexíveis sem comprometer a segurança de seus passageiros. Por outro lado, as paradas para manutenção podem ser deixadas mais rápidas com o uso do Caminho Crítico e da Teoria das Restrições. Dessa forma, as tarefas podem ser sequenciadas de forma estratégica de forma que as tarefas importantes sejam executadas no começo da manutenção. Apesar de muitas vezes pequenas, essas melhorias, quando somadas, contribuem para que as companhias aéreas possam ser mais competitivas e mais seguras.Caminho críticoTeoria das restriçõesInternet das coisasGestão de manutenção aeronáuticaGerenciamento de manutenção de aeronavesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisEngenharia Mecânicaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALGIDEONI_LAMIM.pdfGIDEONI_LAMIM.pdfapplication/pdf263513https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/40165/1/GIDEONI_LAMIM.pdfd11765333cfeb5d21c481022102c5e1cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/40165/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/401652022-04-26 10:38:23.309oai:repositorio.pgsscogna.com.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-04-26T13:38:23falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-04-26T13:38:23Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Gerenciamento de manutenção de aeronaves |
title |
Gerenciamento de manutenção de aeronaves |
spellingShingle |
Gerenciamento de manutenção de aeronaves MORAES, Gideoni Lamim Caminho crítico Teoria das restrições Internet das coisas Gestão de manutenção aeronáutica |
title_short |
Gerenciamento de manutenção de aeronaves |
title_full |
Gerenciamento de manutenção de aeronaves |
title_fullStr |
Gerenciamento de manutenção de aeronaves |
title_full_unstemmed |
Gerenciamento de manutenção de aeronaves |
title_sort |
Gerenciamento de manutenção de aeronaves |
author |
MORAES, Gideoni Lamim |
author_facet |
MORAES, Gideoni Lamim |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MORAES, Gideoni Lamim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Caminho crítico Teoria das restrições Internet das coisas Gestão de manutenção aeronáutica |
topic |
Caminho crítico Teoria das restrições Internet das coisas Gestão de manutenção aeronáutica |
description |
Com a crescente demanda por passagens mais baratas, aumento no preço de combustível, etc. as companhias aéreas têm procurado formas de aumentar a eficiência e disponibilidade de suas aeronaves. Para valer a pena, uma aeronave tem que estar constantemente carregando passageiros ou carga. É muito caro operar uma aeronave, então ela deve passar menos tempo no chão e mais tempo no ar. Menor tempo nos portões de embarque, rotas mais eficientes, etc. têm permitido que as companhias aéreas consigam atingir esse objetivo. Um aspecto que é chave para alcançar maior disponibilidade é o uso de programas de manutenção mais eficientes. Tecnologia avançada e gestão de manutenção trabalham lado a lado para ajudar a diminuir custos de operação, que por sua vez, podem diminuir o preço das passagens aéreas. A manutenção preditiva combinada com a Internet das Coisas e Ciência de Dados permite que as aeronaves voem por mais horas e com mais segurança entre as paradas de manutenção. Isso permite que as companhias aéreas tenham programas de manutenção mais flexíveis sem comprometer a segurança de seus passageiros. Por outro lado, as paradas para manutenção podem ser deixadas mais rápidas com o uso do Caminho Crítico e da Teoria das Restrições. Dessa forma, as tarefas podem ser sequenciadas de forma estratégica de forma que as tarefas importantes sejam executadas no começo da manutenção. Apesar de muitas vezes pequenas, essas melhorias, quando somadas, contribuem para que as companhias aéreas possam ser mais competitivas e mais seguras. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-04-26T13:38:23Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-04-26T13:38:23Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/40165 |
url |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/40165 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/40165/1/GIDEONI_LAMIM.pdf https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/40165/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d11765333cfeb5d21c481022102c5e1c 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1809460284600877056 |