Psicologia e educação: transtorno opositor desafiador na primeira infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: REIS, Lizandra de Souza Bemfica dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/44513
Resumo: O transtorno opositor desafiador na infância tem sido um desafio no contexto familiar e escolar, pois de forma geral a literatura sugere que diversos fatores podem desencadear o aparecimento do problema. A questão é, como ocorre o processo de identificação do TOD na infância, visto que esse transtorno pode vir em comorbidade com outros transtornos, que contribuem para esse comportamento perturbador. Teve como objetivo analisar e transcorrer causas e consequências biológicas, cognitivas que poderiam vir a prejudicar a criança em sua aprendizagem, interação social e/ou em sua formação pessoal e os desafios academicos junto a atuação pedagógica e o desenvolvimento infantil pelo olhar de algumas perspectivas teóricas dentro da psicologia, as características do transtorno opositor desafiador, e as intervenções do psicólogo dentro do contexto escolar e familiar neste ambiente que é tido como fundamental para o desenvolvimento e socialização nos anos iniciais da vida. Assim, o diagnóstico e o tratamento precoce podem exercer um importante papel preventivo, favorecendo melhor qualidade de vida e mais adequada para a criança, e seus familiares, proporcionando melhoras significativas no meio em que ela está inserida. Este trabalho visou, por meio de uma revisão de literatura qualitativa e descritiva, que trouxe uma reflexão sobre o assunto de extrema importância para o contexto familiar e escolar, o transtorno opositor desafiador focada em um período do desenvolvimento humano que denominamos infância.
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