Psicologia e educação: transtorno opositor desafiador na primeira infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/44513 |
Resumo: | O transtorno opositor desafiador na infância tem sido um desafio no contexto familiar e escolar, pois de forma geral a literatura sugere que diversos fatores podem desencadear o aparecimento do problema. A questão é, como ocorre o processo de identificação do TOD na infância, visto que esse transtorno pode vir em comorbidade com outros transtornos, que contribuem para esse comportamento perturbador. Teve como objetivo analisar e transcorrer causas e consequências biológicas, cognitivas que poderiam vir a prejudicar a criança em sua aprendizagem, interação social e/ou em sua formação pessoal e os desafios academicos junto a atuação pedagógica e o desenvolvimento infantil pelo olhar de algumas perspectivas teóricas dentro da psicologia, as características do transtorno opositor desafiador, e as intervenções do psicólogo dentro do contexto escolar e familiar neste ambiente que é tido como fundamental para o desenvolvimento e socialização nos anos iniciais da vida. Assim, o diagnóstico e o tratamento precoce podem exercer um importante papel preventivo, favorecendo melhor qualidade de vida e mais adequada para a criança, e seus familiares, proporcionando melhoras significativas no meio em que ela está inserida. Este trabalho visou, por meio de uma revisão de literatura qualitativa e descritiva, que trouxe uma reflexão sobre o assunto de extrema importância para o contexto familiar e escolar, o transtorno opositor desafiador focada em um período do desenvolvimento humano que denominamos infância. |
id |
Krot_04ba8b29cfeebaa21ccab235684cb61d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/44513 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
Psicologia e educação: transtorno opositor desafiador na primeira infânciaTranstornoComportamentoInfânciaIntervençãoO transtorno opositor desafiador na infância tem sido um desafio no contexto familiar e escolar, pois de forma geral a literatura sugere que diversos fatores podem desencadear o aparecimento do problema. A questão é, como ocorre o processo de identificação do TOD na infância, visto que esse transtorno pode vir em comorbidade com outros transtornos, que contribuem para esse comportamento perturbador. Teve como objetivo analisar e transcorrer causas e consequências biológicas, cognitivas que poderiam vir a prejudicar a criança em sua aprendizagem, interação social e/ou em sua formação pessoal e os desafios academicos junto a atuação pedagógica e o desenvolvimento infantil pelo olhar de algumas perspectivas teóricas dentro da psicologia, as características do transtorno opositor desafiador, e as intervenções do psicólogo dentro do contexto escolar e familiar neste ambiente que é tido como fundamental para o desenvolvimento e socialização nos anos iniciais da vida. Assim, o diagnóstico e o tratamento precoce podem exercer um importante papel preventivo, favorecendo melhor qualidade de vida e mais adequada para a criança, e seus familiares, proporcionando melhoras significativas no meio em que ela está inserida. Este trabalho visou, por meio de uma revisão de literatura qualitativa e descritiva, que trouxe uma reflexão sobre o assunto de extrema importância para o contexto familiar e escolar, o transtorno opositor desafiador focada em um período do desenvolvimento humano que denominamos infância.2022-07-15T19:40:34Z2022-07-15T19:40:34Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/44513REIS, Lizandra de Souza Bemfica dosporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-15T19:40:34Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/44513Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-07-15T19:40:34falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-07-15T19:40:34Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Psicologia e educação: transtorno opositor desafiador na primeira infância |
title |
Psicologia e educação: transtorno opositor desafiador na primeira infância |
spellingShingle |
Psicologia e educação: transtorno opositor desafiador na primeira infância REIS, Lizandra de Souza Bemfica dos Transtorno Comportamento Infância Intervenção |
title_short |
Psicologia e educação: transtorno opositor desafiador na primeira infância |
title_full |
Psicologia e educação: transtorno opositor desafiador na primeira infância |
title_fullStr |
Psicologia e educação: transtorno opositor desafiador na primeira infância |
title_full_unstemmed |
Psicologia e educação: transtorno opositor desafiador na primeira infância |
title_sort |
Psicologia e educação: transtorno opositor desafiador na primeira infância |
author |
REIS, Lizandra de Souza Bemfica dos |
author_facet |
REIS, Lizandra de Souza Bemfica dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
REIS, Lizandra de Souza Bemfica dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transtorno Comportamento Infância Intervenção |
topic |
Transtorno Comportamento Infância Intervenção |
description |
O transtorno opositor desafiador na infância tem sido um desafio no contexto familiar e escolar, pois de forma geral a literatura sugere que diversos fatores podem desencadear o aparecimento do problema. A questão é, como ocorre o processo de identificação do TOD na infância, visto que esse transtorno pode vir em comorbidade com outros transtornos, que contribuem para esse comportamento perturbador. Teve como objetivo analisar e transcorrer causas e consequências biológicas, cognitivas que poderiam vir a prejudicar a criança em sua aprendizagem, interação social e/ou em sua formação pessoal e os desafios academicos junto a atuação pedagógica e o desenvolvimento infantil pelo olhar de algumas perspectivas teóricas dentro da psicologia, as características do transtorno opositor desafiador, e as intervenções do psicólogo dentro do contexto escolar e familiar neste ambiente que é tido como fundamental para o desenvolvimento e socialização nos anos iniciais da vida. Assim, o diagnóstico e o tratamento precoce podem exercer um importante papel preventivo, favorecendo melhor qualidade de vida e mais adequada para a criança, e seus familiares, proporcionando melhoras significativas no meio em que ela está inserida. Este trabalho visou, por meio de uma revisão de literatura qualitativa e descritiva, que trouxe uma reflexão sobre o assunto de extrema importância para o contexto familiar e escolar, o transtorno opositor desafiador focada em um período do desenvolvimento humano que denominamos infância. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-15T19:40:34Z 2022-07-15T19:40:34Z 2022 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/44513 |
url |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/44513 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1803672980742471680 |