Transtornos disruptivos na infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TRINDADE, Maria Luísa Quadro
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/55244
Resumo: O presente trabalho acerca dos transtornos disruptivos na infância, traz como objetivos uma conceituação criteriosa sobre os principais transtornos, discorrer o que concerne às estratégias eficazes para o paciente, buscando um diagnóstico precoce e um tratamento eficaz. O tema supracitado busca elucidar a comunidade a respeito dos transtornos disruptivos presentes em nosso cotidiano, para que saibamos diferenciar quando há a presença de um transtorno ou não e buscar a ajuda necessária tanto para crianças, quanto para adolescentes. Trazemos a infância como referência, pois muitos estudos apontam que é nesta fase que o transtorno se manifesta em geral. A estratégia mais eficaz para esses casos, além de ser a mais utilizada, é o Treinamento de Pais com enfoque na Teoria Cognitivo Comportamental, a ser trabalhado com os cuidadores e que ainda pode ser praticado com a equipe escolar. Existem muitas outras técnicas eficientes e possibilidades lúdicas a serem trabalhadas com a criança que está em tratamento. Através de uma revisão bibliográfica, utilizando livros de bibliotecas virtuais e estudos em artigos acadêmicos a respeito do tema, percebe-se que este é um assunto que preocupa a sociedade atual e conclui-se que as características prevalecem em crianças com idade pré-escolar e que são transtornos de difícil diagnóstico e tratamento. Ainda, levanta-se a possibilidade de um estudo futuro no contexto escolar que diz respeito a pesquisas realizadas em escolas, envolvendo a tríade: equipe escolar, família e a criança diagnosticada ou com suspeita de diagnóstico.
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