O brincar e o aprender na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAUJO, Maria de Lourdes Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/63154
Resumo: A Educação Infantil é uma etapa da Educação Básica que atende crianças de 0 a 5 anos de idade. Porém, as instituições que atendiam essa faixa etária inicialmente não tiveram cunho educativo. Apenas em 1837, por meio da criação dos jardins de infância elaborados por Friederich Fröebel, que as instituições começaram a desenvolver papeis educativos. Já no Brasil os grandes marcos foram a Constituição de 1988 que colocou essa etapa como dever do Estado e a BNCC que levanta os eixos estruturantes e os objetivos da Educação Infantil. De acordo com a BNCC a aprendizagem na Educação Infantil deve ser norteada por interações e brincadeiras. Pois possibilitam que as crianças construam e se apropriem de conhecimentos por meio de suas ações e interações, gerando aprendizagens, desenvolvimento e socialização. Surge, dessa forma, a importância do entendimento da ludicidade para a Educação Infantil, já que incentiva os sujeitos a vivenciar experiências de forma inteira, colocando os seus sentidos e conhecimentos para “trabalharem” de forma integrada dentro de uma mesma atividade. Dessa forma a ludicidade é uma grande aliada do educador no desenvolvimento das crianças da Educação Infantil, no entanto é necessário que este tenha intencionalidade educativa, de modo que consiga desenvolver, observar e intervir nas atividades de forma assertiva.
id Krot_06682d941a71669e6ec1beff71bb9c84
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/63154
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling O brincar e o aprender na educação infantilLudicidadeEducação infantilImportância do jogoA Educação Infantil é uma etapa da Educação Básica que atende crianças de 0 a 5 anos de idade. Porém, as instituições que atendiam essa faixa etária inicialmente não tiveram cunho educativo. Apenas em 1837, por meio da criação dos jardins de infância elaborados por Friederich Fröebel, que as instituições começaram a desenvolver papeis educativos. Já no Brasil os grandes marcos foram a Constituição de 1988 que colocou essa etapa como dever do Estado e a BNCC que levanta os eixos estruturantes e os objetivos da Educação Infantil. De acordo com a BNCC a aprendizagem na Educação Infantil deve ser norteada por interações e brincadeiras. Pois possibilitam que as crianças construam e se apropriem de conhecimentos por meio de suas ações e interações, gerando aprendizagens, desenvolvimento e socialização. Surge, dessa forma, a importância do entendimento da ludicidade para a Educação Infantil, já que incentiva os sujeitos a vivenciar experiências de forma inteira, colocando os seus sentidos e conhecimentos para “trabalharem” de forma integrada dentro de uma mesma atividade. Dessa forma a ludicidade é uma grande aliada do educador no desenvolvimento das crianças da Educação Infantil, no entanto é necessário que este tenha intencionalidade educativa, de modo que consiga desenvolver, observar e intervir nas atividades de forma assertiva.2023-09-12T14:08:56Z2023-09-12T14:08:56Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/63154ARAUJO, Maria de Lourdes Silvaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-12T14:08:57Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/63154Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-09-12T14:08:57falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-09-12T14:08:57Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv O brincar e o aprender na educação infantil
title O brincar e o aprender na educação infantil
spellingShingle O brincar e o aprender na educação infantil
ARAUJO, Maria de Lourdes Silva
Ludicidade
Educação infantil
Importância do jogo
title_short O brincar e o aprender na educação infantil
title_full O brincar e o aprender na educação infantil
title_fullStr O brincar e o aprender na educação infantil
title_full_unstemmed O brincar e o aprender na educação infantil
title_sort O brincar e o aprender na educação infantil
author ARAUJO, Maria de Lourdes Silva
author_facet ARAUJO, Maria de Lourdes Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ARAUJO, Maria de Lourdes Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ludicidade
Educação infantil
Importância do jogo
topic Ludicidade
Educação infantil
Importância do jogo
description A Educação Infantil é uma etapa da Educação Básica que atende crianças de 0 a 5 anos de idade. Porém, as instituições que atendiam essa faixa etária inicialmente não tiveram cunho educativo. Apenas em 1837, por meio da criação dos jardins de infância elaborados por Friederich Fröebel, que as instituições começaram a desenvolver papeis educativos. Já no Brasil os grandes marcos foram a Constituição de 1988 que colocou essa etapa como dever do Estado e a BNCC que levanta os eixos estruturantes e os objetivos da Educação Infantil. De acordo com a BNCC a aprendizagem na Educação Infantil deve ser norteada por interações e brincadeiras. Pois possibilitam que as crianças construam e se apropriem de conhecimentos por meio de suas ações e interações, gerando aprendizagens, desenvolvimento e socialização. Surge, dessa forma, a importância do entendimento da ludicidade para a Educação Infantil, já que incentiva os sujeitos a vivenciar experiências de forma inteira, colocando os seus sentidos e conhecimentos para “trabalharem” de forma integrada dentro de uma mesma atividade. Dessa forma a ludicidade é uma grande aliada do educador no desenvolvimento das crianças da Educação Infantil, no entanto é necessário que este tenha intencionalidade educativa, de modo que consiga desenvolver, observar e intervir nas atividades de forma assertiva.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-09-12T14:08:56Z
2023-09-12T14:08:56Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/63154
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/63154
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672920227053568