O brincar e o aprender na educação infantil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/63154 |
Resumo: | A Educação Infantil é uma etapa da Educação Básica que atende crianças de 0 a 5 anos de idade. Porém, as instituições que atendiam essa faixa etária inicialmente não tiveram cunho educativo. Apenas em 1837, por meio da criação dos jardins de infância elaborados por Friederich Fröebel, que as instituições começaram a desenvolver papeis educativos. Já no Brasil os grandes marcos foram a Constituição de 1988 que colocou essa etapa como dever do Estado e a BNCC que levanta os eixos estruturantes e os objetivos da Educação Infantil. De acordo com a BNCC a aprendizagem na Educação Infantil deve ser norteada por interações e brincadeiras. Pois possibilitam que as crianças construam e se apropriem de conhecimentos por meio de suas ações e interações, gerando aprendizagens, desenvolvimento e socialização. Surge, dessa forma, a importância do entendimento da ludicidade para a Educação Infantil, já que incentiva os sujeitos a vivenciar experiências de forma inteira, colocando os seus sentidos e conhecimentos para “trabalharem” de forma integrada dentro de uma mesma atividade. Dessa forma a ludicidade é uma grande aliada do educador no desenvolvimento das crianças da Educação Infantil, no entanto é necessário que este tenha intencionalidade educativa, de modo que consiga desenvolver, observar e intervir nas atividades de forma assertiva. |
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A Educação Infantil é uma etapa da Educação Básica que atende crianças de 0 a 5 anos de idade. Porém, as instituições que atendiam essa faixa etária inicialmente não tiveram cunho educativo. Apenas em 1837, por meio da criação dos jardins de infância elaborados por Friederich Fröebel, que as instituições começaram a desenvolver papeis educativos. Já no Brasil os grandes marcos foram a Constituição de 1988 que colocou essa etapa como dever do Estado e a BNCC que levanta os eixos estruturantes e os objetivos da Educação Infantil. De acordo com a BNCC a aprendizagem na Educação Infantil deve ser norteada por interações e brincadeiras. Pois possibilitam que as crianças construam e se apropriem de conhecimentos por meio de suas ações e interações, gerando aprendizagens, desenvolvimento e socialização. Surge, dessa forma, a importância do entendimento da ludicidade para a Educação Infantil, já que incentiva os sujeitos a vivenciar experiências de forma inteira, colocando os seus sentidos e conhecimentos para “trabalharem” de forma integrada dentro de uma mesma atividade. Dessa forma a ludicidade é uma grande aliada do educador no desenvolvimento das crianças da Educação Infantil, no entanto é necessário que este tenha intencionalidade educativa, de modo que consiga desenvolver, observar e intervir nas atividades de forma assertiva. |
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