A Humanização Do Enfermeiro Frente Aos Cuidados Paliativos No Paciente Oncológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VASCONCELOS, Thalita Ferreira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/57559
Resumo: A palavra câncer se trata de uma terminologia que compreende cem diferentes tipos de doenças malignas, estas se dão devido a uma quebra no mecanismo regulador da multiplicação celular resultando em um crescimento desordenado das células. Devido ao seu potencial de acometimento e evolução para um quadro com impossibilidade de tratamento modificador da doença, compreende-se que o paciente caminha para o fim da vida, porém isto não significa que não há o que se fazer, mas que o estabelecimento de uma nova perspectiva de trabalho através dos cuidados paliativos priorizará condutas que visam o cuidado e a qualidade de vida do sujeito, possibilitando a busca pela dignidade da vida no processo do morrer. O enfermeiro assume um papel fundamental na prestação destes cuidados. Diante disso, o objetivo deste estudo é compreender como o enfermeiro através de uma assistência humanizada pode promover uma melhor qualidade de vida durante os cuidados paliativos do paciente oncológico em fase terminal. Esta pesquisa contou com o método de Revisão Bibliográfica, onde foi observado que o enfermeiro ao reconhecer o seu papel como paliativista, por meio de uma postura ética, crítica e reflexiva utilizando dos princípios listados pelos cuidados paliativos, tem impacto positivo sobre o paciente.
id Krot_088d32bf64a83e5fdb73f96278db9d6a
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/57559
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling A Humanização Do Enfermeiro Frente Aos Cuidados Paliativos No Paciente OncológicoCâncerCuidado PaliativoEnfermeiroHumanizaçãoA palavra câncer se trata de uma terminologia que compreende cem diferentes tipos de doenças malignas, estas se dão devido a uma quebra no mecanismo regulador da multiplicação celular resultando em um crescimento desordenado das células. Devido ao seu potencial de acometimento e evolução para um quadro com impossibilidade de tratamento modificador da doença, compreende-se que o paciente caminha para o fim da vida, porém isto não significa que não há o que se fazer, mas que o estabelecimento de uma nova perspectiva de trabalho através dos cuidados paliativos priorizará condutas que visam o cuidado e a qualidade de vida do sujeito, possibilitando a busca pela dignidade da vida no processo do morrer. O enfermeiro assume um papel fundamental na prestação destes cuidados. Diante disso, o objetivo deste estudo é compreender como o enfermeiro através de uma assistência humanizada pode promover uma melhor qualidade de vida durante os cuidados paliativos do paciente oncológico em fase terminal. Esta pesquisa contou com o método de Revisão Bibliográfica, onde foi observado que o enfermeiro ao reconhecer o seu papel como paliativista, por meio de uma postura ética, crítica e reflexiva utilizando dos princípios listados pelos cuidados paliativos, tem impacto positivo sobre o paciente.2023-06-23T14:36:41Z2023-06-23T14:36:41Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/57559VASCONCELOS, Thalita Ferreiraporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-23T14:36:41Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/57559Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-06-23T14:36:41falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-06-23T14:36:41Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv A Humanização Do Enfermeiro Frente Aos Cuidados Paliativos No Paciente Oncológico
title A Humanização Do Enfermeiro Frente Aos Cuidados Paliativos No Paciente Oncológico
spellingShingle A Humanização Do Enfermeiro Frente Aos Cuidados Paliativos No Paciente Oncológico
VASCONCELOS, Thalita Ferreira
Câncer
Cuidado Paliativo
Enfermeiro
Humanização
title_short A Humanização Do Enfermeiro Frente Aos Cuidados Paliativos No Paciente Oncológico
title_full A Humanização Do Enfermeiro Frente Aos Cuidados Paliativos No Paciente Oncológico
title_fullStr A Humanização Do Enfermeiro Frente Aos Cuidados Paliativos No Paciente Oncológico
title_full_unstemmed A Humanização Do Enfermeiro Frente Aos Cuidados Paliativos No Paciente Oncológico
title_sort A Humanização Do Enfermeiro Frente Aos Cuidados Paliativos No Paciente Oncológico
author VASCONCELOS, Thalita Ferreira
author_facet VASCONCELOS, Thalita Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv VASCONCELOS, Thalita Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Câncer
Cuidado Paliativo
Enfermeiro
Humanização
topic Câncer
Cuidado Paliativo
Enfermeiro
Humanização
description A palavra câncer se trata de uma terminologia que compreende cem diferentes tipos de doenças malignas, estas se dão devido a uma quebra no mecanismo regulador da multiplicação celular resultando em um crescimento desordenado das células. Devido ao seu potencial de acometimento e evolução para um quadro com impossibilidade de tratamento modificador da doença, compreende-se que o paciente caminha para o fim da vida, porém isto não significa que não há o que se fazer, mas que o estabelecimento de uma nova perspectiva de trabalho através dos cuidados paliativos priorizará condutas que visam o cuidado e a qualidade de vida do sujeito, possibilitando a busca pela dignidade da vida no processo do morrer. O enfermeiro assume um papel fundamental na prestação destes cuidados. Diante disso, o objetivo deste estudo é compreender como o enfermeiro através de uma assistência humanizada pode promover uma melhor qualidade de vida durante os cuidados paliativos do paciente oncológico em fase terminal. Esta pesquisa contou com o método de Revisão Bibliográfica, onde foi observado que o enfermeiro ao reconhecer o seu papel como paliativista, por meio de uma postura ética, crítica e reflexiva utilizando dos princípios listados pelos cuidados paliativos, tem impacto positivo sobre o paciente.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-06-23T14:36:41Z
2023-06-23T14:36:41Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/57559
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/57559
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672952402608128