Inclusão escolar de crianças com autismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/37789 |
Resumo: | O Transtorno do Espectro Autista TEA, precisa ser amplamente debatido e estudado com ênfase aos profissionais da educação, crianças autistas precisam ser bem acolhidas nas escolas, o professor possui um papel fundamental nesse processo, a inclusão deve ocorrer em todos os espaços escolares, o ensino deve ser pautado por ações que socializem, incluam e ensinem essas crianças, todos devem ser envolvidos nesse processo para propiciar a criança autista inclusão e humanização no espaço escolar. O problema de pesquisa foi quais estratégias e recursos podem ser utilizados para a inclusão da criança com autismo TEA no ambiente escolar? O objetivo geral desse estudo foi estudar as estratégias para a inclusão de crianças autistas no âmbito escolar. Esse estudo foi realizado através de uma revisão de literatura por meio de pesquisa bibliográfica, método que possui como fundamento a coleta de dados disponíveis na literatura e utiliza-los para aprofundar o conhecimento do tema proposto, a coleta de dados foi feita por meio consultas a publicações de autores de referência na área, após leitura dos títulos e de seus respectivos resumos. Foi possível concluir que é de grande relevância o entendimento e estudo do que o autismo, e como atuar frente a esse transtorno no âmbito escolar, ao professor e toda comunidade escolar devem estar engajados na busca de uma escola inclusiva, que não somente receba e insira essas crianças, mas que de fato as inclua nesse ambiente. O aluno com TEA possui direitos que precisam ser respeitados, cabe ao docente estudar e buscar alternativas e ferramentas de ensino baseadas na individualidade de cada criança par um ensino humano e de qualidade a todos. |
id |
Krot_091a8f6d4f551661f0757d4b7878f4cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/37789 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
Inclusão escolar de crianças com autismoInclusãoAutismoEscola inclusivaO Transtorno do Espectro Autista TEA, precisa ser amplamente debatido e estudado com ênfase aos profissionais da educação, crianças autistas precisam ser bem acolhidas nas escolas, o professor possui um papel fundamental nesse processo, a inclusão deve ocorrer em todos os espaços escolares, o ensino deve ser pautado por ações que socializem, incluam e ensinem essas crianças, todos devem ser envolvidos nesse processo para propiciar a criança autista inclusão e humanização no espaço escolar. O problema de pesquisa foi quais estratégias e recursos podem ser utilizados para a inclusão da criança com autismo TEA no ambiente escolar? O objetivo geral desse estudo foi estudar as estratégias para a inclusão de crianças autistas no âmbito escolar. Esse estudo foi realizado através de uma revisão de literatura por meio de pesquisa bibliográfica, método que possui como fundamento a coleta de dados disponíveis na literatura e utiliza-los para aprofundar o conhecimento do tema proposto, a coleta de dados foi feita por meio consultas a publicações de autores de referência na área, após leitura dos títulos e de seus respectivos resumos. Foi possível concluir que é de grande relevância o entendimento e estudo do que o autismo, e como atuar frente a esse transtorno no âmbito escolar, ao professor e toda comunidade escolar devem estar engajados na busca de uma escola inclusiva, que não somente receba e insira essas crianças, mas que de fato as inclua nesse ambiente. O aluno com TEA possui direitos que precisam ser respeitados, cabe ao docente estudar e buscar alternativas e ferramentas de ensino baseadas na individualidade de cada criança par um ensino humano e de qualidade a todos.2022-03-11T12:37:20Z2022-03-11T12:37:20Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/37789LIMA, Ana Paula Silva deporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-11T12:37:22Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/37789Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-03-11T12:37:22falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-03-11T12:37:22Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inclusão escolar de crianças com autismo |
title |
Inclusão escolar de crianças com autismo |
spellingShingle |
Inclusão escolar de crianças com autismo LIMA, Ana Paula Silva de Inclusão Autismo Escola inclusiva |
title_short |
Inclusão escolar de crianças com autismo |
title_full |
Inclusão escolar de crianças com autismo |
title_fullStr |
Inclusão escolar de crianças com autismo |
title_full_unstemmed |
Inclusão escolar de crianças com autismo |
title_sort |
Inclusão escolar de crianças com autismo |
author |
LIMA, Ana Paula Silva de |
author_facet |
LIMA, Ana Paula Silva de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LIMA, Ana Paula Silva de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão Autismo Escola inclusiva |
topic |
Inclusão Autismo Escola inclusiva |
description |
O Transtorno do Espectro Autista TEA, precisa ser amplamente debatido e estudado com ênfase aos profissionais da educação, crianças autistas precisam ser bem acolhidas nas escolas, o professor possui um papel fundamental nesse processo, a inclusão deve ocorrer em todos os espaços escolares, o ensino deve ser pautado por ações que socializem, incluam e ensinem essas crianças, todos devem ser envolvidos nesse processo para propiciar a criança autista inclusão e humanização no espaço escolar. O problema de pesquisa foi quais estratégias e recursos podem ser utilizados para a inclusão da criança com autismo TEA no ambiente escolar? O objetivo geral desse estudo foi estudar as estratégias para a inclusão de crianças autistas no âmbito escolar. Esse estudo foi realizado através de uma revisão de literatura por meio de pesquisa bibliográfica, método que possui como fundamento a coleta de dados disponíveis na literatura e utiliza-los para aprofundar o conhecimento do tema proposto, a coleta de dados foi feita por meio consultas a publicações de autores de referência na área, após leitura dos títulos e de seus respectivos resumos. Foi possível concluir que é de grande relevância o entendimento e estudo do que o autismo, e como atuar frente a esse transtorno no âmbito escolar, ao professor e toda comunidade escolar devem estar engajados na busca de uma escola inclusiva, que não somente receba e insira essas crianças, mas que de fato as inclua nesse ambiente. O aluno com TEA possui direitos que precisam ser respeitados, cabe ao docente estudar e buscar alternativas e ferramentas de ensino baseadas na individualidade de cada criança par um ensino humano e de qualidade a todos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2022-03-11T12:37:20Z 2022-03-11T12:37:20Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/37789 |
url |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/37789 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1803673005004423168 |