O fonoaudiólogo como atuante no aperfeiçoamento vocal de cantores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/40966 |
Resumo: | Para cantar, fisiologicamente, fazem-se necessários três processos básicos: sinal glótico, ressonância e articulação do som. A voz cantada é considerada uma das mais belas formas de expressão, visto que o cantor consegue expressar ao seu público os sentimentos mais escondidos, alcançando fortes emoções. Dentro do mundo dos cantores, há diferenças entre os cantores amadores e profissionais. No grupo dos cantores profissionais, há uma diferença entre os cantores de alta performance e os que não são. Os cantores de alta performance são aqueles que se apresentam em dias consecutivos, viajam bastante, cantam por várias horas e muitas vezes realizam coreografias, esses precisam de mais atenção em relação aos cuidados vocais para não interromper sua carreira de forma precoce. Com isso, o objetivo geral é demostrar a relevância da atuação fonoaudiológica no aperfeiçoamento vocal de cantores, e os objetivos específicos são conceituar a fisiologia da fonação, contextualizar as características da voz cantada e discorrer acerca das etapas de aperfeiçoamento vocal de cantores. Para isso, a metodologia deste trabalho foi um levantamento bibliográfico, do tipo dissertativo qualitativo, contendo informações que foram coletadas a partir de artigos, livros, revistas, dissertações e plataformas digitais como Scielo e Google acadêmico, porém foram excluídos trabalhos de menor relevância sobre o tema. Sendo assim, podemos concluir que um fonoaudiólogo capacitado visa a maximização da performance vocal, desde os cuidados básicos de saúde vocal à habilitação de novos ajustes vocais, os quais os cantores querem dominar na própria voz, além de quererem conhecer mais possibilidades em relação ao seu instrumento de trabalho. |
id |
Krot_09d6ecffbaa61a97b53a7ec7f8db0918 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/40966 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
SOUSA, Johny Wesley Freitas de2022-05-16T13:13:02Z2022-05-16T13:13:02Z2020https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/40966Para cantar, fisiologicamente, fazem-se necessários três processos básicos: sinal glótico, ressonância e articulação do som. A voz cantada é considerada uma das mais belas formas de expressão, visto que o cantor consegue expressar ao seu público os sentimentos mais escondidos, alcançando fortes emoções. Dentro do mundo dos cantores, há diferenças entre os cantores amadores e profissionais. No grupo dos cantores profissionais, há uma diferença entre os cantores de alta performance e os que não são. Os cantores de alta performance são aqueles que se apresentam em dias consecutivos, viajam bastante, cantam por várias horas e muitas vezes realizam coreografias, esses precisam de mais atenção em relação aos cuidados vocais para não interromper sua carreira de forma precoce. Com isso, o objetivo geral é demostrar a relevância da atuação fonoaudiológica no aperfeiçoamento vocal de cantores, e os objetivos específicos são conceituar a fisiologia da fonação, contextualizar as características da voz cantada e discorrer acerca das etapas de aperfeiçoamento vocal de cantores. Para isso, a metodologia deste trabalho foi um levantamento bibliográfico, do tipo dissertativo qualitativo, contendo informações que foram coletadas a partir de artigos, livros, revistas, dissertações e plataformas digitais como Scielo e Google acadêmico, porém foram excluídos trabalhos de menor relevância sobre o tema. Sendo assim, podemos concluir que um fonoaudiólogo capacitado visa a maximização da performance vocal, desde os cuidados básicos de saúde vocal à habilitação de novos ajustes vocais, os quais os cantores querem dominar na própria voz, além de quererem conhecer mais possibilidades em relação ao seu instrumento de trabalho.Aperfeiçoamento vocalFonoaudiologiaCantoresO fonoaudiólogo como atuante no aperfeiçoamento vocal de cantoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFonoaudiologiaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALJOHNY_WESLEY.pdfJOHNY_WESLEY.pdfapplication/pdf245750https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/40966/1/JOHNY_WESLEY.pdf5057503326e57ded58daa9d75312f25eMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/40966/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/409662022-05-16 10:13:02.778oai:repositorio.pgsscogna.com.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-05-16T13:13:02falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-05-16T13:13:02Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O fonoaudiólogo como atuante no aperfeiçoamento vocal de cantores |
title |
O fonoaudiólogo como atuante no aperfeiçoamento vocal de cantores |
spellingShingle |
O fonoaudiólogo como atuante no aperfeiçoamento vocal de cantores SOUSA, Johny Wesley Freitas de Aperfeiçoamento vocal Fonoaudiologia Cantores |
title_short |
O fonoaudiólogo como atuante no aperfeiçoamento vocal de cantores |
title_full |
O fonoaudiólogo como atuante no aperfeiçoamento vocal de cantores |
title_fullStr |
O fonoaudiólogo como atuante no aperfeiçoamento vocal de cantores |
title_full_unstemmed |
O fonoaudiólogo como atuante no aperfeiçoamento vocal de cantores |
title_sort |
O fonoaudiólogo como atuante no aperfeiçoamento vocal de cantores |
author |
SOUSA, Johny Wesley Freitas de |
author_facet |
SOUSA, Johny Wesley Freitas de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOUSA, Johny Wesley Freitas de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aperfeiçoamento vocal Fonoaudiologia Cantores |
topic |
Aperfeiçoamento vocal Fonoaudiologia Cantores |
description |
Para cantar, fisiologicamente, fazem-se necessários três processos básicos: sinal glótico, ressonância e articulação do som. A voz cantada é considerada uma das mais belas formas de expressão, visto que o cantor consegue expressar ao seu público os sentimentos mais escondidos, alcançando fortes emoções. Dentro do mundo dos cantores, há diferenças entre os cantores amadores e profissionais. No grupo dos cantores profissionais, há uma diferença entre os cantores de alta performance e os que não são. Os cantores de alta performance são aqueles que se apresentam em dias consecutivos, viajam bastante, cantam por várias horas e muitas vezes realizam coreografias, esses precisam de mais atenção em relação aos cuidados vocais para não interromper sua carreira de forma precoce. Com isso, o objetivo geral é demostrar a relevância da atuação fonoaudiológica no aperfeiçoamento vocal de cantores, e os objetivos específicos são conceituar a fisiologia da fonação, contextualizar as características da voz cantada e discorrer acerca das etapas de aperfeiçoamento vocal de cantores. Para isso, a metodologia deste trabalho foi um levantamento bibliográfico, do tipo dissertativo qualitativo, contendo informações que foram coletadas a partir de artigos, livros, revistas, dissertações e plataformas digitais como Scielo e Google acadêmico, porém foram excluídos trabalhos de menor relevância sobre o tema. Sendo assim, podemos concluir que um fonoaudiólogo capacitado visa a maximização da performance vocal, desde os cuidados básicos de saúde vocal à habilitação de novos ajustes vocais, os quais os cantores querem dominar na própria voz, além de quererem conhecer mais possibilidades em relação ao seu instrumento de trabalho. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-05-16T13:13:02Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-05-16T13:13:02Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/40966 |
url |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/40966 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/40966/1/JOHNY_WESLEY.pdf https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/40966/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5057503326e57ded58daa9d75312f25e 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1809460253633282048 |