Ludicidade e educação a ludicidade como aliada no desenvolvimento da criança com tdah de 4 a 5 anos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45466 |
Resumo: | O objetivo do presente estudo é promover uma reflexão sobre a inclusão e a importância da ludicidade no desenvolvimento da criança com TDAH de 4 a 5 anos destacando a importância de métodos atrativos que possibilitem um aprendizado integral para o aluno que possui maiores dificuldades na aprendizagem e no desenvolvimento. A criança portadora do TDAH possui três maiores dificuldades: desatenção, inquietude e impulsividade, fazendo com que ela perca o foco e diminua sua capacidade de se manter concentrada durante as aulas, ciente desses fatos, o professor deve estar preparado para incrementar o aprendizado desta criança, usando métodos para atrair sua atenção para que a mesma consiga manter o foco tanto nos conteúdos propostos, como também aumentar sua capacidade de relacionamento interpessoal. O motivo desta pesquisa é a necessidade de se trabalhar diferentes métodos com crianças que possuem dificuldades escolares, conhecer esses métodos é de extrema importância para que assim os objetivos propostos possam ser atingidos, esta pesquisa enfatiza como a ludicidade pode se tornar uma grande aliada dentro da sala de aula e quais os benefícios que ela proporciona aos envolvidos. O tipo da pesquisa realizada foi qualitativa, tendo por base a pesquisa bibliográfica, sendo estes os meios pelos quais foram obtidos a fundamentação teórica, tendo como os principais autores utilizados: BACELAR (2009), PINHEIRO (2010), FANTALOCHI (2011), e FREIRE (1996). A ludicidade é uma grande aliada em sala de aula, pois através dela a criança tem a possibilidade de aprender de uma forma agradável para ela, brincadeiras que trabalhem o lado lúdico direcionadas ao aprendizado, usando a imaginação, criatividade e fantasia. Esse estudo mostra a importância da ludicidade na educação, O TDAH afeta a região frontal do cérebro que é responsável pela atenção, fazendo com que o processo de ensino-aprendizagem da criança seja mais dificultoso, a ludicidade como método pedagógico pode ser auxiliadora neste processo, o professor deve conhecer os sintomas e as dificuldades da criança com TDAH, possibilitando assim atividades lúdicas para o desenvolvimento integral da criança. Toda criança tem direito a uma educação de qualidade pautada no seu bem estar, o ensino deve se adaptar as condições do aluno buscando assim um melhor rendimento no processo de ensino aprendizagem. |
id |
Krot_0fcdef3a61053965a495586743e04055 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/45466 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
MARTINS, Francieli da Silva Oliveira2022-08-11T17:10:56Z2022-08-11T17:10:56Z2020https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45466O objetivo do presente estudo é promover uma reflexão sobre a inclusão e a importância da ludicidade no desenvolvimento da criança com TDAH de 4 a 5 anos destacando a importância de métodos atrativos que possibilitem um aprendizado integral para o aluno que possui maiores dificuldades na aprendizagem e no desenvolvimento. A criança portadora do TDAH possui três maiores dificuldades: desatenção, inquietude e impulsividade, fazendo com que ela perca o foco e diminua sua capacidade de se manter concentrada durante as aulas, ciente desses fatos, o professor deve estar preparado para incrementar o aprendizado desta criança, usando métodos para atrair sua atenção para que a mesma consiga manter o foco tanto nos conteúdos propostos, como também aumentar sua capacidade de relacionamento interpessoal. O motivo desta pesquisa é a necessidade de se trabalhar diferentes métodos com crianças que possuem dificuldades escolares, conhecer esses métodos é de extrema importância para que assim os objetivos propostos possam ser atingidos, esta pesquisa enfatiza como a ludicidade pode se tornar uma grande aliada dentro da sala de aula e quais os benefícios que ela proporciona aos envolvidos. O tipo da pesquisa realizada foi qualitativa, tendo por base a pesquisa bibliográfica, sendo estes os meios pelos quais foram obtidos a fundamentação teórica, tendo como os principais autores utilizados: BACELAR (2009), PINHEIRO (2010), FANTALOCHI (2011), e FREIRE (1996). A ludicidade é uma grande aliada em sala de aula, pois através dela a criança tem a possibilidade de aprender de uma forma agradável para ela, brincadeiras que trabalhem o lado lúdico direcionadas ao aprendizado, usando a imaginação, criatividade e fantasia. Esse estudo mostra a importância da ludicidade na educação, O TDAH afeta a região frontal do cérebro que é responsável pela atenção, fazendo com que o processo de ensino-aprendizagem da criança seja mais dificultoso, a ludicidade como método pedagógico pode ser auxiliadora neste processo, o professor deve conhecer os sintomas e as dificuldades da criança com TDAH, possibilitando assim atividades lúdicas para o desenvolvimento integral da criança. Toda criança tem direito a uma educação de qualidade pautada no seu bem estar, o ensino deve se adaptar as condições do aluno buscando assim um melhor rendimento no processo de ensino aprendizagem.LudicidadeEducaçãoTDAHInclusãoLudicidade e educação a ludicidade como aliada no desenvolvimento da criança com tdah de 4 a 5 anosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPedagogiaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALFRANCIELI_DA_SILVA_OLIVEIRA_MARTINS.pdfFRANCIELI_DA_SILVA_OLIVEIRA_MARTINS.pdfapplication/pdf690470https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/45466/1/FRANCIELI_DA_SILVA_OLIVEIRA_MARTINS.pdf5238eef04904de6db6b4d6c0b07ee15eMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/45466/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/454662022-08-11 14:10:56.421oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/45466Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-08-11T17:10:56falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-08-11T17:10:56Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ludicidade e educação a ludicidade como aliada no desenvolvimento da criança com tdah de 4 a 5 anos |
title |
Ludicidade e educação a ludicidade como aliada no desenvolvimento da criança com tdah de 4 a 5 anos |
spellingShingle |
Ludicidade e educação a ludicidade como aliada no desenvolvimento da criança com tdah de 4 a 5 anos MARTINS, Francieli da Silva Oliveira Ludicidade Educação TDAH Inclusão |
title_short |
Ludicidade e educação a ludicidade como aliada no desenvolvimento da criança com tdah de 4 a 5 anos |
title_full |
Ludicidade e educação a ludicidade como aliada no desenvolvimento da criança com tdah de 4 a 5 anos |
title_fullStr |
Ludicidade e educação a ludicidade como aliada no desenvolvimento da criança com tdah de 4 a 5 anos |
title_full_unstemmed |
Ludicidade e educação a ludicidade como aliada no desenvolvimento da criança com tdah de 4 a 5 anos |
title_sort |
Ludicidade e educação a ludicidade como aliada no desenvolvimento da criança com tdah de 4 a 5 anos |
author |
MARTINS, Francieli da Silva Oliveira |
author_facet |
MARTINS, Francieli da Silva Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MARTINS, Francieli da Silva Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ludicidade Educação TDAH Inclusão |
topic |
Ludicidade Educação TDAH Inclusão |
description |
O objetivo do presente estudo é promover uma reflexão sobre a inclusão e a importância da ludicidade no desenvolvimento da criança com TDAH de 4 a 5 anos destacando a importância de métodos atrativos que possibilitem um aprendizado integral para o aluno que possui maiores dificuldades na aprendizagem e no desenvolvimento. A criança portadora do TDAH possui três maiores dificuldades: desatenção, inquietude e impulsividade, fazendo com que ela perca o foco e diminua sua capacidade de se manter concentrada durante as aulas, ciente desses fatos, o professor deve estar preparado para incrementar o aprendizado desta criança, usando métodos para atrair sua atenção para que a mesma consiga manter o foco tanto nos conteúdos propostos, como também aumentar sua capacidade de relacionamento interpessoal. O motivo desta pesquisa é a necessidade de se trabalhar diferentes métodos com crianças que possuem dificuldades escolares, conhecer esses métodos é de extrema importância para que assim os objetivos propostos possam ser atingidos, esta pesquisa enfatiza como a ludicidade pode se tornar uma grande aliada dentro da sala de aula e quais os benefícios que ela proporciona aos envolvidos. O tipo da pesquisa realizada foi qualitativa, tendo por base a pesquisa bibliográfica, sendo estes os meios pelos quais foram obtidos a fundamentação teórica, tendo como os principais autores utilizados: BACELAR (2009), PINHEIRO (2010), FANTALOCHI (2011), e FREIRE (1996). A ludicidade é uma grande aliada em sala de aula, pois através dela a criança tem a possibilidade de aprender de uma forma agradável para ela, brincadeiras que trabalhem o lado lúdico direcionadas ao aprendizado, usando a imaginação, criatividade e fantasia. Esse estudo mostra a importância da ludicidade na educação, O TDAH afeta a região frontal do cérebro que é responsável pela atenção, fazendo com que o processo de ensino-aprendizagem da criança seja mais dificultoso, a ludicidade como método pedagógico pode ser auxiliadora neste processo, o professor deve conhecer os sintomas e as dificuldades da criança com TDAH, possibilitando assim atividades lúdicas para o desenvolvimento integral da criança. Toda criança tem direito a uma educação de qualidade pautada no seu bem estar, o ensino deve se adaptar as condições do aluno buscando assim um melhor rendimento no processo de ensino aprendizagem. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-11T17:10:56Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-08-11T17:10:56Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45466 |
url |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45466 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/45466/1/FRANCIELI_DA_SILVA_OLIVEIRA_MARTINS.pdf https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/45466/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5238eef04904de6db6b4d6c0b07ee15e 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1809460253020913664 |