Ludicidade e educação a ludicidade como aliada no desenvolvimento da criança com tdah de 4 a 5 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARTINS, Francieli da Silva Oliveira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45466
Resumo: O objetivo do presente estudo é promover uma reflexão sobre a inclusão e a importância da ludicidade no desenvolvimento da criança com TDAH de 4 a 5 anos destacando a importância de métodos atrativos que possibilitem um aprendizado integral para o aluno que possui maiores dificuldades na aprendizagem e no desenvolvimento. A criança portadora do TDAH possui três maiores dificuldades: desatenção, inquietude e impulsividade, fazendo com que ela perca o foco e diminua sua capacidade de se manter concentrada durante as aulas, ciente desses fatos, o professor deve estar preparado para incrementar o aprendizado desta criança, usando métodos para atrair sua atenção para que a mesma consiga manter o foco tanto nos conteúdos propostos, como também aumentar sua capacidade de relacionamento interpessoal. O motivo desta pesquisa é a necessidade de se trabalhar diferentes métodos com crianças que possuem dificuldades escolares, conhecer esses métodos é de extrema importância para que assim os objetivos propostos possam ser atingidos, esta pesquisa enfatiza como a ludicidade pode se tornar uma grande aliada dentro da sala de aula e quais os benefícios que ela proporciona aos envolvidos. O tipo da pesquisa realizada foi qualitativa, tendo por base a pesquisa bibliográfica, sendo estes os meios pelos quais foram obtidos a fundamentação teórica, tendo como os principais autores utilizados: BACELAR (2009), PINHEIRO (2010), FANTALOCHI (2011), e FREIRE (1996). A ludicidade é uma grande aliada em sala de aula, pois através dela a criança tem a possibilidade de aprender de uma forma agradável para ela, brincadeiras que trabalhem o lado lúdico direcionadas ao aprendizado, usando a imaginação, criatividade e fantasia. Esse estudo mostra a importância da ludicidade na educação, O TDAH afeta a região frontal do cérebro que é responsável pela atenção, fazendo com que o processo de ensino-aprendizagem da criança seja mais dificultoso, a ludicidade como método pedagógico pode ser auxiliadora neste processo, o professor deve conhecer os sintomas e as dificuldades da criança com TDAH, possibilitando assim atividades lúdicas para o desenvolvimento integral da criança. Toda criança tem direito a uma educação de qualidade pautada no seu bem estar, o ensino deve se adaptar as condições do aluno buscando assim um melhor rendimento no processo de ensino aprendizagem.
id Krot_0fcdef3a61053965a495586743e04055
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/45466
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling MARTINS, Francieli da Silva Oliveira2022-08-11T17:10:56Z2022-08-11T17:10:56Z2020https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45466O objetivo do presente estudo é promover uma reflexão sobre a inclusão e a importância da ludicidade no desenvolvimento da criança com TDAH de 4 a 5 anos destacando a importância de métodos atrativos que possibilitem um aprendizado integral para o aluno que possui maiores dificuldades na aprendizagem e no desenvolvimento. A criança portadora do TDAH possui três maiores dificuldades: desatenção, inquietude e impulsividade, fazendo com que ela perca o foco e diminua sua capacidade de se manter concentrada durante as aulas, ciente desses fatos, o professor deve estar preparado para incrementar o aprendizado desta criança, usando métodos para atrair sua atenção para que a mesma consiga manter o foco tanto nos conteúdos propostos, como também aumentar sua capacidade de relacionamento interpessoal. O motivo desta pesquisa é a necessidade de se trabalhar diferentes métodos com crianças que possuem dificuldades escolares, conhecer esses métodos é de extrema importância para que assim os objetivos propostos possam ser atingidos, esta pesquisa enfatiza como a ludicidade pode se tornar uma grande aliada dentro da sala de aula e quais os benefícios que ela proporciona aos envolvidos. O tipo da pesquisa realizada foi qualitativa, tendo por base a pesquisa bibliográfica, sendo estes os meios pelos quais foram obtidos a fundamentação teórica, tendo como os principais autores utilizados: BACELAR (2009), PINHEIRO (2010), FANTALOCHI (2011), e FREIRE (1996). A ludicidade é uma grande aliada em sala de aula, pois através dela a criança tem a possibilidade de aprender de uma forma agradável para ela, brincadeiras que trabalhem o lado lúdico direcionadas ao aprendizado, usando a imaginação, criatividade e fantasia. Esse estudo mostra a importância da ludicidade na educação, O TDAH afeta a região frontal do cérebro que é responsável pela atenção, fazendo com que o processo de ensino-aprendizagem da criança seja mais dificultoso, a ludicidade como método pedagógico pode ser auxiliadora neste processo, o professor deve conhecer os sintomas e as dificuldades da criança com TDAH, possibilitando assim atividades lúdicas para o desenvolvimento integral da criança. Toda criança tem direito a uma educação de qualidade pautada no seu bem estar, o ensino deve se adaptar as condições do aluno buscando assim um melhor rendimento no processo de ensino aprendizagem.LudicidadeEducaçãoTDAHInclusãoLudicidade e educação a ludicidade como aliada no desenvolvimento da criança com tdah de 4 a 5 anosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPedagogiaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALFRANCIELI_DA_SILVA_OLIVEIRA_MARTINS.pdfFRANCIELI_DA_SILVA_OLIVEIRA_MARTINS.pdfapplication/pdf690470https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/45466/1/FRANCIELI_DA_SILVA_OLIVEIRA_MARTINS.pdf5238eef04904de6db6b4d6c0b07ee15eMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/45466/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/454662022-08-11 14:10:56.421oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/45466Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-08-11T17:10:56falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-08-11T17:10:56Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ludicidade e educação a ludicidade como aliada no desenvolvimento da criança com tdah de 4 a 5 anos
title Ludicidade e educação a ludicidade como aliada no desenvolvimento da criança com tdah de 4 a 5 anos
spellingShingle Ludicidade e educação a ludicidade como aliada no desenvolvimento da criança com tdah de 4 a 5 anos
MARTINS, Francieli da Silva Oliveira
Ludicidade
Educação
TDAH
Inclusão
title_short Ludicidade e educação a ludicidade como aliada no desenvolvimento da criança com tdah de 4 a 5 anos
title_full Ludicidade e educação a ludicidade como aliada no desenvolvimento da criança com tdah de 4 a 5 anos
title_fullStr Ludicidade e educação a ludicidade como aliada no desenvolvimento da criança com tdah de 4 a 5 anos
title_full_unstemmed Ludicidade e educação a ludicidade como aliada no desenvolvimento da criança com tdah de 4 a 5 anos
title_sort Ludicidade e educação a ludicidade como aliada no desenvolvimento da criança com tdah de 4 a 5 anos
author MARTINS, Francieli da Silva Oliveira
author_facet MARTINS, Francieli da Silva Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MARTINS, Francieli da Silva Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Ludicidade
Educação
TDAH
Inclusão
topic Ludicidade
Educação
TDAH
Inclusão
description O objetivo do presente estudo é promover uma reflexão sobre a inclusão e a importância da ludicidade no desenvolvimento da criança com TDAH de 4 a 5 anos destacando a importância de métodos atrativos que possibilitem um aprendizado integral para o aluno que possui maiores dificuldades na aprendizagem e no desenvolvimento. A criança portadora do TDAH possui três maiores dificuldades: desatenção, inquietude e impulsividade, fazendo com que ela perca o foco e diminua sua capacidade de se manter concentrada durante as aulas, ciente desses fatos, o professor deve estar preparado para incrementar o aprendizado desta criança, usando métodos para atrair sua atenção para que a mesma consiga manter o foco tanto nos conteúdos propostos, como também aumentar sua capacidade de relacionamento interpessoal. O motivo desta pesquisa é a necessidade de se trabalhar diferentes métodos com crianças que possuem dificuldades escolares, conhecer esses métodos é de extrema importância para que assim os objetivos propostos possam ser atingidos, esta pesquisa enfatiza como a ludicidade pode se tornar uma grande aliada dentro da sala de aula e quais os benefícios que ela proporciona aos envolvidos. O tipo da pesquisa realizada foi qualitativa, tendo por base a pesquisa bibliográfica, sendo estes os meios pelos quais foram obtidos a fundamentação teórica, tendo como os principais autores utilizados: BACELAR (2009), PINHEIRO (2010), FANTALOCHI (2011), e FREIRE (1996). A ludicidade é uma grande aliada em sala de aula, pois através dela a criança tem a possibilidade de aprender de uma forma agradável para ela, brincadeiras que trabalhem o lado lúdico direcionadas ao aprendizado, usando a imaginação, criatividade e fantasia. Esse estudo mostra a importância da ludicidade na educação, O TDAH afeta a região frontal do cérebro que é responsável pela atenção, fazendo com que o processo de ensino-aprendizagem da criança seja mais dificultoso, a ludicidade como método pedagógico pode ser auxiliadora neste processo, o professor deve conhecer os sintomas e as dificuldades da criança com TDAH, possibilitando assim atividades lúdicas para o desenvolvimento integral da criança. Toda criança tem direito a uma educação de qualidade pautada no seu bem estar, o ensino deve se adaptar as condições do aluno buscando assim um melhor rendimento no processo de ensino aprendizagem.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-11T17:10:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-11T17:10:56Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45466
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45466
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/45466/1/FRANCIELI_DA_SILVA_OLIVEIRA_MARTINS.pdf
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/45466/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5238eef04904de6db6b4d6c0b07ee15e
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1809460253020913664