A QUALIDADE DO ATENDIMENTO PRESTADO PELOS POLOS EAD: UMA ANÁLISE QUALITATIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MOUTINHO, LIDIANE PEREIRA
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: HAAS, CELIA MARIA, SIQUEIRA, MARIA CRISTINA MENDONÇA, BENATTO, PEDRO LUIS, ARAUJO JUNIOR, CARLOS FERNANDO DE
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/34691
Resumo: A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA É UMA MODALIDADE DE ENSINO QUE TEM CRESCIDO EXPONENCIALMENTE NOS ÚLTIMOS ANOS. DESDE SUA NORMATIZAÇÃO POR MEIO DA LBD LEI N.º 9.394/96, ATÉ OS DIAS ATUAIS, COM O DECRETO N.º 9.057/2007, A EAD DESTACA-SE POR SER UMA MODALIDADE COM O INTUITO DE DEMOCRATIZAR O ACESSO AO ENSINO SUPERIOR, ATRAVÉS DO POLOS ESD, DISTRIBUÍDOS EM VÁRIAS REGIÕES DO PAÍS E ATÉ MESMO EM LOCAIS QUE UMA INSTITUIÇÃO PRESENCIAL NÃO CHEGARIA DEVIDO AO INVESTIMENTO NECESSÁRIO. O POLO EAD POSSUI UM IMPORTANTE PAPEL NA FORMAÇÃO DO ALUNO. É O CANAL DIRETO DOS DISCENTES COM A INSTITUIÇÃO, ELO DE COMUNICAÇÃO ENTRE IES E ALUNOS, RESPONSÁVEL POR ASSEGURAR QUE AS NORMAS E PROCEDIMENTOS ESTABELECIDOS PELA IES SEJAM RESPEITADOS. É, AINDA, A EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE EM SUAS LOCALIDADES, SENDO O PRINCIPAL ENCARREGADO DE PRESTAR O ATENDIMENTO AOS ALUNOS DE FORMA PRESENCIAL, POR TELEFONE OU E MAIL. A PARTIR DA ANÁLISE DOS DADOS QUANTITATIVOS - 9028 RESPONDENTES - FOI POSSÍVEL AFERIR QUE GRANDE PARTE DOS ALUNOS ESTÃO SATISFEITOS COM O ATENDIMENTO PRESTADO PELOS POLOS SUJEITOS DA PESQUISA, MAS ALERTA SOBRE A NECESSIDADE DE MELHORIAS NO QUE TANGE À COMUNICAÇÃO, SEJA POR E-MAIL OU POR TELEFONE.
id Krot_103cc8643826a868611dedbebbc8210c
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/34691
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling MOUTINHO, LIDIANE PEREIRAHAAS, CELIA MARIASIQUEIRA, MARIA CRISTINA MENDONÇABENATTO, PEDRO LUISARAUJO JUNIOR, CARLOS FERNANDO DE2021-10-11T16:42:48Z2021-10-11T16:42:48Z2019-06https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/34691A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA É UMA MODALIDADE DE ENSINO QUE TEM CRESCIDO EXPONENCIALMENTE NOS ÚLTIMOS ANOS. DESDE SUA NORMATIZAÇÃO POR MEIO DA LBD LEI N.º 9.394/96, ATÉ OS DIAS ATUAIS, COM O DECRETO N.º 9.057/2007, A EAD DESTACA-SE POR SER UMA MODALIDADE COM O INTUITO DE DEMOCRATIZAR O ACESSO AO ENSINO SUPERIOR, ATRAVÉS DO POLOS ESD, DISTRIBUÍDOS EM VÁRIAS REGIÕES DO PAÍS E ATÉ MESMO EM LOCAIS QUE UMA INSTITUIÇÃO PRESENCIAL NÃO CHEGARIA DEVIDO AO INVESTIMENTO NECESSÁRIO. O POLO EAD POSSUI UM IMPORTANTE PAPEL NA FORMAÇÃO DO ALUNO. É O CANAL DIRETO DOS DISCENTES COM A INSTITUIÇÃO, ELO DE COMUNICAÇÃO ENTRE IES E ALUNOS, RESPONSÁVEL POR ASSEGURAR QUE AS NORMAS E PROCEDIMENTOS ESTABELECIDOS PELA IES SEJAM RESPEITADOS. É, AINDA, A EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE EM SUAS LOCALIDADES, SENDO O PRINCIPAL ENCARREGADO DE PRESTAR O ATENDIMENTO AOS ALUNOS DE FORMA PRESENCIAL, POR TELEFONE OU E MAIL. A PARTIR DA ANÁLISE DOS DADOS QUANTITATIVOS - 9028 RESPONDENTES - FOI POSSÍVEL AFERIR QUE GRANDE PARTE DOS ALUNOS ESTÃO SATISFEITOS COM O ATENDIMENTO PRESTADO PELOS POLOS SUJEITOS DA PESQUISA, MAS ALERTA SOBRE A NECESSIDADE DE MELHORIAS NO QUE TANGE À COMUNICAÇÃO, SEJA POR E-MAIL OU POR TELEFONE.ABEDPOLO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIAREFERENCIAIS DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIAQUALIDADE DO ATENDIMENTO ADMINISTRATIVOA QUALIDADE DO ATENDIMENTO PRESTADO PELOS POLOS EAD: UMA ANÁLISE QUALITATIVAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL19_025.pdf19_025.pdfA QUALIDADE DO ATENDIMENTO PRESTADO PELOS POLOS EAD: UMA ANÁLISE QUALITATIVAapplication/pdf285799https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/34691/1/19_025.pdff2613525e83b9e19cac875100f8315e2MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/34691/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/346912021-11-23 10:59:00.232oai:repositorio.pgsscogna.com.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2021-11-23T13:59falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2021-11-23T13:59Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A QUALIDADE DO ATENDIMENTO PRESTADO PELOS POLOS EAD: UMA ANÁLISE QUALITATIVA
title A QUALIDADE DO ATENDIMENTO PRESTADO PELOS POLOS EAD: UMA ANÁLISE QUALITATIVA
spellingShingle A QUALIDADE DO ATENDIMENTO PRESTADO PELOS POLOS EAD: UMA ANÁLISE QUALITATIVA
MOUTINHO, LIDIANE PEREIRA
POLO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
REFERENCIAIS DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA
QUALIDADE DO ATENDIMENTO ADMINISTRATIVO
title_short A QUALIDADE DO ATENDIMENTO PRESTADO PELOS POLOS EAD: UMA ANÁLISE QUALITATIVA
title_full A QUALIDADE DO ATENDIMENTO PRESTADO PELOS POLOS EAD: UMA ANÁLISE QUALITATIVA
title_fullStr A QUALIDADE DO ATENDIMENTO PRESTADO PELOS POLOS EAD: UMA ANÁLISE QUALITATIVA
title_full_unstemmed A QUALIDADE DO ATENDIMENTO PRESTADO PELOS POLOS EAD: UMA ANÁLISE QUALITATIVA
title_sort A QUALIDADE DO ATENDIMENTO PRESTADO PELOS POLOS EAD: UMA ANÁLISE QUALITATIVA
author MOUTINHO, LIDIANE PEREIRA
author_facet MOUTINHO, LIDIANE PEREIRA
HAAS, CELIA MARIA
SIQUEIRA, MARIA CRISTINA MENDONÇA
BENATTO, PEDRO LUIS
ARAUJO JUNIOR, CARLOS FERNANDO DE
author_role author
author2 HAAS, CELIA MARIA
SIQUEIRA, MARIA CRISTINA MENDONÇA
BENATTO, PEDRO LUIS
ARAUJO JUNIOR, CARLOS FERNANDO DE
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MOUTINHO, LIDIANE PEREIRA
HAAS, CELIA MARIA
SIQUEIRA, MARIA CRISTINA MENDONÇA
BENATTO, PEDRO LUIS
ARAUJO JUNIOR, CARLOS FERNANDO DE
dc.subject.por.fl_str_mv POLO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
REFERENCIAIS DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA
QUALIDADE DO ATENDIMENTO ADMINISTRATIVO
topic POLO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
REFERENCIAIS DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA
QUALIDADE DO ATENDIMENTO ADMINISTRATIVO
description A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA É UMA MODALIDADE DE ENSINO QUE TEM CRESCIDO EXPONENCIALMENTE NOS ÚLTIMOS ANOS. DESDE SUA NORMATIZAÇÃO POR MEIO DA LBD LEI N.º 9.394/96, ATÉ OS DIAS ATUAIS, COM O DECRETO N.º 9.057/2007, A EAD DESTACA-SE POR SER UMA MODALIDADE COM O INTUITO DE DEMOCRATIZAR O ACESSO AO ENSINO SUPERIOR, ATRAVÉS DO POLOS ESD, DISTRIBUÍDOS EM VÁRIAS REGIÕES DO PAÍS E ATÉ MESMO EM LOCAIS QUE UMA INSTITUIÇÃO PRESENCIAL NÃO CHEGARIA DEVIDO AO INVESTIMENTO NECESSÁRIO. O POLO EAD POSSUI UM IMPORTANTE PAPEL NA FORMAÇÃO DO ALUNO. É O CANAL DIRETO DOS DISCENTES COM A INSTITUIÇÃO, ELO DE COMUNICAÇÃO ENTRE IES E ALUNOS, RESPONSÁVEL POR ASSEGURAR QUE AS NORMAS E PROCEDIMENTOS ESTABELECIDOS PELA IES SEJAM RESPEITADOS. É, AINDA, A EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE EM SUAS LOCALIDADES, SENDO O PRINCIPAL ENCARREGADO DE PRESTAR O ATENDIMENTO AOS ALUNOS DE FORMA PRESENCIAL, POR TELEFONE OU E MAIL. A PARTIR DA ANÁLISE DOS DADOS QUANTITATIVOS - 9028 RESPONDENTES - FOI POSSÍVEL AFERIR QUE GRANDE PARTE DOS ALUNOS ESTÃO SATISFEITOS COM O ATENDIMENTO PRESTADO PELOS POLOS SUJEITOS DA PESQUISA, MAS ALERTA SOBRE A NECESSIDADE DE MELHORIAS NO QUE TANGE À COMUNICAÇÃO, SEJA POR E-MAIL OU POR TELEFONE.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-11T16:42:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-10-11T16:42:48Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/34691
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/34691
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv ABED
publisher.none.fl_str_mv ABED
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/34691/1/19_025.pdf
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/34691/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f2613525e83b9e19cac875100f8315e2
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1809460322766946304