A tecnologia assistiva nas escolas brasileiras: desafios e contribuições para a educação de alunos com deficiência física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GONÇALVES, Priscila Lima
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51331
Resumo: Todo ser humano tem as suas necessidades básicas e estão diretamente relacionadas à capacidade que o indivíduo tem de executar sozinho as suas tarefas. Mas, muitas das vezes essas necessidades precisam ser realizadas com o auxílio de alguma técnica ou de alguma pessoa. A Tecnologia Assistiva tem sido utilizada a área educacional com o objetivo principal de auxiliar as pessoas com deficiência, principalmente no processo de inclusão. Desta forma, o aluno com deficiência física precisa de ferramentas para estudar e ser participativo na escola, o máximo possível. Por isso, a Tecnologia Assistiva é importante ser usada por esses alunos para que possam ter a oportunidade de estudar como qualquer outro aluno, mas com o método de estudo um pouco diferente devido a sua necessidade especial. Esta monografia discorre sobre os desafios e contribuições da Tecnologia Assistiva nas escolas brasileiras, em prol dos alunos com deficiência física. Apresentando o conceito de Tecnologia Assistiva, como ela tem sido aplicada nas escolas brasileiras aos alunos com deficiência física e a formação do docente para que aplique nas escolas esse método. A metodologia utilizada foi a da revisão bibliográfica com estudos publicados nos últimos 15 anos. Conclui-se, portanto que são poucos os alunos que fazem o uso dessa tecnologia, e que em pouquíssimas escolas do Brasil fazem o uso dela e os professores precisam se capacitar e avançar em seu conhecimento para aplicar ao aluno que precisa.
id Krot_110dbb6dc11e9ba5b8725af4406c5450
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/51331
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling A tecnologia assistiva nas escolas brasileiras: desafios e contribuições para a educação de alunos com deficiência físicaTecnologia assistivaEscolas brasileirasDesafiosContribuiçõesEducação especialTodo ser humano tem as suas necessidades básicas e estão diretamente relacionadas à capacidade que o indivíduo tem de executar sozinho as suas tarefas. Mas, muitas das vezes essas necessidades precisam ser realizadas com o auxílio de alguma técnica ou de alguma pessoa. A Tecnologia Assistiva tem sido utilizada a área educacional com o objetivo principal de auxiliar as pessoas com deficiência, principalmente no processo de inclusão. Desta forma, o aluno com deficiência física precisa de ferramentas para estudar e ser participativo na escola, o máximo possível. Por isso, a Tecnologia Assistiva é importante ser usada por esses alunos para que possam ter a oportunidade de estudar como qualquer outro aluno, mas com o método de estudo um pouco diferente devido a sua necessidade especial. Esta monografia discorre sobre os desafios e contribuições da Tecnologia Assistiva nas escolas brasileiras, em prol dos alunos com deficiência física. Apresentando o conceito de Tecnologia Assistiva, como ela tem sido aplicada nas escolas brasileiras aos alunos com deficiência física e a formação do docente para que aplique nas escolas esse método. A metodologia utilizada foi a da revisão bibliográfica com estudos publicados nos últimos 15 anos. Conclui-se, portanto que são poucos os alunos que fazem o uso dessa tecnologia, e que em pouquíssimas escolas do Brasil fazem o uso dela e os professores precisam se capacitar e avançar em seu conhecimento para aplicar ao aluno que precisa.2023-04-06T14:50:46Z2023-04-06T14:50:46Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51331GONÇALVES, Priscila Limaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-25T18:32:00Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/51331Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-07-25T18:32falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-07-25T18:32Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv A tecnologia assistiva nas escolas brasileiras: desafios e contribuições para a educação de alunos com deficiência física
title A tecnologia assistiva nas escolas brasileiras: desafios e contribuições para a educação de alunos com deficiência física
spellingShingle A tecnologia assistiva nas escolas brasileiras: desafios e contribuições para a educação de alunos com deficiência física
GONÇALVES, Priscila Lima
Tecnologia assistiva
Escolas brasileiras
Desafios
Contribuições
Educação especial
title_short A tecnologia assistiva nas escolas brasileiras: desafios e contribuições para a educação de alunos com deficiência física
title_full A tecnologia assistiva nas escolas brasileiras: desafios e contribuições para a educação de alunos com deficiência física
title_fullStr A tecnologia assistiva nas escolas brasileiras: desafios e contribuições para a educação de alunos com deficiência física
title_full_unstemmed A tecnologia assistiva nas escolas brasileiras: desafios e contribuições para a educação de alunos com deficiência física
title_sort A tecnologia assistiva nas escolas brasileiras: desafios e contribuições para a educação de alunos com deficiência física
author GONÇALVES, Priscila Lima
author_facet GONÇALVES, Priscila Lima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv GONÇALVES, Priscila Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia assistiva
Escolas brasileiras
Desafios
Contribuições
Educação especial
topic Tecnologia assistiva
Escolas brasileiras
Desafios
Contribuições
Educação especial
description Todo ser humano tem as suas necessidades básicas e estão diretamente relacionadas à capacidade que o indivíduo tem de executar sozinho as suas tarefas. Mas, muitas das vezes essas necessidades precisam ser realizadas com o auxílio de alguma técnica ou de alguma pessoa. A Tecnologia Assistiva tem sido utilizada a área educacional com o objetivo principal de auxiliar as pessoas com deficiência, principalmente no processo de inclusão. Desta forma, o aluno com deficiência física precisa de ferramentas para estudar e ser participativo na escola, o máximo possível. Por isso, a Tecnologia Assistiva é importante ser usada por esses alunos para que possam ter a oportunidade de estudar como qualquer outro aluno, mas com o método de estudo um pouco diferente devido a sua necessidade especial. Esta monografia discorre sobre os desafios e contribuições da Tecnologia Assistiva nas escolas brasileiras, em prol dos alunos com deficiência física. Apresentando o conceito de Tecnologia Assistiva, como ela tem sido aplicada nas escolas brasileiras aos alunos com deficiência física e a formação do docente para que aplique nas escolas esse método. A metodologia utilizada foi a da revisão bibliográfica com estudos publicados nos últimos 15 anos. Conclui-se, portanto que são poucos os alunos que fazem o uso dessa tecnologia, e que em pouquíssimas escolas do Brasil fazem o uso dela e os professores precisam se capacitar e avançar em seu conhecimento para aplicar ao aluno que precisa.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-04-06T14:50:46Z
2023-04-06T14:50:46Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51331
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51331
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672924537749504