A tecnologia assistiva nas escolas brasileiras: desafios e contribuições para a educação de alunos com deficiência física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51331 |
Resumo: | Todo ser humano tem as suas necessidades básicas e estão diretamente relacionadas à capacidade que o indivíduo tem de executar sozinho as suas tarefas. Mas, muitas das vezes essas necessidades precisam ser realizadas com o auxílio de alguma técnica ou de alguma pessoa. A Tecnologia Assistiva tem sido utilizada a área educacional com o objetivo principal de auxiliar as pessoas com deficiência, principalmente no processo de inclusão. Desta forma, o aluno com deficiência física precisa de ferramentas para estudar e ser participativo na escola, o máximo possível. Por isso, a Tecnologia Assistiva é importante ser usada por esses alunos para que possam ter a oportunidade de estudar como qualquer outro aluno, mas com o método de estudo um pouco diferente devido a sua necessidade especial. Esta monografia discorre sobre os desafios e contribuições da Tecnologia Assistiva nas escolas brasileiras, em prol dos alunos com deficiência física. Apresentando o conceito de Tecnologia Assistiva, como ela tem sido aplicada nas escolas brasileiras aos alunos com deficiência física e a formação do docente para que aplique nas escolas esse método. A metodologia utilizada foi a da revisão bibliográfica com estudos publicados nos últimos 15 anos. Conclui-se, portanto que são poucos os alunos que fazem o uso dessa tecnologia, e que em pouquíssimas escolas do Brasil fazem o uso dela e os professores precisam se capacitar e avançar em seu conhecimento para aplicar ao aluno que precisa. |
id |
Krot_110dbb6dc11e9ba5b8725af4406c5450 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/51331 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
A tecnologia assistiva nas escolas brasileiras: desafios e contribuições para a educação de alunos com deficiência físicaTecnologia assistivaEscolas brasileirasDesafiosContribuiçõesEducação especialTodo ser humano tem as suas necessidades básicas e estão diretamente relacionadas à capacidade que o indivíduo tem de executar sozinho as suas tarefas. Mas, muitas das vezes essas necessidades precisam ser realizadas com o auxílio de alguma técnica ou de alguma pessoa. A Tecnologia Assistiva tem sido utilizada a área educacional com o objetivo principal de auxiliar as pessoas com deficiência, principalmente no processo de inclusão. Desta forma, o aluno com deficiência física precisa de ferramentas para estudar e ser participativo na escola, o máximo possível. Por isso, a Tecnologia Assistiva é importante ser usada por esses alunos para que possam ter a oportunidade de estudar como qualquer outro aluno, mas com o método de estudo um pouco diferente devido a sua necessidade especial. Esta monografia discorre sobre os desafios e contribuições da Tecnologia Assistiva nas escolas brasileiras, em prol dos alunos com deficiência física. Apresentando o conceito de Tecnologia Assistiva, como ela tem sido aplicada nas escolas brasileiras aos alunos com deficiência física e a formação do docente para que aplique nas escolas esse método. A metodologia utilizada foi a da revisão bibliográfica com estudos publicados nos últimos 15 anos. Conclui-se, portanto que são poucos os alunos que fazem o uso dessa tecnologia, e que em pouquíssimas escolas do Brasil fazem o uso dela e os professores precisam se capacitar e avançar em seu conhecimento para aplicar ao aluno que precisa.2023-04-06T14:50:46Z2023-04-06T14:50:46Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51331GONÇALVES, Priscila Limaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-25T18:32:00Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/51331Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-07-25T18:32falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-07-25T18:32Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A tecnologia assistiva nas escolas brasileiras: desafios e contribuições para a educação de alunos com deficiência física |
title |
A tecnologia assistiva nas escolas brasileiras: desafios e contribuições para a educação de alunos com deficiência física |
spellingShingle |
A tecnologia assistiva nas escolas brasileiras: desafios e contribuições para a educação de alunos com deficiência física GONÇALVES, Priscila Lima Tecnologia assistiva Escolas brasileiras Desafios Contribuições Educação especial |
title_short |
A tecnologia assistiva nas escolas brasileiras: desafios e contribuições para a educação de alunos com deficiência física |
title_full |
A tecnologia assistiva nas escolas brasileiras: desafios e contribuições para a educação de alunos com deficiência física |
title_fullStr |
A tecnologia assistiva nas escolas brasileiras: desafios e contribuições para a educação de alunos com deficiência física |
title_full_unstemmed |
A tecnologia assistiva nas escolas brasileiras: desafios e contribuições para a educação de alunos com deficiência física |
title_sort |
A tecnologia assistiva nas escolas brasileiras: desafios e contribuições para a educação de alunos com deficiência física |
author |
GONÇALVES, Priscila Lima |
author_facet |
GONÇALVES, Priscila Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GONÇALVES, Priscila Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia assistiva Escolas brasileiras Desafios Contribuições Educação especial |
topic |
Tecnologia assistiva Escolas brasileiras Desafios Contribuições Educação especial |
description |
Todo ser humano tem as suas necessidades básicas e estão diretamente relacionadas à capacidade que o indivíduo tem de executar sozinho as suas tarefas. Mas, muitas das vezes essas necessidades precisam ser realizadas com o auxílio de alguma técnica ou de alguma pessoa. A Tecnologia Assistiva tem sido utilizada a área educacional com o objetivo principal de auxiliar as pessoas com deficiência, principalmente no processo de inclusão. Desta forma, o aluno com deficiência física precisa de ferramentas para estudar e ser participativo na escola, o máximo possível. Por isso, a Tecnologia Assistiva é importante ser usada por esses alunos para que possam ter a oportunidade de estudar como qualquer outro aluno, mas com o método de estudo um pouco diferente devido a sua necessidade especial. Esta monografia discorre sobre os desafios e contribuições da Tecnologia Assistiva nas escolas brasileiras, em prol dos alunos com deficiência física. Apresentando o conceito de Tecnologia Assistiva, como ela tem sido aplicada nas escolas brasileiras aos alunos com deficiência física e a formação do docente para que aplique nas escolas esse método. A metodologia utilizada foi a da revisão bibliográfica com estudos publicados nos últimos 15 anos. Conclui-se, portanto que são poucos os alunos que fazem o uso dessa tecnologia, e que em pouquíssimas escolas do Brasil fazem o uso dela e os professores precisam se capacitar e avançar em seu conhecimento para aplicar ao aluno que precisa. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2023-04-06T14:50:46Z 2023-04-06T14:50:46Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51331 |
url |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51331 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1803672924537749504 |