Educação inclusiva: a psicologia no processo de inclusão escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/62661 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo principal conhecer o papel da psicologia durante o processo de inclusão, tendo como objetivos específicos promover um entendimento sobre a educação inclusiva, tema que é de suma importância sabermos lidarmos na atualidade, e é discutido desde antigamente até o momento atual. Apresentara as possibilidades de intervenções da psicologia escolar nesse processo de inclusão, conhecendo o papel da psicologia que atua nesse âmbito e identificara quais os desafios desse profissionais juntos com a comunidade escolar. A metodologia utilizada nessa pesquisa foi uma revisão bibliográfica de caráter qualitativo descritivo, onde foram pesquisados dissertações e artigos científicos selecionados através de busca nas seguintes bases de dados (Scielo e Google acadêmico). O período dos artigos pesquisados foram os trabalhos publicados nos últimos 15 anos. Os critérios de inclusão foram artigos teóricos, capítulos de livros e revistas de revisão bibliográfica, sendo utilizados 16 artigos. Percebe-se que a contribuição da psicologia escolar nas instituições escolares é imprescindível, mas não são todas as escolas quem tem um psicólogo dentro da instituição. Nota-se presente dificuldades ainda existentes nessa área da psicologia, e ela surgirá como apoio durante o processo de inserção no contexto educativo, contribuindo de diversas maneiras, sendo a participação desse profissionais benéficas para todos os integrantes na rede escolar. |
id |
Krot_b5d379b55a71a2401b753b75e1743cb4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/62661 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
MACIEL, Ana Gabriela Santos2023-09-04T19:23:42Z2023-09-04T19:23:42Z2022https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/62661Este trabalho tem como objetivo principal conhecer o papel da psicologia durante o processo de inclusão, tendo como objetivos específicos promover um entendimento sobre a educação inclusiva, tema que é de suma importância sabermos lidarmos na atualidade, e é discutido desde antigamente até o momento atual. Apresentara as possibilidades de intervenções da psicologia escolar nesse processo de inclusão, conhecendo o papel da psicologia que atua nesse âmbito e identificara quais os desafios desse profissionais juntos com a comunidade escolar. A metodologia utilizada nessa pesquisa foi uma revisão bibliográfica de caráter qualitativo descritivo, onde foram pesquisados dissertações e artigos científicos selecionados através de busca nas seguintes bases de dados (Scielo e Google acadêmico). O período dos artigos pesquisados foram os trabalhos publicados nos últimos 15 anos. Os critérios de inclusão foram artigos teóricos, capítulos de livros e revistas de revisão bibliográfica, sendo utilizados 16 artigos. Percebe-se que a contribuição da psicologia escolar nas instituições escolares é imprescindível, mas não são todas as escolas quem tem um psicólogo dentro da instituição. Nota-se presente dificuldades ainda existentes nessa área da psicologia, e ela surgirá como apoio durante o processo de inserção no contexto educativo, contribuindo de diversas maneiras, sendo a participação desse profissionais benéficas para todos os integrantes na rede escolar.PsicologiaInclusãoContribuiçõesDesafiosEducação inclusiva: a psicologia no processo de inclusão escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPsicologiaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALANA_GABRIELA_SANTOS_MACIEL.pdfANA_GABRIELA_SANTOS_MACIEL.pdfapplication/pdf292379https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/62661/1/ANA_GABRIELA_SANTOS_MACIEL.pdf38638dfa705fba4562ab4ea67a7c526cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/62661/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/626612023-09-04 16:23:42.936oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/62661Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-09-04T19:23:42falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-09-04T19:23:42Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação inclusiva: a psicologia no processo de inclusão escolar |
title |
Educação inclusiva: a psicologia no processo de inclusão escolar |
spellingShingle |
Educação inclusiva: a psicologia no processo de inclusão escolar MACIEL, Ana Gabriela Santos Psicologia Inclusão Contribuições Desafios |
title_short |
Educação inclusiva: a psicologia no processo de inclusão escolar |
title_full |
Educação inclusiva: a psicologia no processo de inclusão escolar |
title_fullStr |
Educação inclusiva: a psicologia no processo de inclusão escolar |
title_full_unstemmed |
Educação inclusiva: a psicologia no processo de inclusão escolar |
title_sort |
Educação inclusiva: a psicologia no processo de inclusão escolar |
author |
MACIEL, Ana Gabriela Santos |
author_facet |
MACIEL, Ana Gabriela Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MACIEL, Ana Gabriela Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia Inclusão Contribuições Desafios |
topic |
Psicologia Inclusão Contribuições Desafios |
description |
Este trabalho tem como objetivo principal conhecer o papel da psicologia durante o processo de inclusão, tendo como objetivos específicos promover um entendimento sobre a educação inclusiva, tema que é de suma importância sabermos lidarmos na atualidade, e é discutido desde antigamente até o momento atual. Apresentara as possibilidades de intervenções da psicologia escolar nesse processo de inclusão, conhecendo o papel da psicologia que atua nesse âmbito e identificara quais os desafios desse profissionais juntos com a comunidade escolar. A metodologia utilizada nessa pesquisa foi uma revisão bibliográfica de caráter qualitativo descritivo, onde foram pesquisados dissertações e artigos científicos selecionados através de busca nas seguintes bases de dados (Scielo e Google acadêmico). O período dos artigos pesquisados foram os trabalhos publicados nos últimos 15 anos. Os critérios de inclusão foram artigos teóricos, capítulos de livros e revistas de revisão bibliográfica, sendo utilizados 16 artigos. Percebe-se que a contribuição da psicologia escolar nas instituições escolares é imprescindível, mas não são todas as escolas quem tem um psicólogo dentro da instituição. Nota-se presente dificuldades ainda existentes nessa área da psicologia, e ela surgirá como apoio durante o processo de inserção no contexto educativo, contribuindo de diversas maneiras, sendo a participação desse profissionais benéficas para todos os integrantes na rede escolar. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-09-04T19:23:42Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-09-04T19:23:42Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/62661 |
url |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/62661 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/62661/1/ANA_GABRIELA_SANTOS_MACIEL.pdf https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/62661/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
38638dfa705fba4562ab4ea67a7c526c 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1809460218325630976 |