Educação inclusiva: a psicologia no processo de inclusão escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MACIEL, Ana Gabriela Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/62661
Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal conhecer o papel da psicologia durante o processo de inclusão, tendo como objetivos específicos promover um entendimento sobre a educação inclusiva, tema que é de suma importância sabermos lidarmos na atualidade, e é discutido desde antigamente até o momento atual. Apresentara as possibilidades de intervenções da psicologia escolar nesse processo de inclusão, conhecendo o papel da psicologia que atua nesse âmbito e identificara quais os desafios desse profissionais juntos com a comunidade escolar. A metodologia utilizada nessa pesquisa foi uma revisão bibliográfica de caráter qualitativo descritivo, onde foram pesquisados dissertações e artigos científicos selecionados através de busca nas seguintes bases de dados (Scielo e Google acadêmico). O período dos artigos pesquisados foram os trabalhos publicados nos últimos 15 anos. Os critérios de inclusão foram artigos teóricos, capítulos de livros e revistas de revisão bibliográfica, sendo utilizados 16 artigos. Percebe-se que a contribuição da psicologia escolar nas instituições escolares é imprescindível, mas não são todas as escolas quem tem um psicólogo dentro da instituição. Nota-se presente dificuldades ainda existentes nessa área da psicologia, e ela surgirá como apoio durante o processo de inserção no contexto educativo, contribuindo de diversas maneiras, sendo a participação desse profissionais benéficas para todos os integrantes na rede escolar.
id Krot_b5d379b55a71a2401b753b75e1743cb4
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/62661
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling MACIEL, Ana Gabriela Santos2023-09-04T19:23:42Z2023-09-04T19:23:42Z2022https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/62661Este trabalho tem como objetivo principal conhecer o papel da psicologia durante o processo de inclusão, tendo como objetivos específicos promover um entendimento sobre a educação inclusiva, tema que é de suma importância sabermos lidarmos na atualidade, e é discutido desde antigamente até o momento atual. Apresentara as possibilidades de intervenções da psicologia escolar nesse processo de inclusão, conhecendo o papel da psicologia que atua nesse âmbito e identificara quais os desafios desse profissionais juntos com a comunidade escolar. A metodologia utilizada nessa pesquisa foi uma revisão bibliográfica de caráter qualitativo descritivo, onde foram pesquisados dissertações e artigos científicos selecionados através de busca nas seguintes bases de dados (Scielo e Google acadêmico). O período dos artigos pesquisados foram os trabalhos publicados nos últimos 15 anos. Os critérios de inclusão foram artigos teóricos, capítulos de livros e revistas de revisão bibliográfica, sendo utilizados 16 artigos. Percebe-se que a contribuição da psicologia escolar nas instituições escolares é imprescindível, mas não são todas as escolas quem tem um psicólogo dentro da instituição. Nota-se presente dificuldades ainda existentes nessa área da psicologia, e ela surgirá como apoio durante o processo de inserção no contexto educativo, contribuindo de diversas maneiras, sendo a participação desse profissionais benéficas para todos os integrantes na rede escolar.PsicologiaInclusãoContribuiçõesDesafiosEducação inclusiva: a psicologia no processo de inclusão escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPsicologiaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALANA_GABRIELA_SANTOS_MACIEL.pdfANA_GABRIELA_SANTOS_MACIEL.pdfapplication/pdf292379https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/62661/1/ANA_GABRIELA_SANTOS_MACIEL.pdf38638dfa705fba4562ab4ea67a7c526cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/62661/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/626612023-09-04 16:23:42.936oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/62661Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-09-04T19:23:42falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-09-04T19:23:42Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação inclusiva: a psicologia no processo de inclusão escolar
title Educação inclusiva: a psicologia no processo de inclusão escolar
spellingShingle Educação inclusiva: a psicologia no processo de inclusão escolar
MACIEL, Ana Gabriela Santos
Psicologia
Inclusão
Contribuições
Desafios
title_short Educação inclusiva: a psicologia no processo de inclusão escolar
title_full Educação inclusiva: a psicologia no processo de inclusão escolar
title_fullStr Educação inclusiva: a psicologia no processo de inclusão escolar
title_full_unstemmed Educação inclusiva: a psicologia no processo de inclusão escolar
title_sort Educação inclusiva: a psicologia no processo de inclusão escolar
author MACIEL, Ana Gabriela Santos
author_facet MACIEL, Ana Gabriela Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MACIEL, Ana Gabriela Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Inclusão
Contribuições
Desafios
topic Psicologia
Inclusão
Contribuições
Desafios
description Este trabalho tem como objetivo principal conhecer o papel da psicologia durante o processo de inclusão, tendo como objetivos específicos promover um entendimento sobre a educação inclusiva, tema que é de suma importância sabermos lidarmos na atualidade, e é discutido desde antigamente até o momento atual. Apresentara as possibilidades de intervenções da psicologia escolar nesse processo de inclusão, conhecendo o papel da psicologia que atua nesse âmbito e identificara quais os desafios desse profissionais juntos com a comunidade escolar. A metodologia utilizada nessa pesquisa foi uma revisão bibliográfica de caráter qualitativo descritivo, onde foram pesquisados dissertações e artigos científicos selecionados através de busca nas seguintes bases de dados (Scielo e Google acadêmico). O período dos artigos pesquisados foram os trabalhos publicados nos últimos 15 anos. Os critérios de inclusão foram artigos teóricos, capítulos de livros e revistas de revisão bibliográfica, sendo utilizados 16 artigos. Percebe-se que a contribuição da psicologia escolar nas instituições escolares é imprescindível, mas não são todas as escolas quem tem um psicólogo dentro da instituição. Nota-se presente dificuldades ainda existentes nessa área da psicologia, e ela surgirá como apoio durante o processo de inserção no contexto educativo, contribuindo de diversas maneiras, sendo a participação desse profissionais benéficas para todos os integrantes na rede escolar.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-09-04T19:23:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-09-04T19:23:42Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/62661
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/62661
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/62661/1/ANA_GABRIELA_SANTOS_MACIEL.pdf
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/62661/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 38638dfa705fba4562ab4ea67a7c526c
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1809460218325630976