Repercussões psicológicas em profissionais de enfermagem e a síndrome de burnout

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BATISTA, Alessandra Amabile
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/52647
Resumo: Este trabalho tem como objetivo identificar e relatar as alterações psicológicas dos profissionais de enfermagem, descrevendo os efeitos psíquicos causados pelas atividades exercidas na área da enfermagem, bem como, conhecer as causas, sintomas e tratamento da Síndrome de Burnout. A cobrança constante em prestar uma assistência em saúde com qualidade e segurança faz com que a maioria dos profissionais da enfermagem lide diariamente com ansiedade, sentimento de perda e fragilidade dos pacientes, vindos de procedimentos assistenciais desconfortáveis, dolorosos e invasivos. Assim, a ansiedade vivida pela equipe de enfermagem é constante, o que acaba gerando tensão psicológica, afetando negativamente a qualidade de vida. Estudos mostram que a enfermagem está adoecendo e que já são evidenciadas várias doenças como Depressão, Ansiedade, Síndrome de Burnout, dentre outras. Dessa forma, o presente trabalho é uma revisão de literatura qualitativa e descritiva, onde foram consultados trabalhos acadêmicos, onde através de estudos, constatou-se que as condições de trabalho estressantes e a falta de motivação são os principais fatores que afetam psicologicamente o profissional da enfermagem. Neste sentido, percebe-se a necessidade do desenvolvimento de programas que apoiem a qualidade de vida dos trabalhadores nas unidades de enfermagem em Unidades Básicas de Saúde, reduzindo principalmente a Síndrome de Burnout.
id Krot_1286f1deef3cb87e554a42e33c6bf7d0
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/52647
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Repercussões psicológicas em profissionais de enfermagem e a síndrome de burnoutEnfermagemEstresse ocupacionalSíndrome de burnoutTrabalhos preventivosEste trabalho tem como objetivo identificar e relatar as alterações psicológicas dos profissionais de enfermagem, descrevendo os efeitos psíquicos causados pelas atividades exercidas na área da enfermagem, bem como, conhecer as causas, sintomas e tratamento da Síndrome de Burnout. A cobrança constante em prestar uma assistência em saúde com qualidade e segurança faz com que a maioria dos profissionais da enfermagem lide diariamente com ansiedade, sentimento de perda e fragilidade dos pacientes, vindos de procedimentos assistenciais desconfortáveis, dolorosos e invasivos. Assim, a ansiedade vivida pela equipe de enfermagem é constante, o que acaba gerando tensão psicológica, afetando negativamente a qualidade de vida. Estudos mostram que a enfermagem está adoecendo e que já são evidenciadas várias doenças como Depressão, Ansiedade, Síndrome de Burnout, dentre outras. Dessa forma, o presente trabalho é uma revisão de literatura qualitativa e descritiva, onde foram consultados trabalhos acadêmicos, onde através de estudos, constatou-se que as condições de trabalho estressantes e a falta de motivação são os principais fatores que afetam psicologicamente o profissional da enfermagem. Neste sentido, percebe-se a necessidade do desenvolvimento de programas que apoiem a qualidade de vida dos trabalhadores nas unidades de enfermagem em Unidades Básicas de Saúde, reduzindo principalmente a Síndrome de Burnout.2023-04-24T13:19:05Z2023-04-24T13:19:05Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/52647BATISTA, Alessandra Amabileporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-24T13:19:05Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/52647Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-04-24T13:19:05falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-04-24T13:19:05Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Repercussões psicológicas em profissionais de enfermagem e a síndrome de burnout
title Repercussões psicológicas em profissionais de enfermagem e a síndrome de burnout
spellingShingle Repercussões psicológicas em profissionais de enfermagem e a síndrome de burnout
BATISTA, Alessandra Amabile
Enfermagem
Estresse ocupacional
Síndrome de burnout
Trabalhos preventivos
title_short Repercussões psicológicas em profissionais de enfermagem e a síndrome de burnout
title_full Repercussões psicológicas em profissionais de enfermagem e a síndrome de burnout
title_fullStr Repercussões psicológicas em profissionais de enfermagem e a síndrome de burnout
title_full_unstemmed Repercussões psicológicas em profissionais de enfermagem e a síndrome de burnout
title_sort Repercussões psicológicas em profissionais de enfermagem e a síndrome de burnout
author BATISTA, Alessandra Amabile
author_facet BATISTA, Alessandra Amabile
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv BATISTA, Alessandra Amabile
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Estresse ocupacional
Síndrome de burnout
Trabalhos preventivos
topic Enfermagem
Estresse ocupacional
Síndrome de burnout
Trabalhos preventivos
description Este trabalho tem como objetivo identificar e relatar as alterações psicológicas dos profissionais de enfermagem, descrevendo os efeitos psíquicos causados pelas atividades exercidas na área da enfermagem, bem como, conhecer as causas, sintomas e tratamento da Síndrome de Burnout. A cobrança constante em prestar uma assistência em saúde com qualidade e segurança faz com que a maioria dos profissionais da enfermagem lide diariamente com ansiedade, sentimento de perda e fragilidade dos pacientes, vindos de procedimentos assistenciais desconfortáveis, dolorosos e invasivos. Assim, a ansiedade vivida pela equipe de enfermagem é constante, o que acaba gerando tensão psicológica, afetando negativamente a qualidade de vida. Estudos mostram que a enfermagem está adoecendo e que já são evidenciadas várias doenças como Depressão, Ansiedade, Síndrome de Burnout, dentre outras. Dessa forma, o presente trabalho é uma revisão de literatura qualitativa e descritiva, onde foram consultados trabalhos acadêmicos, onde através de estudos, constatou-se que as condições de trabalho estressantes e a falta de motivação são os principais fatores que afetam psicologicamente o profissional da enfermagem. Neste sentido, percebe-se a necessidade do desenvolvimento de programas que apoiem a qualidade de vida dos trabalhadores nas unidades de enfermagem em Unidades Básicas de Saúde, reduzindo principalmente a Síndrome de Burnout.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-04-24T13:19:05Z
2023-04-24T13:19:05Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/52647
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/52647
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803673004525223936