A importância da musicalização infantil para a aquisição e desenvolvimento de linguagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Heloisa Lemos da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61392
Resumo: A música se faz presente na humanidade há muito tempo, sempre se ressignificando, passando de uma arte sagrada até um recurso de lazer, marcando culturas, épocas e regiões, e fazendo parte de diversas atividades cotidianas. Este trabalho tem como objetivo conceituar sobre a música como uma ferramenta terapêutica alternativa para o trabalho fonoaudiológico em crianças com atraso no desenvolvimento e aquisição de linguagem, entendendo que há inúmeros benefícios ao se trabalhar com ela, como a adequação dos níveis de linguagem, estímulo da fala, aumento de vocabulário , e etc., utilizando as propriedades da música que favorecem esse desenvolvimento, além das habilidades sociais e afetivas, sendo capaz de estimular diversas emoções, sensações e despertar várias áreas de ambos os hemisférios cerebrais, causando resposta fisiológicas que podem ser utilizadas a fim de acrescentar ao progresso da terapia. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com base em artigos disponíveis no Google Acadêmico e Scielo. Concluindo que a música pode enriquecer a terapia fonoaudiológica infantil, contribuindo para o processo a fim de trazer resultados satisfatórios no processo do desenvolvimento de linguagem da criança.
id Krot_13eb3e091e1e326c642b937eb2d60307
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/61392
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling SILVA, Heloisa Lemos da2023-08-18T16:26:57Z2023-08-18T16:26:57Z2022https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61392A música se faz presente na humanidade há muito tempo, sempre se ressignificando, passando de uma arte sagrada até um recurso de lazer, marcando culturas, épocas e regiões, e fazendo parte de diversas atividades cotidianas. Este trabalho tem como objetivo conceituar sobre a música como uma ferramenta terapêutica alternativa para o trabalho fonoaudiológico em crianças com atraso no desenvolvimento e aquisição de linguagem, entendendo que há inúmeros benefícios ao se trabalhar com ela, como a adequação dos níveis de linguagem, estímulo da fala, aumento de vocabulário , e etc., utilizando as propriedades da música que favorecem esse desenvolvimento, além das habilidades sociais e afetivas, sendo capaz de estimular diversas emoções, sensações e despertar várias áreas de ambos os hemisférios cerebrais, causando resposta fisiológicas que podem ser utilizadas a fim de acrescentar ao progresso da terapia. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com base em artigos disponíveis no Google Acadêmico e Scielo. Concluindo que a música pode enriquecer a terapia fonoaudiológica infantil, contribuindo para o processo a fim de trazer resultados satisfatórios no processo do desenvolvimento de linguagem da criança.MúsicaMusicalizaçãoDesenvolvimentoInfantilLinguagemTerapiaA importância da musicalização infantil para a aquisição e desenvolvimento de linguageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFonoaudiólogoporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALHELOISA_LEMOS.pdfHELOISA_LEMOS.pdfapplication/pdf310267https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/61392/1/HELOISA_LEMOS.pdf6a653e8093fe633aaebd9b0357c7d492MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/61392/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/613922023-08-18 13:26:57.229oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/61392Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-08-18T16:26:57falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-08-18T16:26:57Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A importância da musicalização infantil para a aquisição e desenvolvimento de linguagem
title A importância da musicalização infantil para a aquisição e desenvolvimento de linguagem
spellingShingle A importância da musicalização infantil para a aquisição e desenvolvimento de linguagem
SILVA, Heloisa Lemos da
Música
Musicalização
Desenvolvimento
Infantil
Linguagem
Terapia
title_short A importância da musicalização infantil para a aquisição e desenvolvimento de linguagem
title_full A importância da musicalização infantil para a aquisição e desenvolvimento de linguagem
title_fullStr A importância da musicalização infantil para a aquisição e desenvolvimento de linguagem
title_full_unstemmed A importância da musicalização infantil para a aquisição e desenvolvimento de linguagem
title_sort A importância da musicalização infantil para a aquisição e desenvolvimento de linguagem
author SILVA, Heloisa Lemos da
author_facet SILVA, Heloisa Lemos da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Heloisa Lemos da
dc.subject.por.fl_str_mv Música
Musicalização
Desenvolvimento
Infantil
Linguagem
Terapia
topic Música
Musicalização
Desenvolvimento
Infantil
Linguagem
Terapia
description A música se faz presente na humanidade há muito tempo, sempre se ressignificando, passando de uma arte sagrada até um recurso de lazer, marcando culturas, épocas e regiões, e fazendo parte de diversas atividades cotidianas. Este trabalho tem como objetivo conceituar sobre a música como uma ferramenta terapêutica alternativa para o trabalho fonoaudiológico em crianças com atraso no desenvolvimento e aquisição de linguagem, entendendo que há inúmeros benefícios ao se trabalhar com ela, como a adequação dos níveis de linguagem, estímulo da fala, aumento de vocabulário , e etc., utilizando as propriedades da música que favorecem esse desenvolvimento, além das habilidades sociais e afetivas, sendo capaz de estimular diversas emoções, sensações e despertar várias áreas de ambos os hemisférios cerebrais, causando resposta fisiológicas que podem ser utilizadas a fim de acrescentar ao progresso da terapia. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com base em artigos disponíveis no Google Acadêmico e Scielo. Concluindo que a música pode enriquecer a terapia fonoaudiológica infantil, contribuindo para o processo a fim de trazer resultados satisfatórios no processo do desenvolvimento de linguagem da criança.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-18T16:26:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-08-18T16:26:57Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61392
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61392
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/61392/1/HELOISA_LEMOS.pdf
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/61392/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 6a653e8093fe633aaebd9b0357c7d492
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1809460366471593984