Música popular brasileira no contexto escolar: atuação docente na caracterização e análise da música popular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Mateus da Rosa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45455
Resumo: Este trabalho de revisão bibliográfica visa discorrer sobre o ensino de música popular brasileira no contexto escolar e os desafios docentes para tal, evidenciando os objetivos presentes nas leis educacionais brasileiras. Na busca por uma melhor compreensão a respeito da temática proposta, pesquisas qualitativas tendo por base, destacadamente, abordagens de autores como: Maura Penna (2018), Teca Alencar de Brito (2017), Jairo Severiano (2017), José Ramos Tinhorão (2010), Theodor Adorno (2017), Lira Neto (2017), entre outros, alinhados com perspectivas de que música e cultura se entrelaçam, foram realizadas. Atualmente, é possível perceber que existe certa desconfiança entre os agentes educacionais e comunidade escolar, do quão importante é ter a música como disciplina, igualmente, construtora de princípios e valores, comparada com àquelas consideradas essenciais. Nesse sentido, cabe a dicotomia sobre música como ferramenta para o entretenimento ou como proposta conceitual. Em uma análise mais pormenorizada é possível observar que o ensino das artes oscilou em suas propostas pedagógicas, conforme as disposições de cada governo à época. Por fim, a intenção deste, pretensioso estudo, é trazer a música popular brasileira como matéria singular nas escolas, demonstrando que as características da sociedade brasileira relacionam-se diretamente com ela e que os grandes compositores não podem ser preteridos por àqueles que padeceram perante as imposições da indústria cultural.
id Krot_14516d0568a4e9e6beeabb1bf610010f
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/45455
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Música popular brasileira no contexto escolar: atuação docente na caracterização e análise da música popularMúsica popularEducação musicalHistória da músicaDesafio docenteEste trabalho de revisão bibliográfica visa discorrer sobre o ensino de música popular brasileira no contexto escolar e os desafios docentes para tal, evidenciando os objetivos presentes nas leis educacionais brasileiras. Na busca por uma melhor compreensão a respeito da temática proposta, pesquisas qualitativas tendo por base, destacadamente, abordagens de autores como: Maura Penna (2018), Teca Alencar de Brito (2017), Jairo Severiano (2017), José Ramos Tinhorão (2010), Theodor Adorno (2017), Lira Neto (2017), entre outros, alinhados com perspectivas de que música e cultura se entrelaçam, foram realizadas. Atualmente, é possível perceber que existe certa desconfiança entre os agentes educacionais e comunidade escolar, do quão importante é ter a música como disciplina, igualmente, construtora de princípios e valores, comparada com àquelas consideradas essenciais. Nesse sentido, cabe a dicotomia sobre música como ferramenta para o entretenimento ou como proposta conceitual. Em uma análise mais pormenorizada é possível observar que o ensino das artes oscilou em suas propostas pedagógicas, conforme as disposições de cada governo à época. Por fim, a intenção deste, pretensioso estudo, é trazer a música popular brasileira como matéria singular nas escolas, demonstrando que as características da sociedade brasileira relacionam-se diretamente com ela e que os grandes compositores não podem ser preteridos por àqueles que padeceram perante as imposições da indústria cultural.2022-08-11T14:38:40Z2022-08-11T14:38:40Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45455OLIVEIRA, Mateus da Rosaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-11T14:38:40Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/45455Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-08-11T14:38:40falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-08-11T14:38:40Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Música popular brasileira no contexto escolar: atuação docente na caracterização e análise da música popular
title Música popular brasileira no contexto escolar: atuação docente na caracterização e análise da música popular
spellingShingle Música popular brasileira no contexto escolar: atuação docente na caracterização e análise da música popular
OLIVEIRA, Mateus da Rosa
Música popular
Educação musical
História da música
Desafio docente
title_short Música popular brasileira no contexto escolar: atuação docente na caracterização e análise da música popular
title_full Música popular brasileira no contexto escolar: atuação docente na caracterização e análise da música popular
title_fullStr Música popular brasileira no contexto escolar: atuação docente na caracterização e análise da música popular
title_full_unstemmed Música popular brasileira no contexto escolar: atuação docente na caracterização e análise da música popular
title_sort Música popular brasileira no contexto escolar: atuação docente na caracterização e análise da música popular
author OLIVEIRA, Mateus da Rosa
author_facet OLIVEIRA, Mateus da Rosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Mateus da Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Música popular
Educação musical
História da música
Desafio docente
topic Música popular
Educação musical
História da música
Desafio docente
description Este trabalho de revisão bibliográfica visa discorrer sobre o ensino de música popular brasileira no contexto escolar e os desafios docentes para tal, evidenciando os objetivos presentes nas leis educacionais brasileiras. Na busca por uma melhor compreensão a respeito da temática proposta, pesquisas qualitativas tendo por base, destacadamente, abordagens de autores como: Maura Penna (2018), Teca Alencar de Brito (2017), Jairo Severiano (2017), José Ramos Tinhorão (2010), Theodor Adorno (2017), Lira Neto (2017), entre outros, alinhados com perspectivas de que música e cultura se entrelaçam, foram realizadas. Atualmente, é possível perceber que existe certa desconfiança entre os agentes educacionais e comunidade escolar, do quão importante é ter a música como disciplina, igualmente, construtora de princípios e valores, comparada com àquelas consideradas essenciais. Nesse sentido, cabe a dicotomia sobre música como ferramenta para o entretenimento ou como proposta conceitual. Em uma análise mais pormenorizada é possível observar que o ensino das artes oscilou em suas propostas pedagógicas, conforme as disposições de cada governo à época. Por fim, a intenção deste, pretensioso estudo, é trazer a música popular brasileira como matéria singular nas escolas, demonstrando que as características da sociedade brasileira relacionam-se diretamente com ela e que os grandes compositores não podem ser preteridos por àqueles que padeceram perante as imposições da indústria cultural.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2022-08-11T14:38:40Z
2022-08-11T14:38:40Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45455
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45455
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803673026695266304