Música popular brasileira no contexto escolar: atuação docente na caracterização e análise da música popular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45455 |
Resumo: | Este trabalho de revisão bibliográfica visa discorrer sobre o ensino de música popular brasileira no contexto escolar e os desafios docentes para tal, evidenciando os objetivos presentes nas leis educacionais brasileiras. Na busca por uma melhor compreensão a respeito da temática proposta, pesquisas qualitativas tendo por base, destacadamente, abordagens de autores como: Maura Penna (2018), Teca Alencar de Brito (2017), Jairo Severiano (2017), José Ramos Tinhorão (2010), Theodor Adorno (2017), Lira Neto (2017), entre outros, alinhados com perspectivas de que música e cultura se entrelaçam, foram realizadas. Atualmente, é possível perceber que existe certa desconfiança entre os agentes educacionais e comunidade escolar, do quão importante é ter a música como disciplina, igualmente, construtora de princípios e valores, comparada com àquelas consideradas essenciais. Nesse sentido, cabe a dicotomia sobre música como ferramenta para o entretenimento ou como proposta conceitual. Em uma análise mais pormenorizada é possível observar que o ensino das artes oscilou em suas propostas pedagógicas, conforme as disposições de cada governo à época. Por fim, a intenção deste, pretensioso estudo, é trazer a música popular brasileira como matéria singular nas escolas, demonstrando que as características da sociedade brasileira relacionam-se diretamente com ela e que os grandes compositores não podem ser preteridos por àqueles que padeceram perante as imposições da indústria cultural. |
id |
Krot_14516d0568a4e9e6beeabb1bf610010f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/45455 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
Música popular brasileira no contexto escolar: atuação docente na caracterização e análise da música popularMúsica popularEducação musicalHistória da músicaDesafio docenteEste trabalho de revisão bibliográfica visa discorrer sobre o ensino de música popular brasileira no contexto escolar e os desafios docentes para tal, evidenciando os objetivos presentes nas leis educacionais brasileiras. Na busca por uma melhor compreensão a respeito da temática proposta, pesquisas qualitativas tendo por base, destacadamente, abordagens de autores como: Maura Penna (2018), Teca Alencar de Brito (2017), Jairo Severiano (2017), José Ramos Tinhorão (2010), Theodor Adorno (2017), Lira Neto (2017), entre outros, alinhados com perspectivas de que música e cultura se entrelaçam, foram realizadas. Atualmente, é possível perceber que existe certa desconfiança entre os agentes educacionais e comunidade escolar, do quão importante é ter a música como disciplina, igualmente, construtora de princípios e valores, comparada com àquelas consideradas essenciais. Nesse sentido, cabe a dicotomia sobre música como ferramenta para o entretenimento ou como proposta conceitual. Em uma análise mais pormenorizada é possível observar que o ensino das artes oscilou em suas propostas pedagógicas, conforme as disposições de cada governo à época. Por fim, a intenção deste, pretensioso estudo, é trazer a música popular brasileira como matéria singular nas escolas, demonstrando que as características da sociedade brasileira relacionam-se diretamente com ela e que os grandes compositores não podem ser preteridos por àqueles que padeceram perante as imposições da indústria cultural.2022-08-11T14:38:40Z2022-08-11T14:38:40Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45455OLIVEIRA, Mateus da Rosaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-11T14:38:40Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/45455Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-08-11T14:38:40falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-08-11T14:38:40Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Música popular brasileira no contexto escolar: atuação docente na caracterização e análise da música popular |
title |
Música popular brasileira no contexto escolar: atuação docente na caracterização e análise da música popular |
spellingShingle |
Música popular brasileira no contexto escolar: atuação docente na caracterização e análise da música popular OLIVEIRA, Mateus da Rosa Música popular Educação musical História da música Desafio docente |
title_short |
Música popular brasileira no contexto escolar: atuação docente na caracterização e análise da música popular |
title_full |
Música popular brasileira no contexto escolar: atuação docente na caracterização e análise da música popular |
title_fullStr |
Música popular brasileira no contexto escolar: atuação docente na caracterização e análise da música popular |
title_full_unstemmed |
Música popular brasileira no contexto escolar: atuação docente na caracterização e análise da música popular |
title_sort |
Música popular brasileira no contexto escolar: atuação docente na caracterização e análise da música popular |
author |
OLIVEIRA, Mateus da Rosa |
author_facet |
OLIVEIRA, Mateus da Rosa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Mateus da Rosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música popular Educação musical História da música Desafio docente |
topic |
Música popular Educação musical História da música Desafio docente |
description |
Este trabalho de revisão bibliográfica visa discorrer sobre o ensino de música popular brasileira no contexto escolar e os desafios docentes para tal, evidenciando os objetivos presentes nas leis educacionais brasileiras. Na busca por uma melhor compreensão a respeito da temática proposta, pesquisas qualitativas tendo por base, destacadamente, abordagens de autores como: Maura Penna (2018), Teca Alencar de Brito (2017), Jairo Severiano (2017), José Ramos Tinhorão (2010), Theodor Adorno (2017), Lira Neto (2017), entre outros, alinhados com perspectivas de que música e cultura se entrelaçam, foram realizadas. Atualmente, é possível perceber que existe certa desconfiança entre os agentes educacionais e comunidade escolar, do quão importante é ter a música como disciplina, igualmente, construtora de princípios e valores, comparada com àquelas consideradas essenciais. Nesse sentido, cabe a dicotomia sobre música como ferramenta para o entretenimento ou como proposta conceitual. Em uma análise mais pormenorizada é possível observar que o ensino das artes oscilou em suas propostas pedagógicas, conforme as disposições de cada governo à época. Por fim, a intenção deste, pretensioso estudo, é trazer a música popular brasileira como matéria singular nas escolas, demonstrando que as características da sociedade brasileira relacionam-se diretamente com ela e que os grandes compositores não podem ser preteridos por àqueles que padeceram perante as imposições da indústria cultural. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2022-08-11T14:38:40Z 2022-08-11T14:38:40Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45455 |
url |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45455 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1803673026695266304 |