A importância do(a) profissional de psicologia em escolas públicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Débora Assis de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/60589
Resumo: A presente pesquisa abordou a compreensão da importância de um profissional de psicologia dentro das escolas públicas, de modo entendo a história do desenvolvimento da psicologia escolar no Brasil, bem como o estudo do papel do profissional de psicologia como mediador do processo reflexivo e podendo discorrer sobre as contribuições do psicólogo em trabalho conjunto com a equipe multidisciplinar na escola, junto com os alunos, pais e com a comunidade. Os autores utilizados foram Oliveira (2018), Vygotsky (1991), Santos (2008), Soares (2010) e Dias (2014); a metodologia utilizada foi a de revisão bibliográfica. O resultado da análise demonstrou que o profissional de psicologia é fundamental nas escolas públicas, visando o sucesso no processo de aprendizagem do aluno, novas metodologias junto ao corpo docente, no fortalecimento das políticas públicas inclusivas e na conscientização do aluno quanto a seu papel como cidadão. A conclusão é que o contexto escolar nas escolas públicas carece de um olhar mais humanizado, pois essas instituições são discriminadas e rotuladas de formas negativas pela sociedade no geral.
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