A importância do(a) profissional de psicologia em escolas públicas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/60589 |
Resumo: | A presente pesquisa abordou a compreensão da importância de um profissional de psicologia dentro das escolas públicas, de modo entendo a história do desenvolvimento da psicologia escolar no Brasil, bem como o estudo do papel do profissional de psicologia como mediador do processo reflexivo e podendo discorrer sobre as contribuições do psicólogo em trabalho conjunto com a equipe multidisciplinar na escola, junto com os alunos, pais e com a comunidade. Os autores utilizados foram Oliveira (2018), Vygotsky (1991), Santos (2008), Soares (2010) e Dias (2014); a metodologia utilizada foi a de revisão bibliográfica. O resultado da análise demonstrou que o profissional de psicologia é fundamental nas escolas públicas, visando o sucesso no processo de aprendizagem do aluno, novas metodologias junto ao corpo docente, no fortalecimento das políticas públicas inclusivas e na conscientização do aluno quanto a seu papel como cidadão. A conclusão é que o contexto escolar nas escolas públicas carece de um olhar mais humanizado, pois essas instituições são discriminadas e rotuladas de formas negativas pela sociedade no geral. |
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