A educação inclusiva do aluno surdo na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Aline Barros Cavalcante dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/65628
Resumo: Inserir a LIBRAS na educação infantil pode ser uma tarefa de fácil execução, uma vez que a exigência da formação do professor (intérprete) ocorre, segundo a Lei 10.436/02 e o Decreto 5.626/05 em nível médio para atendimento a educação infantil e aos anos iniciais do ensino fundamental. A educação infantil é a etapa da educação básica voltada para a construção da socialização da criança por meio das interações com seus pares e com o meio social educacional. Portanto, a presente pesquisa tem como metodologia a revisão de literatura, visa abordar teoricamente sobre a importância da LIBRAS na educação infantil para criança surda, de modo a facilitar a promoção da sua identidade enquanto sujeito de direitos. Dentro dessa concepção, surge o questionamento: Quais os desafios e possibilidades para a Educação Inclusiva dos alunos surdos na Educação Infantil? Tendo essa pesquisa o objetivo geral: Compreender a importância da LIBRAS para a construção de uma identidade bilíngue pela criança surda na educação infantil. E os objetivos específicos: Abordar teoricamente sobre a relação entre o desenvolvimento infantil e a importância da LIBRAS para a criança surda na educação infantil; Compreender a Libras como primeira língua da criança surda, desenvolvendo uma educação inclusiva proporcionando à criança surda, construir sua identidade surda e refletir sobre as possibilidades de melhorar as habilidades de atenção das crianças, discriminação visual e a memória espacial da criança surda, por meio de atividades lúdicas que favoreçam a criatividade e imaginação no espaço educacional infantil.
id Krot_1813e80b93cc6f38fcb4c68ba757c28b
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/65628
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling A educação inclusiva do aluno surdo na educação infantilCriançaEducação infantilLIBRASSurdosInserir a LIBRAS na educação infantil pode ser uma tarefa de fácil execução, uma vez que a exigência da formação do professor (intérprete) ocorre, segundo a Lei 10.436/02 e o Decreto 5.626/05 em nível médio para atendimento a educação infantil e aos anos iniciais do ensino fundamental. A educação infantil é a etapa da educação básica voltada para a construção da socialização da criança por meio das interações com seus pares e com o meio social educacional. Portanto, a presente pesquisa tem como metodologia a revisão de literatura, visa abordar teoricamente sobre a importância da LIBRAS na educação infantil para criança surda, de modo a facilitar a promoção da sua identidade enquanto sujeito de direitos. Dentro dessa concepção, surge o questionamento: Quais os desafios e possibilidades para a Educação Inclusiva dos alunos surdos na Educação Infantil? Tendo essa pesquisa o objetivo geral: Compreender a importância da LIBRAS para a construção de uma identidade bilíngue pela criança surda na educação infantil. E os objetivos específicos: Abordar teoricamente sobre a relação entre o desenvolvimento infantil e a importância da LIBRAS para a criança surda na educação infantil; Compreender a Libras como primeira língua da criança surda, desenvolvendo uma educação inclusiva proporcionando à criança surda, construir sua identidade surda e refletir sobre as possibilidades de melhorar as habilidades de atenção das crianças, discriminação visual e a memória espacial da criança surda, por meio de atividades lúdicas que favoreçam a criatividade e imaginação no espaço educacional infantil.2023-11-06T18:45:48Z2023-11-06T18:45:48Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/65628SANTOS, Aline Barros Cavalcante dosporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-06T18:45:48Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/65628Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-11-06T18:45:48falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-11-06T18:45:48Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv A educação inclusiva do aluno surdo na educação infantil
title A educação inclusiva do aluno surdo na educação infantil
spellingShingle A educação inclusiva do aluno surdo na educação infantil
SANTOS, Aline Barros Cavalcante dos
Criança
Educação infantil
LIBRAS
Surdos
title_short A educação inclusiva do aluno surdo na educação infantil
title_full A educação inclusiva do aluno surdo na educação infantil
title_fullStr A educação inclusiva do aluno surdo na educação infantil
title_full_unstemmed A educação inclusiva do aluno surdo na educação infantil
title_sort A educação inclusiva do aluno surdo na educação infantil
author SANTOS, Aline Barros Cavalcante dos
author_facet SANTOS, Aline Barros Cavalcante dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Aline Barros Cavalcante dos
dc.subject.por.fl_str_mv Criança
Educação infantil
LIBRAS
Surdos
topic Criança
Educação infantil
LIBRAS
Surdos
description Inserir a LIBRAS na educação infantil pode ser uma tarefa de fácil execução, uma vez que a exigência da formação do professor (intérprete) ocorre, segundo a Lei 10.436/02 e o Decreto 5.626/05 em nível médio para atendimento a educação infantil e aos anos iniciais do ensino fundamental. A educação infantil é a etapa da educação básica voltada para a construção da socialização da criança por meio das interações com seus pares e com o meio social educacional. Portanto, a presente pesquisa tem como metodologia a revisão de literatura, visa abordar teoricamente sobre a importância da LIBRAS na educação infantil para criança surda, de modo a facilitar a promoção da sua identidade enquanto sujeito de direitos. Dentro dessa concepção, surge o questionamento: Quais os desafios e possibilidades para a Educação Inclusiva dos alunos surdos na Educação Infantil? Tendo essa pesquisa o objetivo geral: Compreender a importância da LIBRAS para a construção de uma identidade bilíngue pela criança surda na educação infantil. E os objetivos específicos: Abordar teoricamente sobre a relação entre o desenvolvimento infantil e a importância da LIBRAS para a criança surda na educação infantil; Compreender a Libras como primeira língua da criança surda, desenvolvendo uma educação inclusiva proporcionando à criança surda, construir sua identidade surda e refletir sobre as possibilidades de melhorar as habilidades de atenção das crianças, discriminação visual e a memória espacial da criança surda, por meio de atividades lúdicas que favoreçam a criatividade e imaginação no espaço educacional infantil.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-11-06T18:45:48Z
2023-11-06T18:45:48Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/65628
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/65628
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803673004574507008