A educação inclusiva do aluno surdo na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/65628 |
Resumo: | Inserir a LIBRAS na educação infantil pode ser uma tarefa de fácil execução, uma vez que a exigência da formação do professor (intérprete) ocorre, segundo a Lei 10.436/02 e o Decreto 5.626/05 em nível médio para atendimento a educação infantil e aos anos iniciais do ensino fundamental. A educação infantil é a etapa da educação básica voltada para a construção da socialização da criança por meio das interações com seus pares e com o meio social educacional. Portanto, a presente pesquisa tem como metodologia a revisão de literatura, visa abordar teoricamente sobre a importância da LIBRAS na educação infantil para criança surda, de modo a facilitar a promoção da sua identidade enquanto sujeito de direitos. Dentro dessa concepção, surge o questionamento: Quais os desafios e possibilidades para a Educação Inclusiva dos alunos surdos na Educação Infantil? Tendo essa pesquisa o objetivo geral: Compreender a importância da LIBRAS para a construção de uma identidade bilíngue pela criança surda na educação infantil. E os objetivos específicos: Abordar teoricamente sobre a relação entre o desenvolvimento infantil e a importância da LIBRAS para a criança surda na educação infantil; Compreender a Libras como primeira língua da criança surda, desenvolvendo uma educação inclusiva proporcionando à criança surda, construir sua identidade surda e refletir sobre as possibilidades de melhorar as habilidades de atenção das crianças, discriminação visual e a memória espacial da criança surda, por meio de atividades lúdicas que favoreçam a criatividade e imaginação no espaço educacional infantil. |
id |
Krot_1813e80b93cc6f38fcb4c68ba757c28b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/65628 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação inclusiva do aluno surdo na educação infantilCriançaEducação infantilLIBRASSurdosInserir a LIBRAS na educação infantil pode ser uma tarefa de fácil execução, uma vez que a exigência da formação do professor (intérprete) ocorre, segundo a Lei 10.436/02 e o Decreto 5.626/05 em nível médio para atendimento a educação infantil e aos anos iniciais do ensino fundamental. A educação infantil é a etapa da educação básica voltada para a construção da socialização da criança por meio das interações com seus pares e com o meio social educacional. Portanto, a presente pesquisa tem como metodologia a revisão de literatura, visa abordar teoricamente sobre a importância da LIBRAS na educação infantil para criança surda, de modo a facilitar a promoção da sua identidade enquanto sujeito de direitos. Dentro dessa concepção, surge o questionamento: Quais os desafios e possibilidades para a Educação Inclusiva dos alunos surdos na Educação Infantil? Tendo essa pesquisa o objetivo geral: Compreender a importância da LIBRAS para a construção de uma identidade bilíngue pela criança surda na educação infantil. E os objetivos específicos: Abordar teoricamente sobre a relação entre o desenvolvimento infantil e a importância da LIBRAS para a criança surda na educação infantil; Compreender a Libras como primeira língua da criança surda, desenvolvendo uma educação inclusiva proporcionando à criança surda, construir sua identidade surda e refletir sobre as possibilidades de melhorar as habilidades de atenção das crianças, discriminação visual e a memória espacial da criança surda, por meio de atividades lúdicas que favoreçam a criatividade e imaginação no espaço educacional infantil.2023-11-06T18:45:48Z2023-11-06T18:45:48Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/65628SANTOS, Aline Barros Cavalcante dosporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-06T18:45:48Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/65628Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-11-06T18:45:48falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-11-06T18:45:48Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação inclusiva do aluno surdo na educação infantil |
title |
A educação inclusiva do aluno surdo na educação infantil |
spellingShingle |
A educação inclusiva do aluno surdo na educação infantil SANTOS, Aline Barros Cavalcante dos Criança Educação infantil LIBRAS Surdos |
title_short |
A educação inclusiva do aluno surdo na educação infantil |
title_full |
A educação inclusiva do aluno surdo na educação infantil |
title_fullStr |
A educação inclusiva do aluno surdo na educação infantil |
title_full_unstemmed |
A educação inclusiva do aluno surdo na educação infantil |
title_sort |
A educação inclusiva do aluno surdo na educação infantil |
author |
SANTOS, Aline Barros Cavalcante dos |
author_facet |
SANTOS, Aline Barros Cavalcante dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANTOS, Aline Barros Cavalcante dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criança Educação infantil LIBRAS Surdos |
topic |
Criança Educação infantil LIBRAS Surdos |
description |
Inserir a LIBRAS na educação infantil pode ser uma tarefa de fácil execução, uma vez que a exigência da formação do professor (intérprete) ocorre, segundo a Lei 10.436/02 e o Decreto 5.626/05 em nível médio para atendimento a educação infantil e aos anos iniciais do ensino fundamental. A educação infantil é a etapa da educação básica voltada para a construção da socialização da criança por meio das interações com seus pares e com o meio social educacional. Portanto, a presente pesquisa tem como metodologia a revisão de literatura, visa abordar teoricamente sobre a importância da LIBRAS na educação infantil para criança surda, de modo a facilitar a promoção da sua identidade enquanto sujeito de direitos. Dentro dessa concepção, surge o questionamento: Quais os desafios e possibilidades para a Educação Inclusiva dos alunos surdos na Educação Infantil? Tendo essa pesquisa o objetivo geral: Compreender a importância da LIBRAS para a construção de uma identidade bilíngue pela criança surda na educação infantil. E os objetivos específicos: Abordar teoricamente sobre a relação entre o desenvolvimento infantil e a importância da LIBRAS para a criança surda na educação infantil; Compreender a Libras como primeira língua da criança surda, desenvolvendo uma educação inclusiva proporcionando à criança surda, construir sua identidade surda e refletir sobre as possibilidades de melhorar as habilidades de atenção das crianças, discriminação visual e a memória espacial da criança surda, por meio de atividades lúdicas que favoreçam a criatividade e imaginação no espaço educacional infantil. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2023-11-06T18:45:48Z 2023-11-06T18:45:48Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/65628 |
url |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/65628 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1803673004574507008 |