Síndrome de down: Suas características e seus obstáculos na educação inclusiva
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/50732 |
Resumo: | A síndrome de down (SD) é uma alteração genética que altera a quantidade de cromossomos 21, ao invés de o indivíduo ter 2 que forma o par ele tem 3 e por isso também é chamado de trissomia cromossômica 21. Essa alteração genética está presente na espécie humana a mais tempo do que se é imaginado, apesar de não terem estudos científicos descrevendo isso há outras comprovações que levam a crer, por exemplo, fosséis encontrados e quadros pintados a muitos anos. Nesse estudo o foco abordado está na inclusão com equidade da pessoa que vive com SD através de estudos bibliográficos, expondo a trajetória da Síndrome e mostrando o preconceito e adoração que ela já vivenciou no decorrer da história da humanidade até os dias atuais, apresenta também aspectos da inclusão e da integração e como a escola e a família auxiliam no desenvolvimento pleno dessas pessoas, assim como demostra o quão essencial se faz a conscientização da sociedade para a inclusão das pessoas com Síndrome de Down conjuntamente com a inclusão de todas as pessoas que vivem com suas próprias singularidades. Para isso, o tipo da pesquisa realizada foi qualitativa, tendo por base a pesquisa bibliográfica, sendo estes os meios pelos quais foram obtidos a fundamentação teórica. Concluindo-se por expressar que o estímulo precoce, o apoio da família e da equipe escolar, assim como a conscientização da sociedade sobre aceitar que as características do ser humano são diversas e incalculáveis, com certeza ajudaria a proporcionar às pessoas com Síndrome de Down a chance de encontrarem seu espaço, ampliando suas oportunidades e melhorando suas qualidades de vida. |
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Nesse estudo o foco abordado está na inclusão com equidade da pessoa que vive com SD através de estudos bibliográficos, expondo a trajetória da Síndrome e mostrando o preconceito e adoração que ela já vivenciou no decorrer da história da humanidade até os dias atuais, apresenta também aspectos da inclusão e da integração e como a escola e a família auxiliam no desenvolvimento pleno dessas pessoas, assim como demostra o quão essencial se faz a conscientização da sociedade para a inclusão das pessoas com Síndrome de Down conjuntamente com a inclusão de todas as pessoas que vivem com suas próprias singularidades. Para isso, o tipo da pesquisa realizada foi qualitativa, tendo por base a pesquisa bibliográfica, sendo estes os meios pelos quais foram obtidos a fundamentação teórica. 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