Violação de privacidade digital: o direito à privacidade e a tecnologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FARIAS, Thiago Leite Costa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/50446
Resumo: A tecnologia passou nas últimas décadas da imagem de futuro para uma realidade cada vez mais presente. O que se vê nas ruas constantemente são pessoas falando ao telefone, enviando mensagens, tirando fotos, ou até assistindo a filmes, de uma maneira tão natural como qualquer outra atividade do ser humano. Essa facilidade, no entanto, também se tornou uma porta aberta para os chamados crimes virtuais, sem que a legislação brasileira esteja completamente pronta e adaptada a esta nova realidade. O presente trabalho traz as nuances sobre o tema de crimes virtuais, dando enfoque especial à corrida paralela da legislação para alcançar a evolução da tecnologia. A questão problema analisada busca investigar quais os procedimentos legais para impedir a violação de privacidade digital, através do objetivo geral de analisar, sob a luz do Direito, quais as proteções à privacidade da pessoa humana. Para compor os capítulos partiu-se dos objetivos específicos, sendo que no primeiro capitulo buscou-se analisar as mudanças na sociedade aliadas à tecnologia que possibilitaram a problemática da violação de privacidade digital; no segundo capitulo buscou-se compreender o conceito de privacidade e intimidade, assim como os dispositivos que os protegem; e no terceiro capitulo buscou-se explorar os instrumentos legais que classificam tais violações como crimes virtuais. Embora a velocidade da tecnologia e do Direito ainda seja um verdadeiro abismo, o ordenamento já conta com matérias específicas, além de complementos no Código Penal, tipificando os crimes virtuais.
id Krot_1bbe93a3f255990dc34c222f21c9dad0
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/50446
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Violação de privacidade digital: o direito à privacidade e a tecnologiaCrimes virtuaisCrimes cibernéticosViolação da privacidadeDireito à privacidadeDireito à intimidadeA tecnologia passou nas últimas décadas da imagem de futuro para uma realidade cada vez mais presente. O que se vê nas ruas constantemente são pessoas falando ao telefone, enviando mensagens, tirando fotos, ou até assistindo a filmes, de uma maneira tão natural como qualquer outra atividade do ser humano. Essa facilidade, no entanto, também se tornou uma porta aberta para os chamados crimes virtuais, sem que a legislação brasileira esteja completamente pronta e adaptada a esta nova realidade. O presente trabalho traz as nuances sobre o tema de crimes virtuais, dando enfoque especial à corrida paralela da legislação para alcançar a evolução da tecnologia. A questão problema analisada busca investigar quais os procedimentos legais para impedir a violação de privacidade digital, através do objetivo geral de analisar, sob a luz do Direito, quais as proteções à privacidade da pessoa humana. Para compor os capítulos partiu-se dos objetivos específicos, sendo que no primeiro capitulo buscou-se analisar as mudanças na sociedade aliadas à tecnologia que possibilitaram a problemática da violação de privacidade digital; no segundo capitulo buscou-se compreender o conceito de privacidade e intimidade, assim como os dispositivos que os protegem; e no terceiro capitulo buscou-se explorar os instrumentos legais que classificam tais violações como crimes virtuais. Embora a velocidade da tecnologia e do Direito ainda seja um verdadeiro abismo, o ordenamento já conta com matérias específicas, além de complementos no Código Penal, tipificando os crimes virtuais.2023-03-29T13:18:20Z2023-03-29T13:18:20Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/50446FARIAS, Thiago Leite Costaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-29T13:18:20Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/50446Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-03-29T13:18:20falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-03-29T13:18:20Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Violação de privacidade digital: o direito à privacidade e a tecnologia
title Violação de privacidade digital: o direito à privacidade e a tecnologia
spellingShingle Violação de privacidade digital: o direito à privacidade e a tecnologia
FARIAS, Thiago Leite Costa
Crimes virtuais
Crimes cibernéticos
Violação da privacidade
Direito à privacidade
Direito à intimidade
title_short Violação de privacidade digital: o direito à privacidade e a tecnologia
title_full Violação de privacidade digital: o direito à privacidade e a tecnologia
title_fullStr Violação de privacidade digital: o direito à privacidade e a tecnologia
title_full_unstemmed Violação de privacidade digital: o direito à privacidade e a tecnologia
title_sort Violação de privacidade digital: o direito à privacidade e a tecnologia
author FARIAS, Thiago Leite Costa
author_facet FARIAS, Thiago Leite Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv FARIAS, Thiago Leite Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Crimes virtuais
Crimes cibernéticos
Violação da privacidade
Direito à privacidade
Direito à intimidade
topic Crimes virtuais
Crimes cibernéticos
Violação da privacidade
Direito à privacidade
Direito à intimidade
description A tecnologia passou nas últimas décadas da imagem de futuro para uma realidade cada vez mais presente. O que se vê nas ruas constantemente são pessoas falando ao telefone, enviando mensagens, tirando fotos, ou até assistindo a filmes, de uma maneira tão natural como qualquer outra atividade do ser humano. Essa facilidade, no entanto, também se tornou uma porta aberta para os chamados crimes virtuais, sem que a legislação brasileira esteja completamente pronta e adaptada a esta nova realidade. O presente trabalho traz as nuances sobre o tema de crimes virtuais, dando enfoque especial à corrida paralela da legislação para alcançar a evolução da tecnologia. A questão problema analisada busca investigar quais os procedimentos legais para impedir a violação de privacidade digital, através do objetivo geral de analisar, sob a luz do Direito, quais as proteções à privacidade da pessoa humana. Para compor os capítulos partiu-se dos objetivos específicos, sendo que no primeiro capitulo buscou-se analisar as mudanças na sociedade aliadas à tecnologia que possibilitaram a problemática da violação de privacidade digital; no segundo capitulo buscou-se compreender o conceito de privacidade e intimidade, assim como os dispositivos que os protegem; e no terceiro capitulo buscou-se explorar os instrumentos legais que classificam tais violações como crimes virtuais. Embora a velocidade da tecnologia e do Direito ainda seja um verdadeiro abismo, o ordenamento já conta com matérias específicas, além de complementos no Código Penal, tipificando os crimes virtuais.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-03-29T13:18:20Z
2023-03-29T13:18:20Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/50446
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/50446
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672940837863424